TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de Resenha

Por:   •  10/5/2017  •  Resenha  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 3

MACHADO, Andréa C.; ALMEIDA, Maria A. Parceria no contexto escolar: uma experiência de ensino colaborativo para educação inclusiva. REVISTA PSICOPEDAGÓGICA, v 27, nº 84, p. 344-351, 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v27n84. Acesso em: 07 nov. 2013.

Andréa Carla Machado, psicopedagoga, mestra e doutoranda em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos e pela University of Georgia (EUA). Atualmente é pesquisadora no laboratório do Departamento de Psiquiatria e Psicologia da Faculdade de Medicina de Rio Preto (FUNFARME/ FAMERP). Maria Amélia Almeida, PhD em Educação Especial pela Vanderbilt University (EUA) e pós-doutora em Educação Especial pela University of Georgia (EUA). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de São Carlos, membro do corpo editorial do Journal of International Special Education e da Revista Brasileira de Educação Especial ABPEE e vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores na área de Educação Especial.

O artigo “Parceria no contexto escolar: uma experiência de ensino colaborativo para educação inclusiva” consiste num relato de uma experiência profissional, com o objetivo de avaliar o efeito de uma prática relacionada à leitura em alunos participantes de um processo de educação inclusiva, por meio de livros de histórias infantis, implementadas no cotidiano da sala de aula, tomando como referência o ensino colaborativo.  Para alcança-lo, Machado e Almeida destaca a importância do processo de ensinar, considerando como “arte”, porque envolve aprendizagem continua e envolvimento pessoal no processo de construção permanente de conhecimentos e experiências educacionais. Com o advento de inclusão, intensificou-se a ideia que todos os estudantes devem ser escolarizados numa mesma sala de aula com professores trabalhando colaborativamente, contribuindo para melhorar o aprendizado desses alunos.

Consequentemente, Machado e Almeida nos apresentam o ensino colaborativo que consiste na atuação de dois ou mais profissionais dando instruções em um mesmo espaço, favorecendo a inclusão escolar, criando opções para aprender e prover apoio a todos os estudantes do ensino regular, combinando as habilidades do professor comum com do especialista, tornando as escolas inclusivas. Esse estudo focaliza a leitura como processo de socialização e como um viés para o desenvolvimento de um espaço colaborativo, por isso as pesquisadoras se apropriaram da “roda de leitura” para desenvolver a pesquisa e verificar os resultados obtidos nela. Vale ressaltar que a pesquisa foi realizada em uma escola pública de um município pequeno, em uma turma da 3ª série do Ensino Fundamental (4º ano). Nessa turma foi escolhida uma aluna, especifica, com nove anos de idade, apresentando necessidades educacionais especiais.

O processo de observação teve como premissa a colaboração-intervenção e foi dividido em duas etapas. A primeira constitui no contato e na elaboração do roteiro em conjunto com a professora da turma. A segunda etapa se caracterizou como o momento em que se iniciaram os encontros na sala de aula e o ensino colaborativo. Os dados foram coletados por meio do diário de campo e do diário reflexivo. O diário de campo ficou na responsabilidade da pesquisadora que anotava as atitudes, dúvidas e dificuldades encontradas no transcorrer das aulas. Já o diário reflexivo ficou na responsabilidade da professora que descrevia a trajetória das aulas, as práticas utilizadas, o desempenho dos seus alunos e as impressões referentes ao seu desempenho durante as aulas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (87.9 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com