TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR

Por:   •  17/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.593 Palavras (23 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]

LICENCIAURA EM LETRAS PORTUGUÊS-INGLÊS

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE TRABALHO – APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR

SINARA DE MENEZES DE AMORIM

RA: 1617545

POLO COSMÓPOLIS

2017

PROJETO DE TRABALHO - APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR

 

Trabalho apresentado à Universidade

Paulista – UNIP INTERATIVA,

Referente ao curso de graduação em

Licenciatura Português-Inglês com uma dos

Requisitos para a avaliação na disciplina de cunho prático

Prática de Ensino: Observação e Projeto.

POLO DE COSMÓPOLIS

2017

 

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO ............................................................................................. 04

  1. OBJETIVOS .................................................................................................. 05
  1. Objetivos Gerais ......................................................................................... 05
  2. Objetivos Específicos .............................................................................. 05-09
  1. DESENVOLVIMENTO ............................................................................... 09
  1. Revisão Bibliográfica ......................................................................... 10-13
  2. Procedimentos Metodológicos .......................................................... 13-18
  1. AVALIAÇÃO E RESUSTADOS ESPERADOS ...................................... 19
  2. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ...................................................... 20
  1. INTRODUÇÃO

Tanto a bibliografia pertinente, como cursos e palestras sobre este tema são muito procurados pelos professores, seja pelos que estão conscientes da necessidade de mudar sua prática, seja por aqueles que trabalham em escolas que estão adotando os Projetos de Trabalho como uma forma de inovação nas aulas práticas.

Falamos de em inovação quando, na verdade, os Projetos de Trabalho já foram utilizados como forma de integração do currículo escolar dos alunos, no final do século XIX e início do século XX, nos Estados Unidos, tendo como mentor o filósofo John Dewey e logo seu discípulo Kilpatrick, que foi quem deu tratamento pedagógico as ideias de Dewey, em 1919. Sugeriam alternativas baseadas na integração de conhecimentos, na importância de levar em conta o mundo fora da escola e a realidade dos alunos, na capacidade de desenvolver atividades comandadas por seus tutores em ambientes cotidianos, como praças, ginásios e museus como campos de pesquisas e realizações.

Os projetos de trabalho, no momento atual, estão se constituindo em assunto de interesse dos professores - alunos, como possível forma de inovação da prática pedagógica. Porém, é importante que os professores que pretendem utilizar os projetos de trabalho em ambientes não escolar saibam não somente o como trabalhar, mas, também, o porquê trabalhar com esses projetos.

 O mais importante é que os professores de um novo significado a sua prática, levando em conta novas concepções em relação as possibilidades de aprendizagem de todos os alunos de uma forma contextualizada, assim como a necessidade de trabalhar um currículo integrado, articulado a realidade dos alunos, permitindo-lhes o aprender a aprender.

O trabalho com projetos em ambientes não escolar, ao focalizar temas que ultrapassam as fronteiras dos portões das escolas, avançando para informações extraescolares, afim de responder aos problemas postos, oportuniza aos alunos um trabalho de busca de informações em diferentes fontes, de acordo com seus conhecimentos prévios, com a natureza do que está sendo estudado e com seu estilo próprio de aprendizagem.

Neste texto, procuraremos analisar os projetos como uma das situações didáticas que mais favorece a globalização do conhecimento pelo sujeito que aprende, levando em consideração três matérias: Letras (Inglês), Biologia e Educação Física, tendo uma Praça como ambiente a ser considerado.

  1. OBJETIVOS
  1. Objetivos Gerais

Para cada disciplina considerada, vamos ter como principal objetivo ensinar os alunos em forma conjunta e em equipe como agir na prática, como fazer uma pesquisa de campo, contendo exemplos de materiais biológicos, sentir o cheiro, a textura, a viscosidade, ver o elemento em seu estado natural encontrado na natureza, como a entropia trabalha ao longo do tempo e acaba fazendo as matérias de definharem,   como realizar atividades que englobam o trabalho em equipe como competições, obstáculos, treinamento físico/corporal e também funcionamento do cérebro em altas atividades com gatilhos de memórias onde os alunos por um movimento ou objeto visto lembram do que é necessário na hora exata pedida,

  1. Objetivos Específicos –

Letras (Inglês)

Sendo o principal idioma falado em toda a terra por diversos povos e nações a aprendizagem do inglês de tornou de máxima importância para toda a população habitante em nosso planeta. O inglês é a língua mais usada no mundo dos negócios. Para tentar um emprego no exterior ou em uma multinacional no Brasil, ter o inglês fluente é pré-requisito para a maioria das vagas. Mesmo quando falar inglês não é um requisito, ter conhecimentos do idioma conta muito a seu favor, já que é a língua mais falada internacionalmente. Sem contar que a grande parte do vocabulário de gadgets, softwares e da internet estão em inglês e nem sempre traduzidos (na maioria das vezes, nós inclusive adotamos a palavra em inglês no português). A sala de aula ao ar livre permite a experiência em primeira mão com a natureza, além de ser propício ao desenvolvimento de habilidades e conhecimento aplicáveis ao mundo real, “encorajando os estudantes a abrirem os olhos, a mente e o coração para serem direcionados a uma existência mais natural e sustentável”(LEGAN,2009). Tendo os seguintes específicos objetivos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.1 Kb)   pdf (935.9 Kb)   docx (894.8 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com