TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENTRELAÇAMENTO DA EDUCAÇÃO COM O MUNDO VIRTUAL: As redes sociais ganhando o mundo educacional

Por:   •  3/7/2017  •  Artigo  •  4.259 Palavras (18 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 18

O ENTRELAÇAMENTO DA EDUCAÇÃO COM O MUNDO VIRTUAL: as redes sociais ganhando o mundo educacional

Layane Cassemiro Lino

layane.lino@gmail.com

Resumo: O presente trabalho tem por objetivo tecer considerações a respeito do uso de recursos tecnológicos dentro do âmbito educacional, focando no uso das redes sociais por toda a comunidade escolar, estudando os pontos positivos e negativos deste uso. Visando os meios textuais que a Web concede ao seu usuário, com leituras e o compartilhamento de hipertextos, interligar a rede de relacionamento com esta produção para utilização de meios didáticos encontra-se um real significado no uso das redes sociais para educação.  

Palavras-chave: Redes sociais. Educação. Hipertextos. Recursos.

Abstract:

INTRODUÇÃO

Nas sociedades tecnológicas, o domínio da leitura e da escrita adquire status privilegiado, uma vez que possibilita plena participação social. Logo, precisamos da leitura para ser cidadão, fazer-se ouvir, ter ideias, escrever bem, enfim, viver com dignidade em uma sociedade na qual a leitura é considerada a porta de entrada para a cidadania. É por meio da leitura (no seu sentido mais amplo) que o homem tem acesso à informação, defende seus pontos de vista e partilha dos bens culturais que esse tipo de sociedade considera como legítimos, podendo exercer, assim, sua cidadania. Logo, é fundamental que nós, cidadãos de uma sociedade tecnológica e letrada, incorporemos as práticas de letramento (práticas de leitura e escrita) em nosso cotidiano, nas mais diversas vivências sociais.

.O alargamento do meio tecnológico vem exercendo um valioso impacto no modo de produção da sociedade. A tecnologia trouxe consigo o computador, uma importante ferramenta de trabalho, onde possibilita o homem  a colaborar para o acréscimo da produtividade, redução de custos e melhoria da qualidade de vida. Contingentes campos da economia já estão informatizados, entre eles os setores industriais, o âmbito das pesquisas científicas, área da educação, o sistema financeiro e as comunicações sociais. Há determinados anos, as redes sociais vêm sendo consideradas o futuro da Internet, na atualidade elas representam uma extensa capacidade comunicação e conexão social, possibilitando um fluxo de informações com uma grande escala de crescimento. Estas informações estão distribuídas em múltiplos assuntos, como: notícias, curiosidades, dicas do cotidiano e também o dia a dia dos usuários e celebridades.

Com a evolução da tecnologia, a Internet já está acessível em aparelhos de bolso, acrescentando uma maior agilidade no andamento da informação. Assim, portanto, aumentando a velocidade de transmissão de dados, maior é o volume de informações nas redes sociais. Porém, é preciso  que os usuários sejam educados, para que possam fazer uso adequado e seguro  dos conteúdos, das informações recebidas, dirigindo o uso das redes sociais de forma ética e responsável. Obtida uma filtragem coesa e segura, a interação entre os meios de comunicações, educadores e educandos torna-se mais produtiva e efetiva na seleção das informações relevantes e irrelevantes ao aprendizado e ao convívio social.

As redes sociais possibilitam o uso de novas estratégias e ferramentas para amparar a aprendizagem, proporcionando possibilidades inovadoras para o processo ensino-aprendizagem. Segundo Silva e Cogo (2007), essas tecnologias estão transformando as maneiras de ensinar e aprender, oferecendo maior versatilidade, interatividade e flexibilidade de tempo e de espaço no processo educacional.

Visando que às diferentes modalidades de comunicação que estão se situando na atual sociedade comunicativa e informatizada por meio de aparatos tecnológicos e ferramentas tecnológicas, vê-se que, as redes sociais estão num processo de expansão contínuo, principalmente aquelas que focam em relacionamentos via WEB (Facebook, Twitter, Whatsaap etc.) A internet hoje passou a ser um dos meios mais utilizados por jovens para se comunicar e obter acesso à informação; por oferecer uma gama muito extensa de fontes de dados e de forma mais rápida, atualizada e acessível ao usuário do que a maioria dos livros e outros materiais impressos, os quais nem sempre acompanham o ritmo das informações da forma que esse público deseja, ou seja, da forma a mais imediata, atualizada e acessível possível.

O hipertexto designa um processo de escrita e leitura não unidimensional e não hierarquizada onde permite o acesso ilimitado a outros textos de forma instantânea. O hipertexto propõe um rico beneficio a leitura em função de seu atributo não linear e não hierarquizado, que entra em ressonância com o sistema cognitivo humano. Uma palavra pode nos remeter a uma série de pensamentos, assim como ocorre ao clicar com o mouse sobre um link. Procuramos inicialmente mostrar qual é base do hipertexto, sua origem e como se caracteriza. Também analisamos essa nova forma de escrita e comunicação sob o ponto de vista da hipertextualidade, da estrutura em rede.

O ciberespaço se configura como uma infinidade de leituras possíveis. Sendo assim, buscamos elucidar tópicos como as revoluções que ele nos apresenta; o que muda na leitura do hipertexto; como lemos um texto impresso e um hipertexto; e qual o caminho que percorremos em sua leitura. A popularização do hipertexto, através da Internet, permite que, diariamente, as pessoas acessem sites para ler alguma coisa. Por isso, precisamos compreender melhor essas práticas não lineares, suas aplicações e a influência em nosso modo de ler e entender o mundo.

Os recursos oferecidos pelo Facebook, além de outras redes sociais de menor expressão podem auxiliar na educação e na transmissão de conhecimento através do contato entre pessoas de diferentes níveis sociais, culturais, políticos, econômicos e educacionais. Os professores podem diminuir dúvidas de alunos a qualquer hora, de qualquer lugar, promover atividades em grupo para aumentar a interação entre os alunos e compartilhar conhecimentos e experiências.

  1. GÊNEROS TEXTUAIS E GÊNEROS DIGITAIS: DIFERENTES CULTIVOS DE COMUNICAÇÕES

Partilha-se de informação comunicativa linguisticamente por meio de textos, onde se apresentam em duas modalidades a escrita ou a oral. O estilo como usamos a linguagem é determinada pela circunstância de comunicação. Sendo assim, interagimos através de textos que assumem as mais variáveis formas, de acordo com as situações comunicativas (KOCH e ELIAS, 2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)   pdf (182.5 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com