TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Magisterio

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.238 Palavras (5 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

O presente relatório é resultante da pesquisa realizada para a disciplina de pesquisa e pratica profissional – materiais didáticos, da unidade temática de aprendizagem: educação ciência e tecnologia, que teve como objetivo compreender a atuação profissional pela analise da pratica para, ao explicitá-la, com o apoio do referencial teórico, elaborar proposições de intervenção quanto a utilização de materiais didáticos usados em diferentes disciplinas a fim de contribuir no processo e a aprendizagem dos alunos. A utilização destes recursos não é recente, atravessa séculos e  foi defendida por diversos pesquisadoras como Comenius (1657)  Pestalazzi e Fraëbel, educadores dos séculos XVIII e XIX, eram defensores da utilização de uma ampla, atividade com alunos. Montessori (1879 – 1952)

Como procedimento  metodológico foi adotada a pesquisa de campo, uma vez que pare Justino (2011) pag. 26 é possível perceber o vinculo entre pesquisador e o meio pesquisando, o meio em que o pesquisador está inserido é a fonte de dados. Dessa forma será possível verificar e comparar a teoria com a realidade delineando assim conceitos que poderão  servir como modelo.

Visando a realização dessa pesquisa foram seguidos os seguintes passos. A primeira etapa constitui-se em definir o campo de pesquisa. Optou-se em realizar a investigação em uma escola privada, localizada em área central, na cidade de Sul do Rio Grande do Sul.

Em seguida, foram realizados entrevistas com 5 professores e com 2 pedagogas para obter levantamentos de dados relacionados a pratica diária com o estudo realizados e fazendo a interação entre os praticantes e o pesquisador.

Esta pesquisa foi um instrumento enriquecedor e consequentemente refletirá no processo ensino aprendizagem auxiliando descobrir diferentes recursos e materiais  a serem utilizados como motivadores  da aprendizagem, incentivando a busca de novos conhecimentos e propiciando o contato do futuro professor com a realidade educacional.

MATERIAL DIDATICO – TEORIA E PRATICA

A educação verdadeira significa mais do que avançar em certo curso de estudos está inserida num contexto mais amplo, no qual existem vários envolvimentos. É muito mais do que preparação para a vida presente e tem em vista o ser todo, durante toda a vida, é o desenvolvimento harmonioso das faculdades físicas, intelectuais e espirituais. O estimulo do ensino está na formação integral do estudante. Aqui estão inseridos os contextos políticos, econômicos e sociais que influenciam a forma de organização da educação. A educação, o ensino e a aprendizagem são processos que acontecem com o individuo em decorrências da influencias do meio onde está inserido ( Justino – 2011, pag. 15) tanto ensino quanto educação fazem parte da mesma realidade, mas se referem a dimensões diferentes. Podemos dizer que a educação é um campo amplo do conhecimento, em que o ensino está inserido para que aconteça a aprendizagem.

A pesquisa é a necessidade do ser humano em buscar respostas, soluções para determinadas inquietações, perguntas, dúvidas sobre determinados assuntos, levantando-o a realizar investigações que possam responder suas duvidas e aprofundar seus conhecimentos. A pesquisa é importante em qualquer área do conhecimento, uma vez que por meio dela o pesquisador entra em contato com a realidade, beneficiando sua pratica profissional.

A pesquisa nos próxima da nossa realidade e, dessa forma, vivenciamos situações que servirão como experiências para nossa formação profissional. ( Justino – 2011, pag. 28)

A pesquisa e defendida pelos especialistas como principio da formação docente, pois ela possibilita a transformação dos saberes na busca de melhorias para a prática educacional. Ela é utilizada como um método para que o professor possa investigar diferentes assuntos relacionados ao contexto educacional. Tais investigações vão além de simples pesquisas, mas podem contribuir muito para o processo de ensino, aprendizagem (Justino – 2011, pag. 47)

citação

- A pesquisa pode tornar o sujeito-professor capaz de refletir  sobre sua prática profissional e de buscar formas ( conhecimentos, habilidades, atitudes, relações ) que o ajudem a aperfeiçoar  cada vez mais seu trabalho docente, de modo que possa participar efetivamente do processo de emancipação das pessoas. Ao utilizar ferramentas que lhe possibilitem uma leitura crítica da prática docente e a identificação de caminhos para superação de suas dificuldades, o professor se sentirá menos dependente do poder sociopolítico e econômico e mais livre para tomar decisões próprias. Citação ( André – 2006, pag. 221 )

A nossa realidade educacional solicita que o processo educativo seja repensado e que se busquem novos caminhos para construção de conhecimentos que poderão inovar a prática pedagógica. É preciso uma mobilização para o conhecimento, tendo-se em vista que esse processo, por parte dos educandos, é dirigido pelo educador. A utilização de recursos como modelos  e materiais didáticos para ilustração de aula não é recente. Comenius, em sua Didactica magra,apresentada em 1657, indicava a utilização de diferentes recursos materiais para desenvolver uma melhor aprendizagem. Segundo Dewey (1959), o que se espera em termos de desempenho do aprendizado nas atividades do educando   é a integração dos seus propósitos no aprendizado com os interesses pessoais. Alguns educadores, como Maria Montessori e Ovide Decroly, tiveram como inspiração as ideias de Dewey e criaram vários jogos e materiais didáticos, cujo objetivo era melhorar o ensino. Desde então, foram desenvolvidos muitos materiais didáticos com esse objetivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com