TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO DE LEITURA

Por:   •  12/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.644 Palavras (15 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 15
  1. INTRODUÇÃO

A Leitura é um ato de troca entre o individuo e o livro, ou seja, é a porta para a descoberta de novos conhecimentos, desde a infância o homem já desenvolve a sua mente, devido à leitura, e assim se torna algo crucial para a sua aprendizagem. É através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário e obter conhecimento.

O incentivo da leitura faz com o ser humano se envolva no mundo das letras, no entanto, o individuo antes de ser alfabetizado, ele é capaz de fazer a leitura do mundo, através, das imagens, siglas, códigos e entre outras formas de expressões.

Através da leitura pode-se viajar no mundo da imaginação, da fantasia, das aventuras de personagens, da ação, da emoção de cada livro. É na infância que as crianças têm curiosidades e a atenção voltada para o visual, apreciam imagem fazendo assim uma ligação com a escrita. Ao manusear o livro o aluno se envolve de uma maneira fantástica, fazendo a leitura de imagens, que é uma grande aliada à sedução da leitura.

Sendo assim, o trabalho desenvolvido procura-se evidenciar a importância do incentivo da leitura na educação infantil, pois se sabe que é nessa fase que a criança tem uma grande habilidade. É através da literatura infantil que a criança possibilitar a emancipação da formação de cidadãos críticos em meio à sociedade.

A leitura infantil é um dos fatores básicos para a criança buscar a sua realização como pessoa, de maneira que o hábito da leitura seja estimulado desde cedo pelos pais e assim contribuindo em sua formação sob todos os aspectos. Ela é um meio de comunicação e modalidade da leitura, também é um dos mais eficientes mecanismos de recreação e lazer, servindo como um método prático de terapia educacional.

A literatura desempenha papel fundamental na vida da criança, não apenas pelo seu conteúdo recreativo que desempenha, mas também pela riqueza de motivações, sugestões e de recursos que oferece ao seu desenvolvimento.    

1.1 PROBLEMA

O que se percebe hoje é uma grande dificuldade de se trabalhar a pratica da leitura nas escolas, é um desafio proposto pelos educadores, pois sabemos a importância da leitura na nossa vida. A literatura desempenha papel fundamental na vida da criança, não apenas pelo seu conteúdo recreativo que desempenha, mas também pela riqueza de motivações, sugestões e de recursos que oferece ao seu desenvolvimento.  

Entretanto a problemática da pesquisa será mostrar que essa importância de formar leitores não desenvolva apenas como um hábito de ler compulsivamente, mas fazer dessa leitura um meio de transformação pessoal e social, onde ler seja um ato de liberdade e assim permita ao leitor a descoberta de um novo mundo.

  • Qual a contribuição da literatura infantil para o desenvolvimento da leitura dos alunos na Escola?
  • A literatura infantil tem uma função social na vida dessas crianças?

1.2 JUSTIFICATIVA

Diante das dificuldades de interpretação de textos e o pouco hábito de ler, vista nas experiências como educadora, que se despertou o interesse para desenvolver a pesquisa, com a finalidade de mostrar a importância do incentivo da leitura através da literatura infantil. Possibilitando assim a emancipação da criança e a formação de cidadãos críticos em meio à sociedade.

O motivo de escolher o tema foi pelo fato de perceber a necessidade de trabalhar mais o incentivo da leitura na educação infantil. Para a criança gostar de ler, a leitura deve ter um significado para ela, os pais, juntamente com o educador, podem motivar as crianças à leitura, para isso é necessário ter nas salas de aula a leitura diversificada e criativa, para que as crianças se interessem.

A criança não pode se sentir pressionada a aprender ou a gostar da leitura, o espaço escolar deve mostrar a ela que ler é prazeroso e importante para o conhecimento. O educador é de fundamental importância, pois ao mesmo tempo em que ele ensina, também participa na educação da criança, tendo como função formar cidadãos críticos.

1.3 OBJETIVO

 1.3/1-OBJETIVO GERAL

  • Compreender o potencial da aprendizagem da leitura, através da literatura infantil como forma de possibilitar a emancipação da criança e formação de cidadãos críticos.

       1.3/2 - OBJETIVOS ESPECIFICOS

  • Verificar o potencial da leitura enquanto fator de cidadania;

  • Saber se as crianças despertaram o desejo de ler ou contar histórias às outras;
  • Identificar o potencial da literatura para propiciar a reflexão e o questionamento, através da pratica da leitura.
  1. MARCO TÉORICO

A leitura é a porta para a descoberta de novos conhecimentos, desde a infância o homem já desenvolve a sua mente, devido à leitura, e assim se torna algo crucial para a aprendizagem do ser humano, é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento.  Ler não significa identificar as palavras, mas fazê-lo ter  sentido, compreender, interpretar, relacionar e reter o que for relevante. Seguindo essa linha de pensamento destacaremos o conceito de leitura baseado no dicionário Aurélio.

Leitura, em Aurélio é: “Leitura. S.F.1. ato ou efeito de ler; 2. Arte ou hábito de ler; 3.aquilo que se lê; 4. O que se lê, considerado em conjunto. 5. Arte de decifrar e fixar um texto de um autor, segundo determinado critério”. (AURÉLIO, 1988, p-390).

O ato de ler é de suma importância para o aprendizado, pois este é adquirido através de métodos e técnicas bem estruturadas que levam o leitor ao conhecimento científico e a possibilidade de reflexão. A aprendizagem da leitura não deve ser compreendida como uma aquisição mecânica, pois desta forma torna-se indesejável.

Segundo ZILBERMAN (1985, p-13), a partir do final do século XVII e durante o XVIII é que se produziram os primeiros livros de Literatura Infantil, antes disso não existia a atual concepção de “infância”. Nas famílias não existiam laços afetivos, as crianças eram tratadas como adultos em miniaturas, sua infância deveria ser curta, a sua educação era disciplinadora e punitiva, compartilhavam os mesmos eventos com os adultos, mas sem muita aproximação.

Durante a leitura descobrimos um mundo novo, cheio de coisas desconhecidas, o hábito de ler deve ser estimulado na infância, para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso, assim com certeza ele será um adulto culto. É nesse período de construção do pensamento que se deve ter um bom alicerce, é nas séries iniciais que o professor deve motivar e incentivar a pratica da leitura na sala de aula para que os alunos possam evoluir seus pensamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (154 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com