TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Professor Reflexivo

Por:   •  10/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  879 Palavras (4 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 4

Professor Reflexivo

  • SISTEMATIZAÇÃO

Sistematizar é abrir-se para a negociação cultural com o outro. Há negociação cultural onde houver espaço e condições para que as razões de todos sejam postas e devidamente argumentadas. Trata-se, portanto, de um diálogo devidamente argumentado para a construção de unidades de sentido e rumos a serem seguidos conjuntamente” (Claudino Veronese).

O Professor Reflexivo busca aplicar sobre a educação e também o meio em que a aplica a ponderação, isto ocorre por meio da pratica em sala de aula. Esta prática por sua vez, deve-se aprimorar não somente em níveis de benefício próprio, mas também todos que compõe a comunidade escolar.

Além disso, é necessário para que este método se torne eficaz que haja uma interação entre o indivíduo professor e o indivíduo discente. Assim, o professor não deve apenas se restringir em aplicar o conteúdo que provem de uma determinada grade curricular, e sim, adequar além de todas essas teorias necessárias em sala de aula a realidade que ali se tem, ou seja, usando métodos de experimentação, flexibilizando-se pôr fim a suprir a necessidade de seus educandos. A rotina escolar não deve ser imposta quando se trata de uma reflexão, ela deve ser revisada a cada situação que desafie ou coloque o professor fora de sua zona de conforto. Contudo, o professor quando opta pelo método reflexivo deve saber sobretudo quem é e quais são as ações pela qual atua, sempre traçando objetivos a serem alcançados.

Vale ressaltar que, quando um professor aplica o método reflexivo em sala de aula, expandindo todos os seus objetivos e alcançando-os com êxito, este por sua vez acaba também exercitando em seus educandos a ação crítica-reflexiva, forma indivíduos pensadores, críticos e também influenciadores de seu meio.

A partir disto, deve-se haver uma inspeção sobre a prática desta metodologia reflexiva. Nunca deve estagnar após atingir um de seus objetivos em sala de aula e sim sempre buscar traçar novas metas a serem alcançadas, por meio da constante melhora em sua pratica e dinâmica em sala de aula.

Infelizmente, em nosso quadro atual da educação brasileira a falta da aplicação da reflexão por parte dos professores em suas aulas derivada por diversos fatores, tais como: salário baixo, o desrespeito em sala, a precariedade material e física para a aplicação de seu trabalho, a falta do plano de carreira; desmotiva-os em quebrar a rotina e faz com que apliquem seu trabalho de forma automática, consequentemente, desmotivando os alunos também. Por outro lado, há uma minoria que busca reconhecer todas as dificuldades que cercam o cenário da educação e lutam contra estes obstáculos, assim honrando a escolha de seu oficio e combatendo a piora desta realidade. Este fato, é uma questão que deve ser abordada desde a formação de docentes para que caso não haja a vontade em ser uma das bases para mudar esse ciclo vicioso de desmotivação, abandone a carreira e não aumente os índices de profissionais que seguem apenas de forma intuitiva.

Portanto, em toda formação docente e também após a respectiva formação, o profissional deve sempre ter três conceitos aliados em sua carreira: FAZER PEDAGÓGICO (PRÁTICA- TEORIA E REFLEXÃO). A Prática consiste na ação concreta de todos os métodos sobre o meio escolar por meio da Teoria, que é a sistematização dos critérios lógicos que devem ser aplicados em sala de aula mas que devem ser flexibilizados e adequados em sua realidade com a Reflexão que consiste nas mudanças que o homem provoca em seu meio.

  • PROBLEMATIZAÇÃO

 Sabe-se que desde criança já nascemos com a capacidade de questionar a realidade a nossa volta, algo que nos leva também a procurar por explicações e gerar hipóteses, contrastando com o que nos explica. O grande problema é o impedimento do desenvolvimento dessa habilidade natural, somos muitas vezes “podados” e impedidos de exercer nossa criatividade e criticidade. Desta forma, quando desde criança chegamos na adolescência já não nos sentimos estimulados a aprender, já não vemos sentido em estudar, pois tudo o que os professores fazem é impor , muitas das vezes,“conhecimentos” e por sua vez, não encontramos sentido naquilo pois não somos incentivados a contradizer, criticizar e construir nossos próprios conhecimentos enfrentando os problemas que nos levem a relacionar diferentes fenômenos à realidade sócio-econômica, cultural, política e tudo o que temos ao nosso redor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (96.3 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com