TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Professore reflexivo

Por:   •  3/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  655 Palavras (3 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 3

Amanda Araújo Sales

  1. Discuta as características da formação docente reflexiva

Sabemos que a reflexão é uma capacidade inata do ser humano, desde os filósofos pré-socráticos o ser humano utiliza a reflexão para tentar resolver problemas ou para entender fenômenos da natureza e acontecimentos do dia-a-dia.

Contudo, existem aqueles que, além de utilizar a reflexão no dia-a-dia, estudam e tentam compreender os processos que levam à reflexão. Uma dessas pessoas é o psicólogo e pedagogo norte-americano John Dewey (1859-1952). Dewey (1979) considera o pensamento reflexivo como “a espécie de pensamento que consiste em examinar mentalmente o assunto e dar-lhe consideração séria e consecutiva” (p. 13).  

Além de pesquisar sobre a reflexão, Dewey expandiu suas ideias para dentro de sala de aula. Para Dewey um professor reflexivo deveria ter o espírito aberto para novas opiniões e informações; responsabilidade e cuidado (estudo) ao determinar uma ação; e empenho para ter modificações continuas em suas práticas. Ademais, um professor com a formação reflexiva deve instigar seus alunos, problematizar, argumentar e criar hipóteses que possibilitem o aluno compreender e formular uma solução esse processo é descrito por Dewey em vários pontos de sua pesquisa.

Desenvolvendo ideias a partir de Dewey, temos Donald Schön. Ele acreditava que a reflexão deve estar ligada com a ação, portanto, é característica da formação docente reflexiva a curiosidade (tanto do aluno como do professor), o ensino por ações práticas (learn by doing), feedbacks e pensamentos baseado em pesquisas.

  1. Justifique a formação de professores reflexivos

“[..] constata  Schon, os aprendentes são iniciados  por um prático, um profissional e sob a sua orientação, aprendem a fazer fazendo e refletindo sobre os problemas, vendo os sob diferentes pontos de vista, construindo soluções para cada caso, verificando a validade das soluções construídas.”

Caso a formação do professor for falha ou voltada para o ensino tradicional, será muito mais difícil que o professor tenha uma docência baseada na reflexão como a citação coloca. Sendo assim, as universidades devem repensar a formação dos seus licenciados, já que muitas vezes vemos um recém formado repetir o mesmo formato de aula que teve.

Como Schon identificou, uma possível estratégia de formação são:

  1. Experimentação em conjunto (join experimentation): Tanto aluno como professores aprendem juntos
  2. Demonstração acompanhada de reflexão (follow me): professor explica por exemplos e aluno “copia” o professor, até o ponto em que ele se desenvolve sozinho.
  3. Experiência e análise de situações homológicas (play in a hall of mirrors): situação de aprendizagem ocorre em paralelo com a da prática profissional (vice-versa)

Corroborando com isso, Dewey diz que “ninguém é capaz de pensar em alguma coisa sem experiência sobre ela”, desse modo, os professores que não possuem a formação de professores reflexivos não estarão plenamente preparados para formarem alunos reflexivos, já que em sua formação, não passaram por esses processos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (68 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com