TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Leitura de Narrativas

Por:   •  27/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.037 Palavras (9 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 9

TRÍCIA ACOSTA ALBUQUERQUE

        Projeto de Leitura de Narrativas

Avaliação feita pela Universidade de Caxias do Sul, para verificação parcial do desempenho na disciplina Estudo da narrativa, sob a orientação da Profª. Drª. Lovani Volmer.

CAXIAS DO SUL – RS.

2020

Projeto de Leitura de Narrativas

Título: “LEITURANDO – SALA DE LEITURA”

Público-alvo:                                                                                 Jovens e adultos regularmente matriculados em instituição do Ensino Básico, compreendendo as séries finais do Ensino Fundamental (6º a 9º ano, incluindo a modalidade EJA).

Justificativa:                                                                                                 O dia-a-dia em sala de aula nos revela que os alunos estão perdendo vocabulário, que estão cada vez mais desenvolvendo erros ortográficos, têm dificuldade de compreender e interpretar textos, dificultando o seu auto aprendizado. Percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler, pois aspectos como computadores, celulares, TV, acesso restrito a leitura no núcleo familiar e a falta de incentivo, tem ocasionado pouco interesse pela leitura, e por consequência, dificuldades marcantes que sentimos na escola. Faz-se entanto necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania.                 Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência, podendo então vivenciar experiências que proporcionem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem. Neste sentido, pensamos ser dever da Escola, juntamente com professores e equipe pedagógica propiciar aos nossos educandos momentos que possam despertar neles o gosto pela leitura, o amor ao livro, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. Sabemos que, do hábito da leitura dependem outros elos no processo de educação. Sem ler, o aluno não consegue pesquisar, resumir, resgatar a ideia principal do teto, analisar, criticar, julgar e posicionar-se.                                                 Ao desenvolver um trabalho de integração onde o aluno terá a oportunidade de desenvolver suas aptidões e habilidades em que estarão disponíveis diferentes tipos de recursos pedagógicos, visto que o aluno necessita ter condições de interagir com o mundo letrado, dominando a língua oral e escrita, tendo em vista sua autonomia e participação social, o Projeto Leiturando – Sala de Leitura tem como meta a formação de leitores e alunos participativos, capazes de interagir em sociedade como cidadãos autônomos, competentes e solidários. A intenção é envolver os alunos no universo da leitura de forma prazerosa, melhorando o seu desempenho e envolvendo-o como protagonista no seu aprendizado. Este projeto está voltado para proporcionar aos alunos um reforço em suas atividades escolares, elaborando um tempo extra para leitura de narrativas.

Objetivos Gerais (e específicos):

OBJETIVOS GERAIS:

  • Promover a formação de leitores;
  • Desenvolver habilidades relacionadas à leitura;
  • Promover o desenvolvimento da opinião crítica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Despertar e desenvolver o prazer da leitura;
  • Aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno;
  • Promover o desenvolvimento do vocabulário;
  • Proporcionar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola;
  • Estimular a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;
  • Formar leitores críticos e reflexivos.

Metas:

Garantir um ensino de qualidade, despertando o prazer pela leitura através de obras selecionadas de acordo com a Totalidade em que o aluno está matriculado, observando seu conhecimento de mundo e identificando suas dificuldades.

Transportar o hábito de leitura para o convívio familiar, através do Passaporte de Leitura, que será um documento em que ficará registrado as leituras que o aluno fez durante o período do Projeto, proporcionando que a família do aluno também tenha contato e acesso à livros de diferentes gêneros textuais.

Trabalhar como mediadores do processo, permitindo ao aluno que construa seu próprio conhecimento, através de debates e atividades lúdicas após a leitura, em que possam desenvolver e aprimorar seu vocábulo e reflexão crítica.

Procedimentos/metodologia:                                                                

Primeiramente será feita reunião com os professores da Área de Linguagens, para esclarecimentos sobre o projeto e pedido de sugestões. Em seguida, iniciar o dia de leitura na escola, através de algumas ações de motivação sobre a importância da leitura. O cronograma para o dia de leitura será pré-definido pela equipe pedagógica e repassado aos alunos e professores, ocorrendo semanalmente.                                                                 Os alunos serão incentivados a trazerem material do seu interesse para leitura neste dia, podendo fazer uso dos livros disponíveis na biblioteca da Escola. Ao mesmo tempo, os professores poderão oferecer aos alunos gêneros de leitura variados: poesia, piada, contos, literatura infanto-juvenil, história em quadrinhos, artigos informativos, etc., ou dirigir a aula de leitura a um tema específico, levando em consideração as narrativas literárias. Os alunos através do incentivo dos professores da disciplina de Português participarão de um concurso de produções com o tema: “A Importância do Ato de Ler”, da seguinte forma: 6º e 7º anos: premiação para os três melhores slogans, 8º e 9º anos: premiação para as três melhores poesias e EJA: premiação para as três melhores charges. O concurso ocorrerá no último mês do projeto, sendo nesta ocasião os melhores trabalhos premiados com livros literários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (96.9 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com