TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É TEXTO

Por:   •  16/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]
Português Instrumental
Exercício de Produção do Gênero Resumo

Nome: Laís Siqueira Vilela

Desenvolvimento de software para apoiar a tomada de decisão na seleção de diagnósticos e intervenções de enfermagem para crianças e adolescentes

Introdução
O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) desenvolveu estratégias e ideias com o objetivo de priorizar o desenvolvimento científico e tecnológico que impactam o cotidiano da população em seus mais diversos aspectos. Com isso, a Política Nacional de Atenção Hospitalar e a Política de Rede de Atenção à Saúde (RAS) visa incorporar tecnologias que facilitem o compartilhamento de informações no meio hospitalar em prol da qualidade da assistência a população.
Em primeira instância, é possível utilizar como exemplo de uso tecnológico em meio hospitalar a utilização do registro eletrônico, que tem como finalidade permitir acesso imediato as informações, – informações essas que são encontradas de forma acessível e legível – que melhoram e aprimoram e a qualidade dos cuidados fornecidos a população necessitada e na relação entre profissional da saúde e paciente. É sabido que há um número expressivo de informações que a equipe de enfermagem repassa para os pacientes, e levando esse fato como base, é entendido a necessidade do uso da tecnologia de registro eletrônico. Porém, deve ser entendido que essa ferramenta deve se adequar aos processos de enfermagem previamente estabelecidos, e não o contrário.
 Em conclusão, o uso do
software deve servir como suporte as tomadas de decisões na identificação de diagnósticos e intervenções de enfermagem, no cuidado a crianças e adolescentes. Assim, para um melhor desenvolvimento da tecnologia, é necessário implementar meios de inserção do registro eletrônico na realidade de atendimento que tem estimulado o desenvolvimento de diversos sistemas de enfermagem. Para tanto, é necessário padrões específicos que facilitem a troca de informações, ou seja, que seus termos construam uma estrutura que se comunique com outros sistemas existentes no próprio serviço de enfermagem.

Método
O
software foi idealizado para ser utilizado em meio hospitalar.
A trabalho se inicia com planejamento, priorizando inicialmente a comunicação com o cliente, em seguida, é feita a análise do risco, para então iniciar a estruturação específica da tecnologia. Em seguida, o resultado do material é designado ao cliente para verificação e segue novamente em direção ao planejamento para se reiniciar o ciclo.

Resultados
Para que a tecnologia pudesse ser desenvolvida foi necessário unificar os conhecimentos de enfermagem e seus métodos de abordagem/atendimento junto á lógica de programação.
O
software tem em sua estrutura dispor aos profissionais da saúde pleno acesso as informações e a coleta de dados de seus pacientes. Com isso, foi preciso que inicialmente fosse coletado dados de crianças de zero a cinco anos e adolescentes. Para facilitar o uso, construíram-se interfaces simples, que refletem a realidade da assistência e mantêm as características dos instrumentos validados.
Uma vez determinado o que o sistema deve apresentar e como deve ser apresentado, é preciso definir como converter esses dados em programação. Assim, foi necessário materializar o algoritmo do processo de raciocínio afim de estruturar o algoritmo da programação para apoio à tomada de decisão. Logo, o
software foi programado de forma que possam ser inseridas modificações, incluídos novos diagnósticos e readaptados aos existentes. Após definir a forma como o programa apresentaria os diagnósticos, foram inseridas as possibilidades de intervenção com a possibilidade de o enfermeiro selecionar aquelas que mais se adéquem ao caso do paciente.

Discussão
O desafio para desenvolver o
software é de manter o equilíbrio entre os diferentes conhecimentos, ou seja, os sistemas de classificação em enfermagem, o processo de enfermagem e a lógica computacional. Assim, foi identificado problemas na relação homem/ máquina, com destaque para: a entrada de dados no sistema, a falta de feedback máquina/homem na entrada do dado, sistemas que não se adéquam ao hardware, problemas com navegação e excesso de informações na tela ou informações irrelevantes para a prática, que sobrecarregam a documentação e desencadeiam a resistência à utilização. As limitações do estudo residem na necessidade de realização de testes de usabilidade e da qualidade em uso, uma vez que os testes com o sistema foram realizados em ambientes simulados.

Conclusão
A proposta deste estudo foi de desenvolver um
software para apoiar a tomada de decisão no processo de seleção de diagnósticos e intervenções de enfermagem para com seus pacientes. O programa foi desenvolvido a fim de facilitar a compreensão do usuário sobre as informações nele contido e acercando de um atendimento/assistência mais direcionada.
Ainda há com o que se desenvolver, como aprimorar a inibição da poluição visual, a repetição de dados e estabelecer um padrão para facilitar o
design final do sistema.
Contudo, a tecnologia foi pensada a fim de documentar as ações de enfermagem, um apoio à tomada de decisão, com o intuito de contribuir para a qualidade da assistência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (112.7 Kb)   docx (36.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com