TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Tipo de Textual

Por:   •  7/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

Você estudou que os gêneros são elaborados nas diversas esferas da atividade humana para atenderem à uma situação comunicativa. Entre os gêneros, podemos citar: bate-papo virtual, horóscopo, receita de culinária, videoaula, conversação espontânea, telefonema, sermão, carta comercial, carta pessoal, romance, bilhete, aula expositiva, piada, resenha, entre outros. Sendo assim, nesta atividade, solicitamos que você escolha um gênero textual, apresente a função sociocomunicativa, a tipologia textual predominante e explique como e por quais motivos essa tipologia contribui com os propósitos do gênero.

Gênero Textual: Receita de Culinária.

1-Gênero textual:

R: O gênero textual da receita de culinária apresenta duas partes bem definidas que são os ingredientes e o modo de fazer, as vezes podem ou não vim indicados por títulos. Na primeira parte da receita são os ingredientes, nele mostra as quantidades necessárias de gramas, xícaras, colheres e pitadas. Já na segunda parte da receita que é o modo de fazer mostra o passo a passo de como deve ser feita.

2-Função sociocomunicativa:

R: Essa função enquadra no gênero da categoria dos textos injuntivos que significa ensinar alguém a realizar a receita ou algo.

3-Tipologia textual predominante:

R: O tipo textual é injunção que pretende ensinar alguém a fazer algo ou instruir, que apresenta várias informações que podem estar organizadas em pequenos parágrafos ou numerada nos passos. Com isso tem a ideia de levar uma ação por parte do receptor ( ou do leitor) que recebe a receita.

4-Por que essa tipologia predominante contribui com os propósitos do gênero?

R: Por que os textos devem ser objetivos e claros para não gerar dúvidas, e nem duplas interpretações para quem vai ler. Por isso o objetivo deve ser indicar o passo a passo de tudo que deverá ser feito, e como deve ser feito e as ferramentas que deve ser usadas para realizar a receita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (27.2 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com