TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é afinal aprendizagem significativa?

Por:   •  5/4/2017  •  Artigo  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  608 Visualizações

Página 1 de 3

O que é afinal aprendizagem significativa?

Marco Antonio Moreira

O artigo aborda de maneira detalhada a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. A teoria baseia-se no conhecimento prévio do indivíduo, ou seja, naquilo que já existe na estrutura cognitiva; é a interação dos conhecimentos prévios e conhecimentos novos. Nesse processo, os novos conhecimentos adquirem significado para o sujeito e os conhecimentos prévios adquirem novos significados ou maior estabilidade cognitiva. O conhecimento já existente na estrutura cognitiva do indivíduo especificamente relevante para a aprendizagem de outros conhecimentos é chamado de subsunçor. Os primeiros subsunçores são construídos através dos primeiros anos de vida do indivíduo, quando começa a dar significados a tudo que se ver. Neste caso, ocorre uma assimilação, na qual este processo trata-se de uma interação entre aquilo que o estudante está aprendendo e aquilo que ele já sabe. Para Ausubel é claro, para que ocorra uma aprendizagem realmente significativa, deve se partir daquilo que o estudante já sabe É importante lembrar que os subsunçores podem em vez de dar significados; bloquear novos conhecimentos. Muitas das vezes, aquilo que o estudante sabe, não condiz com aquilo que ele está aprendendo, ou seja, está vendo um mesmo conteúdo, mas de uma forma diferente o que muitas das vezes, na cabeça do estudante se torna confuso e requer cuidado. A teoria da aprendizagem significativa não significa que seja a forma correta, mas é provado que de fato resulta em uma aprendizagem significativa. Com isso, muitos passaram a ter como objetivo a estratégia de ensino da aprendizagem significativa. Mas a realidade é, o que vemos são as práticas promovendo muito mais a aprendizagem mecânica, do que a significativa. Diferente da aprendizagem significativa; a aprendizagem mecânica é aquela em que um conhecimento novo não se associa com um conhecimento existente, fazendo com que o indivíduo não aprenda e sim, memorize.

Existem condições para que ocorra de fato aprendizagem significativa. Primeiro, os materiais utilizados devem ter significados lógicos e extrema ligação com o conteúdo ensinado, quando isso não ocorre é de extrema importância que o professor faça uma espécie de uma ponte entre o que o estudante sabe e o que ele deveria saber. Quando o material é potencialmente familiar, é importante que o professor instigue a curiosidade do estudante para que o mesmo venha fazer um comparativo daquilo que já sabe com novos conhecimentos e redescobrir novos significados. Mas a principal condição está ligada diretamente ao estudante, é necessário que o mesmo esteja motivado e tenha um objetivo a ser alcançado, mas não simplesmente motivado, é necessário que o indivíduo relacione o conhecimento prévio com conhecimentos novos, senão, não passará de uma aprendizagem mecânica. É importante destacar que na aprendizagem significativa assim como na aprendizagem  mecânica, é comum que o indivíduo esqueça o conhecimento novo mas, diferente da aprendizagem mecânica, na aprendizagem significativa o esquecimento não é rápido e muito menos total. Acontece que, o conhecimento esquecido está dentro do subsunçor e para que isso torne a dar significados é necessário que este conhecimento seja revisto. .

No entanto, é claro para nós que por mais que haja esforço de muitos, a grande maioria dos professores promovem muito mais a aprendizagem mecânica, puramente memorística do que a aprendizagem significativa. Vejo que, depende muito mais de uma nova postura docente, do que qualquer outra coisa, para que reverta esta situação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (92.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com