TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é texto?

Por:   •  29/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

GABRIELA NANTES DE CARVALHO

O QUE É TEXTO?

Orientador: Estácio

[pic 4]

NAVIRAÍ/MS

2015

Introdução

Texto é um conjunto de palavras e frases encadeadas que juntas permitem interpretação e transitem uma mensagem, podendo ter variação de tamanhos, sendo sempre escrito com coesão e coerência.

Sua forma de interpretação social pode ter características faladas ou escritas, por meio de um objetivo que gira em torno e ideias e sentidos, escritos de forma verbal e não verbal. Pode ser classificado como literário e não literário.

O que é texto?

É uma unidade linguística e semântica compreendido por um leitor em dada situação. Um todo que pode ser dividido em partes (começo, meio e fim), organizado de sentido, produzidos num dado tempo e determinado espaço, ou seja, o texto não é um monte de palavras e frases colocadas umas depois das outras, mas um conjunto de frases “costuradas” entre si.

Toda forma de escrita requer praticidade, conhecimento prévio do assunto abordado, e sobretudo técnicas que constituem a performance de todo texto bem elaborado e para isso, é preciso entender que uma unidade maior que compreende uma unidade menor- a oração é o contexto da palavra, o período é o contexto da oração e assim sucessivamente. Podendo ser explícito (quando é exposto em palavras) ou implícito (quando é percebido na situação em que o texto é produzido).

Conjunto de palavras e frases encadeadas que permitem interpretação e transmitem uma mensagem, podendo ter variação de tamanho, mas sempre deve ser escrito com coesão e coerência, podendo ser classificado como literário e não literário. Sua forma de interação social permite ter características faladas ou escritas por meio de um objetivo que gira em torno de ideias e sentidos.

Textos literários- apresentam característica emotiva e estética, geralmente escritos de forma poética, com objetivo de atrair o publico pelo emocional. O autor segue um determinado estilo e usa palavras de forma harmoniosa para expressar as suas ideias. São exemplos de textos literários: romances, poesias, contos, novelas, textos sagrados, etc.

Textos não literários- apresentam características de informar e explicar ao leitor de forma clara e objetiva, são textos informativos sem preocupação de estética. Há uma predominância da função referencial e da linguagem denotativa (objetiva). São exemplos de textos não literários: notícia e reportagens jornalísticas, textos científicos e didáticos, etc.

Coesão e Coerência

É normal encontrarmos textos sem coesão e coerência, na maioria das vezes nos sentimos desesperados quando estamos diante de uma folha em branco, as ideias não fluem e o tempo passa rapidamente, são textos que iniciam com um tema e terminam com outro, mostrando falta de unidade e coerência. Além desse aspecto, apresentam coesão, o que torna, muitas vezes os períodos ininteligíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (104.6 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com