TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O uso das novas tecnologias em sala de aula

Por:   •  23/7/2017  •  Artigo  •  3.823 Palavras (16 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 16

O USO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NUMA ESCOLA DE ENSINO PRIVADO NA ZONA CENTRO OESTE DE MANAUS.

Lindeuza Costa da Silva[1]

Orientador(a): Nome completo sem abreviações do(a) orientador(a)[2]

RESUMO: O objetivo deste artigo é apresentar uma análise sobre a aprendizagem da língua inglesa por meio de aulas com o uso das tecnologias, ressaltando as transformações comportamentais dos alunos, tento como justificativa a observação durante o estágio supervisionado em que os alunos pareciam insatisfeitos com a forma de aprendizado, aparentando terem dificuldades para dominar as quatro habilidades presentes no inglês: speaking, listening, writing e reading e ao assistir à aula com material tecnológico, os alunos deixavam transparecer que a aula ficava mais interessante para eles despertando suas curiosidades e a motivações para novos temas, tornando sua aprendizagem efetiva e significativa. Após muitas leituras e seguindo a teoria de alguns teóricos como Schaff (1992), Gates (1995), Gastels (2000), e Marcuse, (1996)é possível ver que o uso de tecnologias favorecem o aprendizado do aluno, como por exemplo; vídeos online, aplicativos para celulares, computadores, datashow entre outros recursos. Este apresenta-se de forma descritiva e de natureza bibliográfica, consistindo de utilização de informações coletadas por observações durante o estágio supervisionado.

Palavras-chave: Língua inglesa. Aprendizagem. Tecnologias. Alunos.

ABSTRACT

The purpose of this article is to present an analysis of the English language learning through classes using the technologies, highlighting the behavioral transformations of the students and the teachers, as justification the observation during the supervised stage in which the students seemed dissatisfied with the Speaking, listening, writing and Reading and when attending the class with technological material, the students showed that the class was more interesting for them by arousing their curiosities and motivations To new topics, making their learning effective and meaningful. After many readings and following the theory of some theorists such as SCHAFF1992, GATES 1995, CASTELS 2000, and MARCUSE, 1996 it is possible to see that the use of technologies favor student learning, for example; Online videos, mobile applications, computers, Datashow among other features. This is presented in a descriptive and bibliographical nature, consisting of the use of information collected by other scholars.

Key words:

Technologies. Learning. Students. Teachers. Englishlanguage

INTRODUÇÃO

A tecnologia vem transformando a comunicação há muito tempo, e com isso, as escolas necessitam cada vez mais utilizar as novas tecnologias para auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos. Diante disso, o professor deve usar tais tecnologias no processo de aprendizagem no ensino de língua inglesa também, pois a educação precisa estar sempre atualizada para o processo de formação do indivíduo, por isso a necessidade da tecnologia estar integrada nas redes educacionais.

Sabemos que o ensino se torna mais prazeroso quando a aula é ministrada por meio de tecnologia, pois, é uma forma de chamar a atenção do aluno e a aprendizagem do mesmo se torna eficaz. Assim, o presente artigo tem como objetivo mostrar quer com o avanço da tecnologia, pode ser aprendizagem ser por meio de rede sociais também, porém, é necessário fazer avaliações oral e escrita com os alunos e essa é uma pesquisa que deverá deixar claro que a tecnologia impacta no processo de aprendizado da língua inglesa, desde que, seja usada de forma correta.

E como diz Gadotti (2002), o professor “deixará de ser um lecionador para ser um organizador do conhecimento e da aprendizagem (...) um mediador do conhecimento, um aprendiz permanente, um construtor de sentidos, um cooperador e sobretudo, um organizador da aprendizagem” (Gadotti, 2002), hoje podemos contar com uma variedade grande de tecnologia, mas isso, requer aperfeiçoamento para total compreensão dos alunos para ajudá-los a desenvolver conceitos.

2 HISTÓRIA DA TECNOLOGIA

A tecnologia vem sofrendo mudanças a muito tempo, pra ser mais precisa, desde o surgimento da escrita a quatro mil anos A.C. a maior aceleração do crescimento se dá no sec. XX, e agora no sec. XXI, quase tudo o que fazemos está ligado a evolução tecnológica. A internet já tem em todos os lugares e as localidades tornam nossas vidas mais eficientes, desde agendamento de consultas, saques a banco, pagamentos de contas por aplicativos de celulares, pesquisas acadêmicas, compras online e entre outras coisas. Ainda com a internet é reduzida distância entre pessoas, por exemplo, uma carta levaria em média quinze dias para chegar ao destino, já um e-mail levaria apenas segundo para ser entregue. E com a internet, podemos ter acesso a qualquer informação sem sair de casa. Mas, para chegar a esse nível que estamos agora a informática passou por um processo longo para se tornar cada vez mais veloz.

2.1 As gerações dos computadores

O computador é uma máquina electrónica que permite processar dados, é composto por uma série de circuitos integrados e outros componentes relacionados, que possibilitam a execução de uma variedade de sequências ou rotinas de instruções indicadas pelo utilizador. Estas sequências são sistematizadas em função de uma grande variedade de aplicações práticas e determinadas, num processo que se denomina programação.

Como Schaff (2007, p.73-74) fala.

O computador é um produto do homem, portanto é parte, da sua cultura.Esta tecnologia está destinada a revolucionar o processo de formação da cultura e hoje já testemunhamos o início desta revolução. O computador servirá a muitos fins: como super memória  artificial que aliviará bastante a carga de memória humana hoje necessária, tornando assim muito mais fácil o processo de ensino; como executor, com uma rapidez surpreendente, de operações combinatórias; como idealizador de novos métodos de conhecimento humano em muitas disciplinas, incluindo aquelas que no início se acreditava estarem fechadas às técnicasinformáticas (investigação histórica, jurisprudência etc.); como fator de umprocesso mais ágil de aprendizado e de verificação dos conhecimentos do aluno, também por meio do método da “conversação” com a máquina etc.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (283.4 Kb)   docx (961.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com