TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA

Por:   •  15/3/2016  •  Monografia  •  8.246 Palavras (33 Páginas)  •  663 Visualizações

Página 1 de 33

ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA

Faculdade Anhanguera de Taubaté

Curso de Pedagogia

Gabriela da Silva Ferreira

Título da Monografia: O uso da tecnologia em sala de aula no processo ensino aprendizagem e novas mediações

 Taubaté

2015



Gabriela da Silva Ferreira

Título da Monografia: O uso da tecnologia em sala de aula no processo ensino aprendizagem e novas mediações

Monografia apresentada, como exigência parcial para a obtenção do grau de Título Licenciado em Pedagogia, na Faculdade Anhanguera de Taubaté, sob a orientação da profª. Esp.         Erica F. S.  Pereira de Assis.

Taubaté

2015

Gabriela da Silva Ferreira

Título da Monografia: O uso da tecnologia em sala de aula no processo ensino aprendizagem e novas mediações

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como exigência parcial para a obtenção do grau de título Licenciado em Pedagogia da Faculdade de Taubaté.

Aprovado em       de           de 2015.

________________________________

Profa. Esp. Erica F. S. Pereira de Assis

Faculdade Anhanguera de Taubaté

Orientadora

________________________________

Profa. Ms. Francine Tadielo

Faculdade Anhanguera de Taubaté

Coordenadora do Curso de Pedagogia

Taubaté

2015

Dedico esse trabalho primeiramente a Deus, por estar ao meu lado dia a dia, dando paciência e sabedoria, aos meus  familiares e amigos.

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus, por toda força, paciência, aprendizado adquirido, à instituição que me deu  a oportunidade de concluir a graduação e conquistar uma profissão, aos mestres que contribuíram para que o nosso aprendizado fosse possível, aos meus  familiares que me apoiou todas as vezes necessárias. Aos meus colegas que no decorrer do curso me ajudaram muito, na verdade realmente aprendi como é importante o trabalho em grupo a convivência com as pessoas e como sou grata algumas pessoas em especial.

A minha amiga e companheira durante 3 anos e meio  Zoraide que por muitas vezes me animou e me deu força com toda sua calma e paciência em dizer no final dá tudo certo. A uma grande amiga Leticia que me ajudou muito em vários momentos em que pensei em desistir.

Agradeço a minha mãe pela paciência e entendimento nos dias finais onde fiquei muito distante da família e muitas vezes dos afazeres domésticos, ao meu noivo que teve muita compreensão nos dias mais estressantes enfim agradeço a todos que estiveram comigo durante o período da faculdade.

[pic 1]

RESUMO

A tecnologia avançou em seus recursos e produtos nos últimos anos, tornou-se um grande mercado e tomou conta da vida do ser humano, não muito distante a educação mudou do seu tradicional método de ensinar e adquiriu novos caminhos. Estamos no século XXI, o século de transformações, quantas vezes educadores sentiram medo ao ouvir que teriam que se adaptar a essas mudanças. A informática e a educação são os principais meio desse estudo, entender como o uso das tecnologias podem auxiliar na pratica pedagógica, como estimular e incentivar como método de estudo, as dificuldades encontradas pelos educadores em aliar tecnologia e educação. Através da informática educacional as aulas podem se tornar mais produtivas, com aprendizagem dinâmica e atual, mas utilizada de forma inadequada pode ser prejudicial ao aluno.

Palavras-Chave: Tecnologia da informação; Educação; Aprendizado.

ABSTRACT

Technology has advanced in its resources and products in recent years, has become a big market and took account of the life of human being, not far education has shifted from its traditional method of teaching and acquired new ways. We are in the XXI century, the century of transformations, how often teachers were afraid to hear that they would have to adapt to these changes. Computers and education are the main means of this study, to understand how the use of technology can assist in teaching practice as stimulate and encourage such study method, the difficulties encountered by educators in combining technology and education. Through educational informatics classes can become more productive, dynamic and current with learning, but used improperly can be harmful to the student.

Keywords: information technology; education; learning

Listas de Tabelas

Tabela 1 - Exemplos da Utilização da tecnologia        14

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        11

CAPITULO 1 A TECNOLOGIA E SEUS CONCEITOS         13

1.1  Os rumos que a tecnologia já atingiu         13

1.2 Tecnologia da Informação e comunicação         14

1.3 Dificuldades na utilização da Tecnologia com qualidade        16

1.4 Tecnologia como recurso para aprendizagem        16

1.5 Informação e Aprendizagem        17

1.6 Tecnologias Aplicadas a Educação        17

CAPITULO 2 INTEGRAR O USO DE DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA                     .................................................................................................................................20

2.1 Tecnologia e Inovação         20

2.2 Integração a tecnologia no âmbito escolar         21

2.3  A internet como mais uma ferramenta de aprendizagem        23

2.4  Construção cooperativa relação professor aluno        25

CAPITULO 3 TECNOLOGIA  EDUCAÇÃO E  APRENDIZAGEM : BENEFÍCIOS E ENTRAVES.............................................................................................................28

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.6 Kb)   pdf (451.4 Kb)   docx (40.2 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com