TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Operadores Argumentativos

Por:   •  19/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 3

LICENCIATURA EM LETRAS - PORTUGUÊS/INGLÊS

TRABALHO EM GRUPO

“OPERADORES ARGUMENTATIVO”

ADAURI BENEDITO LOPES

1

OS “OPERADORES ARGUMENTATIVOS” SÃO CENTRAIS NA FORMAÇÃO DO DISCURSO; ELES ASSUMEM DIFERENTES FUNÇÕES, CONFORME O ENUNCIADO ONDE SÃO UTILIZADOS. DEFINA, COM SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS, O QUE SÃO OS “OPERADORES ARGUMENTATIVOS” E ILUSTRE SEUS DIFERENTES USOS COM EXEMPLOS.

De acordo com Vilarinho, discurso seria:

Discurso é toda situação que envolve a comunicação dentro de um determinado contexto e diz respeito a quem fala, para quem se fala e sobre o que se fala. Quanto à fala, na narração pode vir de três formas: discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre.

Para a Celestino, a definição de operadores argumentativos seria: Dá-se o nome de operadores argumentativos a certos elementos da língua, explícitos na própria estrutura gramatical da frase, cuja finalidade é a de indicar a argumentatividade dos enunciados. Introduzem variados tipos de argumentos que apontam para determinadas conclusões.

O Discurso está em nossas vidas, no nosso cotidiano, dentro das empresas, das escolas, em nossas rodas de amigos, na televisão, na economia, na política, etc.

Dentre os discursos diários que vivenciamos, com frequência enfrentamos as argumentações, as vezes com persuasão e as vezes com a convicção.

Podemos citar que o Brasil conviveu por demais com a figura da persuasão durante a última eleição para presidente. Com argumentos através da emoção, tentando atingir o público alvo em busca dos votos.

E para um discurso ser de fato um bom discurso, aliás, para que alguém possa de fato ter sucesso em convencer ou persuadir a outrem, tem que usar de uma boa oratória e saber relacionar suas ideias, ou seja, usar de argumentatividade. E para tanto saber se utilizar dos operadores argumentativos.

2

Assim, são os operadores argumentativos que buscam dar argumentatividade nos discursos, textos, imagens, etc. Ou seja, eles têm a função de conectar uma ideia a outra, concluir raciocínios, mostrar causa e consequência, mostrar oposições, dar finalidade a uma ideia, objetivos e assim por diante.

A seguir alguns exemplos de operadores argumentativos:

 Conclusão: Os números finais da economia para esse ano são alarmantes, portanto, no ano que vem devemos esperar complicações em nossa empresa.

 Explicação ou Justificativa: O adolescente quer frequentar uma escola, porque quer ter uma profissão melhor que a do seu pai.

 Objetivo: Para ter um futuro melhor, toda nação tem que investir em educação dos seus jovens.

 Ressalva: Os passageiros não conseguiram se salvar, apesar de todo o esforço por parte do corpo de bombeiros.

 Argumento Contrário: Os alunos adoram a matéria, mas terão que se esforçar para aprender.

 Argumento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com