TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro

Por:   •  13/8/2018  •  Abstract  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 2


UFPB - Campus IV
Aluna: Carla Beatriz Nascimento





MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. – 2. ed. – São Paulo: Cortez; Brasília, DF : UNESCO, 2000.


   
No texto "Os sete saberes necessários à educação do futuro" de Edgar Morin,  para ensinar as bases de uma educação do futuro, o autor apresenta a concepção de que todo conhecimento comporta o risco do erro e da ilusão e que isso tem afetado o ser humano desde os primórdios, sabendo-se que em nosso mundo de sonhos, idéias, desejos e medos pode ser causa de muitas falhas. A Educação, de acordo com Morin, tem o papel fundamental de mostrar que o conhecimento não está ameaçado pelo erro e pela ilusão.
No decorrer do texto, o pesquisador expõe uma série de conceitos acerca dos erros que estão arraigados à raça humana.

No capítulo dois do texto, o autor aponta ideias quando à pertinencia do conhecimento. A indagação que perdura é, como organizar e articular tantas informações acerca do mundo? Morin diz que é preciso a reforma do pensamento, em que devemos tornar evidentes tanto os contextos particulares quanto o global e complexo. Uma questão que está totalmente ligada a educação. O autor expõe as questões do contexto, o global, o multidimensional, e o complexo, mostrando que o conhecimento dividido em disciplinas muitas vezes impede a visualização da totalidade. Para Morin é de relevância que se consiga estabelecer as relações entre as partes e o todo em um mundo complexo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (55.9 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com