TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS RESPONSÁVEIS PELO MÉTODO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA

Por:   •  25/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 3

Principais características dos responsáveis pelo método de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa.

Uma das características fundamental do Professor é o de ser um gestor em sala de aula, ou seja, o docente deve gerenciar e organizar os meios para que os fins sejam atingidos. Deste modo, compete ao profissional da educação fazer com que o processo ensino-aprendizagem seja desenvolvido da melhor maneira e com qualidade adequada possível, isto é, preocupando-se com o material pedagógico, planejando aulas e atividades mais atraentes, visto que, os alunos encontram-se em um mundo tecnológico em que as informações podem ser acessadas com o maior nível de sofisticação e em tempo real, para que os resultados de aprendizagem sejam atingidos. Por esse motivo, que docentes e discentes precisam estarem sempre juntos buscando e estipulando objetivos no trabalho na sala de aula. Bons professores possuem boa formação acadêmica e sabem transmitirem com seguridade, se expressarem e transmitirem seus conhecimentos adquiridos na sala de aula. Também é fundamental reconhecer a importância e influência da dimensão subjetiva em si e todos dentro do grupo da escola. Além disso, praticar o autoconhecimento para desenvolver tal dimensão e nas práticas do processo educativo. Essa mudança cultural, que inclui o subjetivo e equilibra com o objetivo, está em curso na humanidade, e a educação não pode ficar de fora.

 O aluno ideal busca fazer uma conciliação entre os estudos e as atividades escolares. Ele inclui e age a favor da função social da escola, fora de estar ciente do quanto o conhecimento contribuirá para o seu desenvolvimento de seu intelectual. Além disso, o aluno ideal também aproveita seu tempo livre para auxiliar seus colegas, buscando dividir o que sabe com seus colegas. Por fim, o aluno ideal, que idealizamos, precisaríamos ser todos nós. No entanto, em função do tempo determinado, do corre corre do dia a dia, de outras atividades cotidianas que temos, em suma, por muitos fatores, esse aluno ideal não existe, porém, por causa disso, vai deixar de ser um ideal a ser desejado e esperado. Esse aluno ideal seria como para nós como uma utopia, alguma coisa que estamos em busca, mas, no entanto, jamais conseguiremos ter.

De acordo que dizem alguns alunos a escola ideal, seria aquela que nos oferece as devidas condições a fim de que o aluno possa se desenvolver dignamente. Uma escola, em que os professores fossem capazes de não tão somente de transmitir o conhecimento, mas, também, de prepará-los para a vida. Uma escola perfeita, precisa dar o devido respeito em elação as competências que cada aluno tem, respeitando ainda, o seu ritmo e a assimilação. Pois, não é nada fácil, por exemplo, para quem tem alguma dificuldade em uma determinada disciplina, tem que ter a mesma média do que aquele aluno não tem nenhuma dificuldade nas matérias. Esse lugar é onde também alunos e professores, muitas vezes, fazes amigos.

 O livro didático é uma ferramenta muito valiosa para auxiliar o trabalho docente em sala de aula, uma vez que, nele já estão os conteúdos principais que vão serem ensinados e com isso, apoia, ainda, a prática do ensino e da aprendizagem. Pois sem ele, seria muito complexo e complicado organizar e preparar as nossas aulas, já que ele, vai nos orientar na preparação delas. Esse material é de fundamental importância para direcionar um caminho de trabalho com suas particularidades que tem cada componente escolar. Este nos apresenta ideias de como trabalhar certos temas na sala de aula, claro que não tira o momento oportuno do docente criar e mudar atividades que servem para complementar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (65 Kb)   docx (213.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com