TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS E METODOLÓGICOS: MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  15/3/2018  •  Projeto de pesquisa  •  839 Palavras (4 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 4

                                                             [pic 1]

UNIVERSIDADE DE UBERABA

ELAINNE CRISTINA SANTANA DE LIMA

FÁBIO LUIZ CAETANO MAFRA

GALSIONE CRUVINEL SILVA AVELAR

KILVIA SANCHES DA SILVA

MATEUS MENEZES DO NASCIMENTO

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS E METODOLÓGICOS: MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba, como parte da avaliação da disciplina Conteúdos didáticos e metodológicos: Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental.

            UBERABA

2015

                                  [pic 2]

CONSTRUINDO A NOVA MATEMÁTICA: reflexão crítica sobre as dificuldades do ensino-aprendizagem da disciplina e apresentação de novas possibilidades

É premente a necessidade de que se reveja o ensino de Matemática na educação básica, mas, em especial, nas séries iniciais do ensino fundamental, pois, o que se percebe, são professores que tão somente repassam conteúdos descontextualizados e desconectados da vivência cotidiana do aluno e aprendentes que resumem-se a reproduzir o conteúdo estudado, sem nenhuma reflexão. Tal problema reflete-se na baixa aprendizagem da disciplina e na imensa dificuldade que a maioria dos alunos apresenta vinculada a um sentimento de aversão a essa área do conhecimento. Esse fato tem gerado um reflexo negativo no meio educacional brasileiro, comprovado pelos recentes resultados em avaliações nacionais promovidas pelo Ministério da Educação.

E ASSIM VÍAMOS A MATEMÁTICA...

[pic 3]

[pic 4] ELAINNE                                             

A Matemática sempre foi um bicho-papão pra mim, tirava meu sono e me fez chorar muitas vezes... rsss... Dizia que odiava essa disciplina e me perguntava por que haviam inventado a Matemática e por que precisava estudar aquilo... Essas minhas atitudes, na época, eram compartilhadas por outros colegas de escola com quem tinha amizade, pois enfrentavam o mesmo dilema que eu. Isso era um reflexo da escolha por um ensino tradicionalista e mecanicista totalmente desarticulado da realidade prática e sem objetivo.

                       [pic 5]

[pic 6]

GALSIONE

A minha visão em relação ao ensino era totalmente de medo, ou seja, ou aprendia na marra ou aprendia. Não havia meio termo para tal. No entanto, as atitudes do professor, faziam com que, nós, alunos, sentíssemos medo da Matemática.

                      [pic 7]

 [pic 8] KILVIA - Minha aprendizagem de matemática foi meramente mecânica, com ênfase apenas no repasse de conteúdos. E, ainda hoje, há esse método, digamos tradicionalista, como forma de aprendizagem para os alunos. Entretanto, apesar de alguns professores utilizarem bons recursos didáticos, eles ainda deixam a desejar no que se refere à forma como um determinado conteúdo é ensinado ao aluno, muitas vezes sem um objetivo específico e fora da realidade dele.                                 [pic 9]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (361.6 Kb)   docx (509.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com