TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO DE TEXTO

Por:   •  10/6/2016  •  Resenha  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERALDO PIAUI – CAMPOS PICOS/PI

CURSO: LETRAS

DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO I

ALUNO:HERBERT DA SILVA FEITOSA REIS

ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO I

A) Fazer as atividades 2, 3, 4, 5 e 11 (p. 141 e 142) do livro "redação científica". A atividade 11 deverá ter entre 15 a 25 linhas

B) Resenhar os capítulos resumo e resenha do livro "redação científica". Somente uma (1) resenha que aborde os dois capítulos, limite de 25 linhas, letra Arial 11 ou times new Roman 12

Respostas:

A)

2. No texto os autores Koch e Travaglia trata das diversas características, visões e conceituação em torno da melhor maneira de expor traços mais comuns para definir coerência e sua correlação com coesão textual. Observando, também, que nenhuma definição encontrada, por si só, é capaz de contemplar o significado de coerência na construção de um texto.

3. Os autores tentam passar uma nova visão sobre coerência textual. A de que a coerência é algo que se estabelece na interação, na interlocução, numa situação comunicativa entre usuários, fazendo assim, que o texto faça sentido para os mesmos (interlocutores), devendo ser vista como início da interpretabilidade.

4. A que a coerência estabelece alguma forma de unidade ou relação no texto, que essa unidade de sentido, caracterize a coerência global. Também podemos citar a continuidade de sentidos, que resulta na conexão conceitual cognitiva entre elementos do texto, se caracterizando como coerente na medida que venha possibilitar a criação um mundo textual decorrente do conhecimento de mundo registrado na memória, ajudando assim, na compreensão do texto. Com tudo não se pode deduzir que a coerência tem a ver com a superfície linguística do texto, a coerência é muito mais, ela é profunda, subjacente a superfície textual, não linear, além disso, é global e hierarquizadora dos elementos do texto.

5. Que a coerência é, basicamente, um princípio de interpretabilidade e compreensão do texto caracterizado por tudo de que o processo aí implicado possa definir, e alertando para s flutuações terminológicas ou de outro tipo que exigem que se preste atenção sobretudo as conceituações dadas e não apenas aos nomes utilizados.

11. O texto de Zilberman, mostra alusão entre a obra publicada no século XVII com sua personagem fictícia viciada em leitura, aos pensamentos da sociedade europeia no século XVI. Miguel de Cervantes, autor de O engenhoso fidalgo Dom Quixote de La Mancha, publicação de 1605, grande sucesso editorial, buscou firma o prestigio de seu trabalho nas falas das personagens, vendendo em torno de 12 mil exemplares do livro. O autor surpreende em sua narração ao descrever que sua personagem entregue a leitura e as fantasias ali contidas, perde o juízo, a própria identidade, assumindo nova personalidade, criadas a partir das apresentadas nas leituras, atribuindo um grave delito ao habito de ler, a de transtorna e transforma o leitor. Cervantes, escolheu reproduzir sua obra de modo irônico e paródico, o que se passava na sociedade europeia do século XVI, marcada pelos conflitos religiosos, pela radicalização ideológica e violência, onde se condenava a leitura de livros. Ele busca a reprodução dos conceitos religiosos logo nos primeiros capítulos, onde personagens invadem a biblioteca do fidalgo e destroem as obras desaconselháveis que havia enfeitiçado Dom Quixote, descriminando textualmente regras adotadas naquele período, onde a igreja reagia aos perigos da heresia religiosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (75.6 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com