TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

Por:   •  22/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 3

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

SANTO ANDRÉ

2015

QUESTÕES:

A)QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DESTE GÊNERO?

As lendas urbanas são histórias uma narrativa de caráter assombroso um  assunto que muito das vezes um pequeno episódio vira uma história de terror, este texto transita sobre  a crença e a dúvida. A lenda pode ser divulgada oralmente, pela internet , pela imprensa ou de pessoa para pessoa, esta narrativa é figurado como um folclore moderno.
Muitas lendas são antigas e vão se modificando com o tempo e se incorporando as outras culturas.
Com relação à característica estrutural é uma narrativa que procura sempre se autentificar baseada pelos relatos das testemunhas e provas supostamente existentes, cada um que queria contar da forma mais apavorante possível como se pode comprovar no trecho do texto 1 de Camila Borges Rodrigues dos Santos " Esta história foi verídica ocorreu 14/04/2008".Também é uma narrativa repassada de pessoa para pessoa como se faz presente no trecho:" Um menino que morava lá começou a contar uma lenda".Cada vez que a lenda é contada o fato é aumentado, mas o narrador costuma confirmar como se tivesse vivido o fato. E passando por todo o mundo  de pessoa por pessoa  e desde criança já ouvimos dizer sobre alguns casos como, o bicho papão, o homem do saco, etc..

B)QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE LENDAS URBANAS,FAIT DIVERS E RUMORES?

As diferenças entre eles são nas formas de serem contadas e cada assunto a ser contado e o tempo em que esse assunto permanece ao longo dos dias, meses, anos ou até séculos.
Lendas urbanas:permanecem por gerações e gerações e cada vez que é contada é como se tivesse sido ontem, é contar uma história discursiva para que as pessoas se aterrorizem com a situação,é como querer passar uma mensagem de medo, uma instrução para um alerta para as pessoas, seja de qualquer idade.

Rumores:  São  não narrativos e tem vida curta, embora possa contribuir para o crescimento e difusão de uma lenda, este texto é um relato breve anônimo e não verificado de um suposto acontecimento que circula de boca em boca pela mídia, tem vida curta e com o tempo são desbancados com o surgimento de novos rumores. Os rumores também são chamados de "medos do momento", uma notícia que ameaça a segurança de uma pessoa e diferentes grupos sociais.

Fait Divers: São enunciados e casos reais, e são expostos por curiosidade ou um fato curioso, acidentes,roubos, assassinatos, sequestros, doenças.Acontecimentos  e histórias  que chegam ao ser humano ligado ao medo. As dúvidas, choque ao horror.Onde tanto rumores e fait divers se tornam lendas algumas são transformadas adaptadas a cultura, a época e cada região onde vivemos muitas atualidades e diversas lendas hurbanas.

C)QUAIS AS CONSIDERAÇÕES FEITAS NO ENSAIO SOBRE O CONCEITO DE GÊNERO?

Alguns pensadores dizem que não seria possível interpretar um texto narrativo se o indivíduo não tem um conhecimento prévio sobre o conteúdo.Os gêneros seriam formas culturamente especializadas a condição humana e de comunicá-la. No trabalho de interpretação do mundo, acabamos por não resistir a imposição de categorias genéricas aos personagens e situações que nos rodeiam na vida cotidiana, assimilando-os aos formados que a cultura desenvolveu e consolidou.
Então não se pode conceber um texto sem gênero , também não se pode dizer que o texto vem de um determinado gênero , um gênero participa de um ou vários gêneros.Contudo pode-se dizer que a lenda não pertence ao corpus.Ela é que o sustenta, também não é um arquivo fechado ,mas um material que está pronto a incorporar novo material.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (76.3 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com