TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Unopar Semestre

Por:   •  17/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.045 Palavras (9 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO EAD CONECTADO

                                      CURSO LETRAS

                         

Produção textual Interdiciplinar individual

[pic 3]

SANTA RITA - PB

2020

Produção textual Interdiciplinar individual

Trabalho interdisciplinar Apresentação sobre Educação de jovens e adultos (EJA) ao Curso de LETRAS  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Metodologia  Cientifica,Educação de jovens e adultos,Educação formal e não formal,Didática:Planejamento e avaliação ,práticas Pedagógicas,Gestão de sala de Aula.

Tutora eletrônica: Steffani Priscila Leo dos Santos Rocco

Tutora de sala:

[pic 4]

2020

Sumário

Sumário        2

INTRODUÇÃO        3

2. DESENVOLVIMENTO        4

2.1 FATORES SOCIAIS  E HISTORICOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL.        4

2.2 FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS        5

3. PROPOSTA  DE TRABALHO DOCENTE        5

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS        6 

5. REFERENCIAS...............................................................................................................................................7

2

  1. INTRODUÇÃO

 Com metas de ampliar os conhecimentos, no desenvolvimento histórico da educação no Brasil é notável o descaso ao se referir a importância dada pelas autoridades para efetivação das políticas públicas relacionadas ao (EJA) Educação de Jovens e Adultos.

Ao passarem as políticas vigentes observamos uma evolução no (EJA) porem distante do ideal, segundo o portal do ministério da Educação e o (IBGE),o analfabetismo esta em queda porém milhões de brasileiros com idade igual a 15 anos ou superior estão classificados como analfabetismo.

Ações como Brasil Alfabetizado no ano de 2003 pelo Presidente vigente, houve uma redução dos índices de analfabetismo.

Com um longo caminho de melhorias nas áreas referentes ao        ( EJA).

           

                                                                                                                                        3

  1. DESENVOLVIMENTO

EJA- Educação de Jovens e Adultos

O (EJA) se faz necessário   é um novo olhar sob as atividades desenvolvidas,é necessário trabalhar da vida,experiências e vivencias do sabe  que cada individuo para que essa seja devidamente “Alfabetizado” no sentido total da palavra,se tornando uma modalidade complexa  porém possível.

  1. Fatores Sociais e Históricas da Educação de Jovens e Adultos no Brasil

Em tempos coloniais a educação se  voltava para crianças especificamente ,logo a frente foram as inseridos os indígenas e  adultos ou não. Mudando assim a cultura dos mesmo para agradar a coroa.

Com os anos seguintes a educação se destina a população mais abastada  e bem colocadas socialmente direcionando para os filhos de colonizadores,excluindo negros e indígenas.

Em 1834 com a constituição cada província  se tornou responsável pela educação dos jovens e adultos,como o total descaso sobre a educação os níveis de analfabetismo atingiu seu ápice no Brasil.

    Já em 1881 entrando em ação a lei Saraiva em conjunto com a reforma de Leôncio de Carvalho restringindo o voto as pessoas alfabetizadas.

Ruim Barbosa em 1882 expressa que os analfabetos são o mesmo que crianças incapazes de pensar pro si ,causando uma onda de preconceitos  e discriminação  com a pessoa analfabeta.

    Somente no século xx se iniciou uma mobilização social que pretende acabar com o analfabetismo os culpados pelos subdesenvolvimento do país .

   Apenas em 1934 foi criado o plano nacional de educação ,previa o ensino obrigatório e gratuito para pessoas adultas.

  Na década de quarenta a educação de jovens e adultos ,esteve em alta ,pois organizações mundiais estavam empenhadas na erradicação do analfabetismo.

  Com a constituição de 1988 e a nova republica a primeira citação  legal dos diretos dos cidadãos em que a escolarização na idade certa,as ações devem ser reforçadas  com o passar dos anos,Porém ainda são milhões  na idade de 15 anos ou mais  que são classificados como analfabetos.

                                                                                                                                             4

Função Social da Escola no processo de escolarização de jovens e adultos

A  formação de indivíduos críticos e criativos que possam exercer plenamente  a  cidadania participando de processos de transformação  e construção da realidade  essa é a função social da escola.

Que  vai além das capacidades intelectuais  assim como as condições cognitivas e afetivas humanas e respeito as diferenças.

 A escola dá oportunidade de inclusão e permanência   de pessoas de jovens e adultos, permite reiniciar  os estudos e conclusão  do ensino fundamental e médio.

Proporciona o ensino inicial e continuando aos envolvidos valorizando as vivencias, experiências  através do dialogo e da escuta para o aprendizado.

As contribuições de Paulo Freire para escolarização de jovens e adultos

Por volta da década de 1950 Paulo Freire reuniu experiências no campo da alfabetização de crianças e adultos que os trabalhos que vinham realizando eram inapropriados, se deu conta que os métodos usados para crianças eram os mesmos usados para alfabetizar. E criou um novo método para alfabetização de jovens e adultos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (156 Kb)   docx (27.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com