TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PPP Projeto Politico Pedagogico

Por:   •  26/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 2

O PPP ou Projeto Politico Pedagógico deve ser pautado na legislação que rege educação nacional vigente, na Constituição Federal de 1988 e pela LDBEN n 9394/96, e elaborado de maneira simples e pratica, para todos que tenham acesso possam entendê-lo e modifica-lo se necessário.

O ideal é que o PPP seja colocado num arquivo eletrônico no computador, e depois de impresso seja colocado numa pasta para facilitar o acesso de todos. Professores e funcionários podem receber uma cópia do documento, para assim consultarem sempre que surgir duvidas.

Não é preciso refazer o projeto todo ano. Geralmente ele dura de 02 a 05 anos, deve ser alterado quando a equipe percebe que os princípios já não correspondem mais as suas aspirações.

Elaborar um plano pode ajudar a equipe escolar e a comunidade a enxergar como transformar sua realidade cotidiana em algo melhor.

O PPP compreende três etapas que seguem alguns passos que facilitam sua elaboração:

1ª Etapa: Marco Referencial:

Nesta etapa, o grupo poderá apresentar respostas a possíveis perguntas relacionadas à como resolveram, em termos ideias, os problemas mais próximos, que atingem diretamente a escola, no que diz respeito às dimensões pedagógicas, comunitária, administrativa e financeira. (Padilha 2003, p.81)

2ª Etapa: Conhecimento da realidade: Realizar um levantamento sobre os dados da realidade da escola como clientela, dados sobre aprendizagem, recursos, relação com as famílias.

3ª Etapa: Proposta de ação: A partir desses dados programar as atividades e documentá-las, atividades essas que possam ser assimiladas como compromisso de todos, considerando os critérios de viabilidade e exequibilidade. Isso pode ser feito durante as reuniões pedagógicas e institucionais, nos encontros do Conselho Escolar e na semana de planejamento. Para tanto, a cada encontro, defina quem será o responsável por sistematizar os dados e inseri-los. É preciso que todos conheçam bem a realidade da comunidade em que se inserem para, em seguida, estabelecer o plano de intenções.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (120.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com