TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de Ensino - Integração Escola x Comunidade

Por:   •  18/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.002 Palavras (5 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

LICENCIATURA EM LETRAS (PORTUGUÊS/ INGLÊS)

        [pic 2]

                                        

Rafaelle Sala Silva     RA 1416539

Letícia Giovana de Lazari     RA 1418167

POLO AMPARO/SP

2015


Rafaelle Sala Silva    RA 1416539

Letícia Giovana de Lazari     RA 1418167

[pic 3]

        Projeto apresentado à Universidade Paulista – UNIP, do curso de Letras (Português/Inglês), como um dos requisitos para a obtenção da nota na disciplina Prática de Ensino: Integração Escola x Comunidade, ministrada pela Prof.ªRaquel Maia Bokums.

AMPARO-SP

2015


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO..................................................................................................3
  2. ESCOLA, COMUNIDADE E O FESTIVAL DE MÚSICA..................................4
  3. CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................5
  4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................6

INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir é a projeção das ideias a serem implantadas no Colégio Integrado, localizado no centro da cidade de Amparo- SP e na comunidade onde está inserido. O projeto consiste na realização de um festival de música envolvendo alunos e funcionários do colégio com a participação dos pais e aberto à comunidade. Durante o ano, os alunos se reúnem quinzenalmente para praticar músicas propostas por dois professores envolvidos - em horário extracurricular e não obrigatório - no espaço cedido pelo colégio. O festival é, portanto, uma apresentação desses encontros de músicos profissionais e amadores da escola com a participação dos pais. Vale ressaltar que não são ministradas aulas nesses encontros, alunos que já dominam um instrumento ou canto são os participantes.

A finalidade do projeto é aproximar pessoas conectadas com a música e que por uma razão ou outra não encontram espaço para praticá-la em grupo. Além disso, os professores acreditam que este é um projeto que cria um sentimento de inclusão por parte de alunos que muitas vezes não se destacam nas matérias curriculares.

Outro objetivo é fazer com que a comunidade participe, assista e aproveite do festival, pois além de terem familiares e amigos se apresentando, podem desfrutar de um ambiente aconchegante e saudável.

Do ponto de vista administrativo, que não é originalmente a ideia do evento, o objetivo também deve ser atrair alunos para a escola, visto que esta é uma instituição privada.

ESCOLA, COMUNIDADE E O FESTIVAL DE MÚSICA

Muitos autores já concluíram em seus estudos que, para o desenvolvimento por completo de uma criança, não basta que ela seja matriculada numa escola de qualidade, pois o ambiente que a cerca também determina seu comportamento (Bauman, 1998).

Levando em consideração que o Colégio Integrado está localizado numa comunidade de pequeno porte, pois a cidade em si também tem número reduzido de habitantes, é de muita valia a análise dos efeitos da interferência da comunidade na escola e vice-versa, a fim de dar à escola um número maior de ferramentas e dados para elaborar uma proposta pedagógica mais compatível e aceitável por pais e alunos.

Com esse objetivo em mente, dois professores do colégio concederão uma hora a cada quinze dias para que alunos que já dominem um instrumento ou voz se encontrem e pratiquem músicas pré-determinadas pelos mesmos. Os encontros acontecerão em umas das salas cedidas pelo colégio e tem duração de aproximadamente duas horas. No final do ano, as músicas serão apresentadas gratuitamente num festival localizado em local público da própria comunidade, com a participação opcional de pais de alunos das bandas formadas para cada música.

Muitos objetivos são almejados pelos professores idealizadores do projeto, entre eles está a integração de alunos de diferentes anos, a utilização da música como forma de socialização e lazer, educação musical (já que o repertório será escolhido cuidadosamente), divulgação da escola, integração com pais e com comunidade, dentre outros.

Essa proposta não se trata de uma novidade, visto que a inclusão do ensino de música nas grades curriculares é uma exigência que surgiu com a lei nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008. Tal lei determina que a música deve ser conteúdo obrigatório em toda a Educação Básica. Segundo a professora Clélia Craveiro, conselheira da Câmara de Educação Básica do CNE (Conselho Nacional de Educação), "o objetivo não é formar músicos, mas desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a integração dos alunos".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (130.9 Kb)   docx (70.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com