TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Cuidar E O Educar Na Educação Infantil

Casos: O Cuidar E O Educar Na Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  697 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Ao introduzir este trabalho, minha maior preocupação foi escolher um tema tão discutido e ao mesmo tempo tão complicado de se pôr em prática. Foi preciso pesquisar nos livros das disciplinas desse semestre e no Referêncial Curricular Nacional para a Educação Infantil.

DESENVOLVIMENTO

No dicionário da língua portuguesa, infância é definida como um”período do crescimento humano, que [abrange] do nascimento até a puberdade”(FERREIRA,2004,p.1101). Segundo o Estatuto da criança e do Adolescente- ECA, é considerada criança a pessoa até doze anos de idade (BRASIL,1990).

A concepção de infância tal como a conhecemos hoje é um conceito relativamente novo. A noção de infância é um produto da evolução histórica das sociedades. Os significados e a valorização da infância não ocorreram sempre da mesma maneira, mas são constuídos e modificados de acordo com a organização de cada sociedade.Ainda hoje esta concepção não esta pronta e acabada, mas continua sendo construída.

Muitas instituições nasceram com o objetivo de cuidar das crianças oriundas de famílias de baixa renda. Durante anos esse olhar para a criança”indefesa”, que precisava de ajuda, configurou-se como o cenário da Educação Infantil. A compreenção do papel da Educação Infantil caminha em direção ao reconhecimento da importância de integrar o CUIDAR, ao EDUCAR e ao BRINCAR na educação infantil, reconhecendo-a como práticas indissociáveis(BRASIL,1998ª).

Na educação infantil o planejar é muito importante, pois é através do planejamento que se monitora nossas ações, garantindo progressão e continuidade do desenvolvimento da criança. As avaliações também devem ser dadas de acordo com a pedagogia adotada pelo professor, ele é que vai analisar qual o método a ser utiliado para ver as dificuldades e as necssidades de cada aluno.

Nos programas centrados na criança, o objetivo é educá-la como um todo—física, cognitiva, social e emocionalmente. As criaças, no geral, aprendem brincando, em geral no contexto de atividades que os professores preparam para elas. A roda de conversa muito utilizada é de grande importância no cotidiano escolar, é por meio da linguagem oral e escrita que as crianças manifestam os sentimentos, ideias, valores e outros. A criança aprende a ouvir e a partilhar preferência por histórias, animais, etc. Sabemos que o contexto social que a criança vive infuencia fortemente o seu desenvolvimento. Diante deste fato, as crianças são passíveis de influências lúdicas existentes em seu cotidiano. Alguns adultos cantam, conversam e ensinam bricadeiras para as crianças, outros se limitam a achar que o mais importante para a criança é estar limpa , saciada, cuidada e saudável, desconsiderando a brincadeira como promotora de aprendizagem.

Em toda a história da infância, identificamos a importância e os benefícios do brincar para as crianças. Desde o século XVII, com o advento da infância, o jogo passa a compor o cenário das “pedagogias da infâcia”, apresentadas por Froebel, Dewey, Montessori, Freinet, Piaget e Vygotsky. Vale destacar que todos esses teóricos, ao defenderem seus pensamentos, destacaram o jogo como presença marcante na vida da criança e a importância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com