TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CUIDAR E EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Monografias: O CUIDAR E EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  1.846 Palavras (8 Páginas)  •  739 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

ROSIMAR CAMARGOS DIAS

O CUIDAR E EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Sinop/MT

2012

ROSIMAR CAMARGOS DIAS

O CUIDAR E EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia do 4°semestre da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Educação da criança de 0 a 5 anos, Ludicidade e Educação, Organização e Didática na Educação infantil, Ensino da Linguagem Oral e Escrita , Ensino e Alfabetização I.

Prof. Rosely Montagnini, Marlizete Steinle Bonafini,Edilaine Vagula, Alexandre Villas Bôas,Raquel Franco.

SINOP/MT

2012

1 INTRODUÇÃO

Este texto ressalta a Educação Infantil que sempre esteve ligada ao “conceito de infância” que o homem construiu ao longo da história, e consequentemente as políticas voltadas para esta faixa etária. O cuidar e o educar de crianças de 0 a 5 anos envolve uma visão integrada de desenvolvimento da criança, dessa forma, os profissionais que trabalham com a criança pequena devem tomar precações para que suas práticas não se transformem em ações mecanizadas, guiadas por regras. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil define dois âmbitos de experiências: Formação Pessoal e Social e Conhecimento de Mundo. É preciso ressaltar que esta organização possui um caráter instrumental e didático, devendo os professores ter consciência, em sua prática educativa, que a construção de conhecimentos se processa de maneira integrada e global e que há inter-relações entre os diferentes âmbitos a serem trabalhados com as crianças.

Retrata o planejamento como primeiro passo da prática pedagógica, facilitando o trabalho educativo do professor e preparando a criança para a sua vida futura. Considerando o ambiente que é alfabetizador quando promove um conjunto de situações de usos reais de leitura e escrita nas quais as crianças têm a oportunidade de participar.

Um dos fatos é a roda da conversa, importante momento de trabalhar a oralidade, o saber ouvir e o saber se colocar em uma discussão ou conversa, ter espírito aberto para o lúdico, reconhecer a sua importância enquanto fator de desenvolvimento da criança. A tensão entre o desejo da criança e a realidade objetiva é que dá origem ao lúdico acionado pela imaginação.

2 DESENVOLVIMENTO

Ao longo dos séculos a educação passou por uma grande evolução desde o processo educativo voltado para a sobrevivência nas civilizações antigas, até os dias de hoje, onde existem diversas tendências pedagógicas visando o pleno desenvolvimento humano. Dentre os vários modelos pedagógicos, métodos educacionais e metodologias de ensino e aprendizagem, existem uma grande e importante preocupação, como deve ser o trabalho pedagógico na educação infantil? O que fazer para que as crianças se desenvolvam plenamente e adquiram competências e habilidades relevantes para sua idade? Qual a importância do brincar nessa fase? A trajetória de Educação Infantil sempre esteve ligada ao “conceito de infância” que o âmbito de Formação Pessoal e Social refere-se às experiências que favorecem, prioritariamente, a construção do sujeito.

O educador deve de certa forma planejar, ter o cuidado de deixar bem claras atividades que sigam uma continuidade, para que, possa ser visualizada no decorrer dos trabalhos a evolução do aluno. Cabe ainda ao professor, dentro do planejamento de suas atividades propor as crianças, momentos em que elas possam agir livremente, podendo escolher a atividade a qual gostaria de realizar, incentivando assim, a autonomia do educando, o objetivo principal da educação infantil, é promover o desenvolvimento integral do educando, preocupando-se assim, com o seu pleno desenvolvimento. Além disso, deve estar coerente com a proposta da escola, deve oferecer subsídios para as tarefas e ainda vir de encontro com a realidade dos alunos. Para que isso aconteça, devem ser oferecidas reuniões onde os professores tenham a oportunidade de trocar experiências e planejamentos, discutir as propostas da escola e ter uma formação continuada com acesso a boas matérias que possa dar base para um bom planejamento.

Sendo assim, leva se a discutir métodos de alfabetização que faz parte do campo educacional desde que a escola se tornou uma escola popular ou escola de massa. Assim, a história permite situar a discussão dos métodos no período em que são formados os sistemas escolares ocidentais e, sobretudo, quando a escola passa a ter que criar estratégias para ensinar a todos, num mesmo espaço e tempo. Discutir metodologias, então, significa discutir a própria escolarização e a história deste campo de saber. No entanto, não só de metodologias da alfabetização vive a escola e várias metodologias cruzam seu interior: tanto aquelas referidas à organização escolar como aquelas de base conceitual, seja esta filosófica, psicológica, sociológica ou antropológica ou toda ela junta.

Em algumas situações se faz necessário conversar com as crianças, sobre o como fazer algo; o passo-a-passo de uma atividade (instruir). Este momento também é importante para garantir produto final. Um bom exemplo prático é quando realiza atividades de culinária e mostrar as crianças o modo de fazer. As crianças acompanham o professor executando e em outras vezes participa fazendo segundo a instrução recebida. O mesmo acontece quando reúne a turma para demonstrar ou ensinar as regras de um jogo.

Brincando as crianças conhecem a si própria e aos outros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com