TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLEXÕES PARA O ENSINO DE GÊNEROS EM LÍNGUA PORTUGUESA

Por:   •  5/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Universidade de Brasília (UnB)

Programa de Residência Pedagógica ‒ Português

Professoras: Edna e Kelly

Aluna: Eucilene Ferreira das Neves – matrícula: 130054071

FICHAMENTO

Autor: OLIVEIRA, Kelly Cristina Nunes e SILVA, Edna Cristina Muniz

Título: REFLEXÕES PARA O ENSINO DE GÊNEROS EM LÍNGUA PORTUGUESA: CONTRIBUIÇÕES DA ‘ESCOLA DE SYDNEY’

Tese de doutorado da Universidade Federal de Santa Maria  - RS - 2912

Palavras chaves: gênero, ensino, abordagem

Reflexão sobre as concepções sobre gênero adotadas pelos livros didáticos.

Perspectiva de gêneros textuais segundo a linguística Sistêmico-Funcional

Abordagem que investiga como as pessoas utilizam a linguagem em diferentes contextos e como a linguagem é estruturada para o uso como sistema semiótico. O contexto social tem influência no surgimento de padrão de língua e a língua constrói e é construída por meio do contexto social.

O Foco da pesquisa é a variação da língua e como os falantes fazem o uso para diferentes propósito e contextos sociais distintos. A partir da consideração de metafunções podemos verificar como as línguas naturais se estruturam e se organizam com base em princípios funcionais humanos.

Desta forma, é preciso considerar as práticas discursivas e sociais dos alunos para entender as produções textuais realizadas em sala de aula.

Gênero com caráter mutável pois se mistura as atividades humanas, desta forma posse demandar gêneros diferentes a depender do contexto.

Exemplo: No contexto escolar, numa feira cultural, o professor pode demandar vários gêneros como reunião, email, relatório.

Assim, conforme as autoras citam Martin e Rose (2007) o maior efeito linguístico em relação aos distintos propósitos dos textos constitui-se das fases estruturais que os constituem, a relação entre texto e contexto é uma hipótese.

Portanto, gênero é um processo social, pois é o resultado das interações sócias e estruturado em etapas. (Pág. 257)

A PEDAGOGIA DE GÊNEROS DA ESCOLA DE SYDNEY

Objetivo inicial do projeto de letramento era o desenho de uma pedagogia de escrita que capacitasse qualquer estudante a ter êxito nas demandas escritas do contexto escolar. As estratégias foram conhecidas como pedagogia baseada no gênero, o que norteia o projeto é que o ensino efetivo provê os aprendizes com conhecimento explícito sobe os gêneros a serem aprendidos.

O processo de letramento passou 3 fases. Primeiro projeto era Writing Project os professores tinham o objetivo de familiarizar as crianças com os gêneros escolares e incluir alunos excluídos do sistema. O Language and Social Power foi a fase para descrever os gêneros lidos e escritos, o Write it Right expandiu as demandas de aprendizagem da escrita em outras disciplinas. Após uma década, na terceira fase os conhecimentos e experiências foram aplicados para desenhar uma prática intervencionista (Readingto Learn) no contexto escolar para o domínio dos saberes para explicar que a língua é um conjunto de saberes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (96 Kb)   docx (38.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com