TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLEXÕES SOBRE LETRAMENTO LITERÁRIO EM AULAS REMOTAS: O DIÁRIO DE ANNY FRANK

Por:   •  9/5/2022  •  Artigo  •  2.990 Palavras (12 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 12

REFLEXÕES SOBRE LETRAMENTO LITERÁRIO EM AULAS REMOTAS: O DIÁRIO DE ANNE FRANK

Elienai Carvalho Costa Otávio - UFMA

Nazareno da Silva Santos - UFMA

O objetivo desse trabalho é apresentar reflexões sobre práticas pedagógicas voltadas ao processo de letramento literário em tempos de pandemia. A pesquisa foi realizada por meio de observações e interações virtuais em uma turma virtual do 9° Ano da Escolha Nilza localizada na zona urbana do município da cidade de São Bernardo-MA. Como base empírica para a reflexão temos a aula virtual de leitura e reflexão promovida por uma professora de Língua Portuguesa e um de História, com alunos de uma turma do 9° Ano da Escola Nilza localizada na zona urbana do município. As atividades observadas tiveram como base o livro O diário de Anne Frank, que proporcionou aos alunos uma reflexão sobre a vida retratada por uma adolescente dos 13 anos aos 15 anos durante dois anos e um mês dentro de um Anexo secreto com outros sete residentes que narra momentos vivenciados pelo grupo judeus confinados em um esconderijo durante a ocupação nazista dos Países Baixos. Desse modo, foi promovido através das atividades um diálogo interdisciplinar entre Literatura e História, de modo que as fontes literárias puderam se apresentar como objetos de estudo para um trabalho historiográfico na aula virtual, assim, houve uma integração entre literatura e história proporcionando um diálogo entre ambas as disciplinas e reflexões significativas acerca do Livro e do Neonazismo relatado na segunda guerra mundial. Para tal discussão, nosso aporte teórico para letramento literário usaremos o teórico Rildo Cosson (2006); ainda como referencial teremos Nunes (1993-1994) que contribuirá com as noções de educação a distância, um teórico sobre relato de experiência teremos Larrosa (2002) e Ivani Fazenda (1994) com conceitos sobre interdisciplinaridade no ensino. Contudo observamos que muitos alunos participaram da aula virtual, outros não tiveram acesso à internet, mas foi uma aula produtiva capaz de esclarecer aos alunos a importância do Diário como da leitura.

Palavras-chaves: Letramento literário, Educação a distância e Interdisciplinaridade


INTRODUÇÃO

Ao tratarmos de questões relacionadas ao processo de letramento literário pensamos sempre no contato direto entre aluno e professor. Processo que exige do professor uma parceria indissociável ao aluno em sala de aula, mas vamos falar nesse artigo sobre relato de experiência vivenciado no período de pandemia em que os alunos participavam de aulas remotas.

Desse modo, letramento literário foi vivenciado como uma pratica educativa desenvolvida de maneira virtual com práticas sociais de leitura dentro do contexto real que era isolamento social, possibilitando a aula virtual uma significação das situações sociais.  Pois na sociedade que estamos vivendo as crianças chegam na escolar com diferentes tipos de conhecimento literário, mas que nesse período de pandemia foi algo novo tanto para o professor quanto para o aluno.

Portando nosso trabalho teve como objetivo apresentar reflexões sobre essas novas práticas pedagógicas virtuais relacionando ao processo de letramento literário em tempos de pandemia. Nossa pesquisa teve como primícias observações realizadas na interação virtual em turmas do 9° Ano da Escolha Nilza na cidade de São Bernardo-MA.  Assim, como base para análise nas reflexões temos a aula virtual de leitura e reflexão promovida por dois professores de disciplinas distintas a professora de português e o professor de história.

A atividade realizada com a união dessas duas disciplinas foi baseada no livro O diário de Anne Frank, proporcionando dentro da atividade de leitura diversas ideias sobre a vida retratada por uma adolescente judia que viveu uma parte de sua vida escondida por causa das perseguições nazistas no período da segunda guerra mundial. Nessa atividade foi notório com êxito a relação interdisciplinar entre História e Literatura. De modo que todo percurso literário proporcionou pontos importantes para um trabalho historiográfico.

Como referencial teórico para a pesquisa, nosso aposte teórico para letramento literário com reflexões na formação escolar e social dos alunos, usamos o teórico Rildo Cosson (2006); ainda como referencial teremos Nunes (1993-1994) que contribuirá com as noções de educação a distância, ao modo como aconteceu toda aula sobre o diário de Anne Frank; e Ivani Fazenda (1994) com conceitos sobre interdisciplinaridade no ensino.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

1º ENCONTRO VIRTUAL

As primeiras experiências foram proporcionadas através das observações de como era o trabalho da professora de português. Tivemos reuniões para entendermos como acontecia as atividades pedagógicas no ambiente virtual com os alunos da escola Nilza Coelho, parte das reuniões aconteceram por meio de aplicativos como: WhatsApp, Google Meet e Zoom. Nossa dificuldades nas primeiras reuniões era por que nós alunos da universidade utilizavamos somente o Meet, enquanto a professora da escola básica utilizava o aplicativo Zoom.

No decorrer da organização das atividades estabelecemos juntamente com a professora a utilização de somente um aplicativo que seria o Google Meet e WhatsApp. Nas reuniões a professora forneceu os materiais que estavam sendo utilizados nas aulas, por meio das amostras fornecidas conseguimos visualizar a competência da professora em elaborar e ministrar as aulas de literatura no ensino remoto. Tivemos algumas reuniões no Google Meet, em seguida todas as conversas relacionadas a dúvidas e avisos foram através do WhatsApp.

Durante o processo de observação a professora da universidade nos sugeriu que além da observação tivéssemos uma participação no processo de letramento literário. Dessa forma, foram dadas atividades de participação com os alunos da educação básica, fomos inseridos no grupo do WhatsApp da turma do 9º ano e tivemos uma excelente recepção.

Os alunos no grupo do WhatsApp eram bastantes interessados nas atividades propostas pela professora, estávamos sempre sendo supervisionado como também auxiliados em como agir diante das atividades que aconteciam. Em nosso primeiro contado com o material didático ficamos apreensíveis para entender como acontecia as dinâmicas nas alunas de literatura na modalidade remota, boa parte dos alunos conseguiam acompanhar as atividades virtuais propostas pela professora. Mas havia alguns alunos que não tinham disponibilidade a internet, esse alunos eram submetidos a atividades de entrega e devolução de material na escola. Assim, conseguimos ver a importância da escola nesse processo de letramento literário como diz COSSON (2006):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (124.2 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com