TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE OBS PORTUGUES

Por:   •  9/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.524 Palavras (19 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 19

Beatriz Marucci

Cláudia Regina Soares

Relatório de Observação

Profª Drª Simone Padilha

Cuiabá, 2011


Introdução

Este relatório tem como finalidade apresentar um breve período de observação das aulas de língua portuguesa do 8º e 9º anos, da escola estadual Souza Bandeira, situada na praça dos Viajantes, 214, no bairro Coxipó da Ponte, no município de Cuiabá, entre os períodos de 30/05 a 16/09 deste mesmo ano.


AULA 01/26

8º ano D – 01/06/2011

A aula inicia as 7:19 pois a acolhida foi um pouco mais demorada. A professora pede que eles sentem e já abram os livro didáticos.

Os alunos irão ler um texto chamado “Diário de bordo”, a professora antes de iniciar a leitura explica a diferença entre o diário escrito e o diário virtual. A explicação é interrompida com a chegada de alguns alunos atrasados. Um dos atrasados é Emanuel, que esta bem ativo no momento. A professora retorna as explicações.

Os alunos deverão ler o texto, alguns leem muito baixo e não consigo ouvi-los. Após a leitura a professora explica o texto, mas não interage com os alunos, apenas ela fala. Descubro que o texto é sobre a rotina de um astronauta em órbita.

Os alunos iniciam a leitura do segundo texto: “Charles Darwin”. O texto é bem grande e não consigo ouvi-lo por completo. A professora assim como no outro texto, também explica sem a interação dos alunos.

Após as explicações dos textos a professora fala sobre a produção de texto, os alunos deverão escrever uma página de um diário, deverá ser relatado um fato que eles gostariam que fosse lido no futuro. A professora diz que em um colégio particular que trabalhou, ela propôs uma atividade semelhante, os alunos escreveram cartas que foram lidas 5 anos depois por alunos da mesma série que eles. Os alunos querem fazer a mesma atividade, porém a professora desconversa e o sinal bate.


AULA 02/26

8º ano C – 01/06/2011

A professora inicia a aula falando das diferenças entre os diários virtual e escrito. Um aluno fala que nos blogs as pessoas falam o que querem e nem sempre é interessante. A professora rebate dizendo que tem muito blog com assuntos bem interessantes, mas não dá exemplo de nenhum.

Os alunos iniciam a leitura do texto: “Diário de bordo”, que relata a vida de um astronauta no espaço. Uma aluna não quis ler, a professora não insistiu.

Eles partem para o segundo texto sem que ela explicasse. O texto fala de Charles Darwin e é bem grande.

Após as leituras a professora explica os dois textos, alguns alunos interagem com ela.

A professora propõe então a produção de uma página de um diário, sendo que os alunos deverão relatar algo que gostariam que fosse lido daqui alguns anos. Os alunos se animam e logo começam a fazer, alguns não fazem e a professora chama a atenção deles.

Os alunos que vão terminando levam o caderno para a professora corrigir e dar visto. Nem todos terminam e ela pede que entreguem sem falta na próxima aula.


AULA 03/26

11/08/2011

Não houve aula na Escola, os alunos participaram de uma gincana entre salas em comemoração ao dia do estudante.

AULA 04/26

12/08/2011

Não houve aula na Escola, foi feita uma homenagem ao dia dos pais.

AULA 05/26

16/08/2011

Não houve aula na Escola, devido a paralisação nacional.

AULA 06/26

17/08/2011

Dia de Prova Brasil de Matemática na Escola.


AULA 08/26

8º ano D – 18/08/2011

A professora começa a aula pedindo silêncio e pedindo para que seja feito os exercícios do livro didático, página 84 e 85 e avisa que enquanto eles fazem exercício ela irá corrigir os trabalhos e chamará um por um dos alunos e na sequência começa a chamar os alunos em sua mesa, conforme avisado.

Os alunos alteram entre conversar, ir ao banheiro, levar o caderno para professora e fazer o exercício proposto.

Irritada com o comportamento de uma aluna que estava cantando a professora manda-a mudar de lugar.

O professor do programa 2 º tempo entra na sala para dar um recado e fala sobre um torneio de futsal feminino.

Uma aluna fala uma palavra de baixo calão, a professora ouve e chama-lhe a atenção. A frente tem um aluno tentando equilibrar a caneta com a língua a professora vê e solicita que ele interrompa a ação.

Já quase no final da aula, enfim a professora finaliza as correções e informa os alunos que na data de amanhã quer o trabalho pronto e para os que não fizerem ela mandará recado para os pais, depois ela dá um sermão pela falta de compromisso dos alunos.

A professora reclama que esta com muita dor de cabeça e que é para os alunos diminuírem a conversa.

O sinal bate.


AULA 09/26

8º ano C – 19/08/2011

A professora inicia a aula escrevendo no quadro as palavras:

Aliteração                        metáfora                personificação

Depois explica que essa palavras não são “palavrões” e passa a explicar que cada uma significa, retomando o poema que ela havia passado na aula anterior.

Ao quadro a professora dá exemplo através de frases. Após a explicação ela pede para que abram o livro didático na página 82 que fala sobre figuras de linguagem e passa a ler o que está no livro didático, na sequência pede para que os alunos façam exercícios propostos no livro didático sobre o que acabou de explicar e lembra que os alunos não devem escrever no livro didático e sim no caderno.

Enquanto os alunos fazem o exercício a professora começa a chamar um por um dos alunos para corrigir o caderno e o silêncio que ora fazia se vai em conversas alheias a matéria de português.

Um aluno começa a batucar na cadeira e todos os alunos se incomodam com o barulho e a professora chama-lhe a atenção, este aluno é recorrente em atos que necessitam da intervenção da mestre.

As correções dos cadernos se estendem. Após 20 minutos aproximadamente, encerra-se as correções e a professora vai até os alunos para tirar dúvidas sobre o exercício.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)   pdf (665.6 Kb)   docx (515.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com