TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de portugues

Por:   •  16/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 3

1 / 4

Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicáveis

Administração – 2º/2016 Língua Portuguesa

Alunos: Guilherme Santos e Janaira Barros

Professora: Rosi Araújo

RELATÓRIO ADMINISTRATIVO

Empresa: Barbearia Filizzola

Brasília, 09 de Novembro de 2016

2 / 4

1. Introdução

Este relatório tem como objetivo coletar dados da empresa, Barbearia Filizzola, de forma administrativa, bem como analisarmos como a mesma lida com a Responsabilidade Social Corporativa. Foram feitas perguntas no âmbito do planejamento, liderança, funcionários, concorrência, marketing e objetivos gerais. O relatório estrutura-se em uma série de respostas às perguntas feitas à proprietária da Barbearia, e também com um vídeo, cerca de 5 minutos, com a empresária relatando a origem da empresa, como foi pensada e etc.

2. A Empresa

A Barbearia Filizzola fica localizada no Shopping Pátio Brasil, Brasília – DF, segundo piso, próxima à Livraria Saraiva. A empresa, voltada ao público masculino, tem esse nome por se tratar do sobrenome da proprietária Carla Filizzola, 42 anos, de origem italiana, e surgiu em um momento de vida da empresária em que a mesma estava passando por problemas pessoais e precisava de renda para o sustento da família. Em conversa com uma amiga, que também tem uma barbearia, Carla resolveu abrir o novo negócio. Para tal propósito ela fez várias pesquisas de mercado, na área, e criou uma barbearia incomum das demais, já existentes no mercado. Inaugurada no dia 19 de Janeiro de 2015, a Barbearia Filizzola retrata um ambiente completamente “Retrô”, que vai desde o papel de parede até as cadeiras restauradas. Carla relatou que cada ideia para a criação da empresa foi sua. A empresária relata, também, que todos os produtos cosméticos são importados, um dos motivos da barbearia se destacar das demais, e os profissionais da área, barbeiros, são qualificados e o atendimento é excelente.

Carla relata que para abrir o novo negócio, o investimento foi alto e que o negócio está fluindo, porém com o lucro ainda em baixa, pelo motivo da atual crise que o País está passando. O rendimento mensal chega aos R$ 20.000,00 (vinte mil reais) e a grande parte desse valor é para pagar as contas da empresa que vai desde o aluguel (R$ 9.000,00) até o salário dos quatro funcionários (três barbeiros e uma recepcionista). Para a empresária, a Barbearia ainda não chegou onde ela queria, motivo pelo qual, talvez por detalhes de administração. Carla fala que um dos maiores problemas da barbearia é a mão-de-obra, pois a maioria dos funcionários não tem compromisso com a empresa, e que a rotatividade dos mesmos é grande. Ela não entende tal motivo mesmo pagando os funcionários semanalmente e ainda dando comissões. Para atrair os clientes, a empresária adotou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (63.1 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com