TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO FACNET

Por:   •  14/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.228 Palavras (13 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 13

RELATÓRIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO

FACNET

TAGUATINGA - BRASÍLIA

2015

RELATÓRIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO

FACNET

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Letras do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado I

TAGUATINGA - BRASÍLIA

2015 SUMÁRIO

Ficha do Aluno …………………………………………………………………….…………4

Introdução …………………………………………………………………………………….5

Desenvolvimento das atividades no estágio

Visita…………………………………………………………………………………….…6

Observação e Interação……………………………………….………………….….…7

Regência……………………………………………………………………………….…9

Plano de aula……………………………………………………………………………11

Considerações finais……………………………………………………………………….15

Referencias………………………………………………………………………………….17

Carta de Apresentação (Anexo)…………………………………………………………..18

1. Ficha de Identificação do Aluno

Nome do Estagiário:

RA:

Curso: Letras
Semestre: 4/5°

Ano: 2015
Início do estágio: 30 / 04 / 2015 Término do Estágio: 22 / 05 / 2015

2. INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado tem um significado muito importante no desenvolvimento ensino e aprendizagem do acadêmico, pois, é partilhando a realidade do professor em sala de aula com os alunos que, o futuro educador confrontará as experiências necessárias para exercer sua docência. Durante o Estágio tudo é cuidadosamente analisado, principalmente as mudanças que vem ocorrendo no contexto sociocultural e escolar. É o momento em que estagiários vivenciam as diversas situações do contexto escolar: o trabalho em sala de aula; a interação professor/aluno; os métodos de avaliação do professor; os recursos utilizados pelos professores. É necessário que o estagiário aprenda a observar e identificar os problemas, estar sempre aprendendo e buscando informações, questionar o que encontrou além de buscar trocar informações com professores mais experientes.

De acordo com Francisco e Pereira (2004) o estágio surge como um processo fundamental na formação do aluno estagiário, pois é a forma de fazer a transição de aluno para professor “aluno de tantos anos descobre-se no lugar de professor”. Este é um momento da formação em que o graduando pode vivenciar experiências, conhecendo melhor sua área de atuação. “O Estágio Supervisionado consiste em teoria e prática tendo em vista uma busca constante da realidade para uma elaboração conjunta do programa de trabalho na formação do educador (GUERRA, 1995)”. Este “possibilita ao graduando desenvolver a postura de pesquisador, despertar a observação, ter uma boa reflexão crítica, facilidade de reorganizar as ações para poder reorientar a prática quando necessário (KENSKI, 1994:11 citado por LOMBARDI, 2005)”.

O Estágio Supervisionado do Curso de Letras obedece às determinações legais. Está fundamentado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) Art. 65, Art. 82, Parecer CNE/CP 9/2001 e respectiva Resolução, Art.61 da LDB e outras recomendações do CNE, bem como à Resolução CNE/CP nº 2/fev/2002.

O Estágio Supervisionado da Língua Portuguesa I iniciou dia 30 de Março de 2015 com a visita a escola e as aulas de regência e acompanhamento ocorreram de 01 de Abril a 18 de Maio nas turmas do 6° ao 9°anos do Ensino Fundamental, nos períodos da manhã e tarde, no Colégio Padrão Juvenil – situado na: EQNO 04/06 Área Especial - Ceilândia/Brasília

3.1. Visita à Escola

No decorrer do Estágio Supervisionado I, realizado no decorrer do primeiro semestre do ano de 2015, coube ao e estagiário a observação de aulas em Língua Portuguesa, do ensino fundamental, e estas atividades foram realizadas no Colégio Padrão. A unidade por que fui recebido localiza-se na EQNO 4/6 – Ceilândia - Brasília.

Esta é uma escola estruturalmente organizada, limpa e bem equipada. Compunha-se por dois blocos: o primeiro bloco dando conta das turmas do ensino fundamental, da secretaria, da diretoria e da sala dos professores; e o segundo bloco abrigando as turmas do ensino médio, a biblioteca e uma área comum, com um palco e um pátio. Existiam também, ao fundo da escola, uma quadra poliesportivas além de uma piscina.

Havia na escola uma diretora pedagógica e uma coordenadora pedagógica que coordenavam a equipe de professores. A escola contatava à época com um corpo docente formado por doze professores bem capacitados.

Quanto ao horário de funcionamento, as aulas transcorriam sempre no turno matutino, entre 07h15min às 12h45min, sendo este estendido até as 13h20min duas vezes na semana. O turno vespertino estava sempre reservado à prática de educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (72.9 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com