TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENSINO FUNDAMENTAL II

Por:   •  18/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.578 Palavras (11 Páginas)  •  3.599 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP[pic 2]

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PATRÍCIA B        RA:

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ENSINO FUNDAMENTAL II

Tutor:        

BELO HORIZONTE – MINAS GERAIS.

2017

                       Aluna: Patrícia B.

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ENSINO FUNDAMENTAL II

Relatório de Estágio Curricular apresentado à disciplina Estágio Curricular Ensino Fundamental II, como requisito para aprovação na disciplina.

Tutor (a) Ead:.

BELO HORIZONTE

2017

SUMÁRIO:

Ficha de identificação do aluno

Introdução

Atividades desenvolvidas durante o estágio supervisionado – Ensino Fundamental II

1 - Observação e interação na escola

2 - Entrevista com o responsável pelo processo de ensino-aprendizagem na escola

3 - Plano de aula

Considerações Finais

Referências Bibliográficas

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO

Nome do Estagiário: Patrícia Bernardes Pereira

R.A.:

Curso: Pedagogia

Semestre: 6º

Ano: 2017

Início do estágio: 24/04/2017

Término do estágio: 09/05/2017

Instituição concedente do estágio:

INTRODUÇÃO

O estágio curricular supervisionado no Ensino Fundamental II é uma oportunidade de aprendizagem profissional e social, por meio da participação em situações reais de trabalho pedagógico em suas múltiplas manifestações. O estagio possibilita o conhecimento da realidade, podendo o estagiário experimentar a realidade observada, aprendendo sobre o que esta sendo visto e o modo como as ações são realizadas. Esse conhecimento torna se imprescindível para que o futuro profissional tenha condições de pensar e praticar a atuar de modo mais reflexivo no seu trabalho.

O presente trabalho apresenta um projeto de intervenção baseada na temática “A formação do povo brasileiro”, relatando assim a miscigenação (mistura de povos) e na herança de suas culturas, direcionado aos alunos do 3º ano/9, a fim de que os mesmos conheçam a diversidade da cultura popular. Descreve a itinerante vivencia e a prática pedagógica a partir de historias, vídeos, músicas e rodas de conversas, pois assim é possível construir valores que carregamos a rotina do aluno e o trabalho da professora e a experiência vivida.

A observação e a intervenção permitiram que houvesse uma analise com um olhar mais criterioso, na procura de contribuições que seja essencial para desenvolver os diversos aspectos observados durante o estagio.

Este relatório é composto da descrição das observações e das experiências vivenciadas no período de estágio.

O trabalho de conclusão do estágio curricular supervisionado em Ensino Fundamental II, aqui apresentado foi realizado na Escola Municipal Professora Luiza Maria de Souza. Em uma turma do 4º ano/ 9°, com 22 alunos na faixa etária de oito anos de idade, no município de Ribeirão das Neves/MG, cuja carga horária, totalizou 50 horas, sobre orientação da professora, em concordância com a organização curricular do curso.

Durante este período adquiri experiências e convencimentos que são fundamentais para minha formação como professora, pude participar ativamente com os alunos e uma equipe de professores comprometidos com a educação de nossos alunos.

DESENVOLVIMENTO

 Atividades desenvolvidas no estágio supervisionado – Ensino Fundamental

1 – Observação e interação na escola

 Realizei o estágio curricular supervisionado do Ensino Fundamental II, na Escola Municipal Professora Luiza Maria de Souza, localizada à Rua Padre Eustáquio, nº 142, bairro São José – Distrito de Justinópolis – Ribeirão das Neves – MG oferece a modalidade de Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA, com funcionamento manha, tarde e noite, possui prédio próprio, divididos em dois prédios, interligados por corredores e das alas em anexo, incluindo quadra e estacionamento. Possui um total de quatorze salas de aula, sala dos professores, secretaria, biblioteca, sala de vídeo, sala de reforço escolar, refeitório com cantina, banheiros para os alunos e para os professores.

A escola tem como objetivo proporcionar aos alunos o desenvolvimento de suas potencialidades, como a coordenação motora, expressão corporal, linguagens e acesso aos bens culturais. De essa forma garantir a execução da proposta pedagógica; valorizar as relações interpessoais, cumprir a grade curricular, dias letivo e horas. Promover o preparo, para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

O estágio curricular supervisionado do Ensino Fundamental II, é grande importância para o estudante, através dele é foi realizar observações onde se pode complementar a vida profissional e acadêmica, todo aprendizado durante o estágio é aproveitado, pois o estudante faz associações com o estudado em sala e aprende a rotina da escola, durante o estágio o estudante conhece a realidade da vida profissional na qual escolheu e tem o contato direto.

A observação pode ser vivenciada a partir da concepção da criança, para os professores elas são vistas como um ser social em desenvolvimento, capaz de expressar sentimentos e opiniões sobre fatos e as coisas que a cercam.

Na sala de aula as crianças são estimuladas a se expressar a todo o tempo, nas conversas, nas realizações das atividades.

Essa atitude permite que o relacionamento, professor / aluno promova um ambiente de aprendizado constante, despertando interesse e participação ativa nas atividades propostas.  A professora desenvolve procedimentos em que os conteúdos trabalhados sejam de forma interdisciplinar, contextualizada com a realidade, sócio – cultural da turma, apreciando a cultura local, são realizadas atividades em que essa aprendizagem seja significativa para o aluno. Alguns alunos usam o livro didático, o caderno é de uso constante e freqüente e as atividades xerocadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (153.2 Kb)   docx (129 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com