TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estagio supervisionado Ensino fundamental II

Por:   •  19/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.209 Palavras (5 Páginas)  •  815 Visualizações

Página 1 de 5

Campus Virtual Cruzeiro do Sul

Relatório de estagio supervisionado

Ensino fundamental II

Curso:  Licenciatura História EAD

Instituição: – Cruzeiro do Sul

                                    Nome:

RGM:

5º Semestre

São Paulo 2018

Caracterização da Unidade Escolar

Nome da escola: Escola de Estadual Ruy de Mello Junqueira

Endereço: Avenida dos Metalúrgicos 150 – São Paulo/ SP

Rede de Ensino: Escola Estadual – diretoria de ensino leste 03

Diretor: Rosangela Simões dos santos

Séries observadas: 8º e 9º anos

Descrição da Estrutura Física da Unidade Escolar

A escola que realizei o estágio é uma escola de educação de ensino fundamental II e médio bem organizada, e agradável, tem biblioteca onde também funciona a sala de vídeo quando é preciso usar. Tem quadra de esportes, todas as salas têm ventiladores, um pátio junto com o refeitório dos alunos, a limpeza da escola também é bem organizada. Há uma sala da direção, sala de coordenação onde também atua a mediação. A escola tem o térreo e mais dois andares onde todos andares tem banheiros masculinos e femininos.

Introdução

Este relatório tem o objetivo de documentar  o  processo  de   estágio supervisionado  realizado  individualmente  por  todos  os  alunos  do  curso  de

História (modalidade EAD) da faculdade Cruzeiro do Sul. A minha experiência no decorrer do período, na qual vivenciei na prática  tudo  que  tenho  aprendido  na teoria  com as aulas online e os materiais didaticos.  Apresentar a descrição do local onde foi realizado o estágio, o período de duração e as atividades desenvolvidas.

A  metodologia  utilizada  consistiu  na  observação  da  escola  em  todos  os seus aspectos.  Seja  a  estrutura  física,  a  comunidade  escolar  ou  aulas  ministradas pelos professores.

 

O Estágio é um momento de  fundamental  importância  no  meio  no  processo de formação  profissional, no  qual,  o  acadêmico  tem a  oportunidade  de aperfeiçoar seus  conhecimentos  entre  a  teoria  e  a  prática.  O presente relatório de observação foi  realizado  especificamente  na  disciplina  de  História  do  Ensino Fundamental II  e  tem  como  objetivo  relatar  a  vivência  e   a  prática  de  ensino-aprendizagem docente. Foi analisado, como o professor faz o planejamento de suas aulas, suas  atividades  e  avaliações.   Analisado também, questões como postura, didática, material utilizado, infraestrutura da escola e da sala de aula, e tudo  que  envolve  o  processo  de  ensino-aprendizagem,  inclusive  o comportamento dos alunos.

 

Ainda que a formação adquirida na Universidade  seja de suma importância,  ela não é suficiente  para preparar o formando pra o  exercício da profissão. Então, se faz  necessária  a  inserção  do  aluno  na  realidade  do  cotidiano  escolar  para aprender com a prática dos profissionais da docência. (PIMENTA, 1995).

A observação de que maneira os professores conduz a aprendizagem, como se processa a apreensão do conhecimento pelos adolescentes. Objetiva ainda analisar como é a interação dos alunos com os professores, e dos alunos entre si.  Como o ambiente no cotidiano escolar.

Durante o estágio pude relacionar o conhecer acadêmico com a prática em sala de aula, acelerando a formação profissional, possibilitando perceber as dificuldades e assim buscar aperfeiçoamentos para que possa me tornar um profissional capacitado. A prática não é tão fácil, como às vezes nos aparentam ser nos momentos teóricos que são vivenciados na sala de aula na qualidade de acadêmico. Neste período em que tive que estagiar para cumprir a minha carga horária de 200 horas, deparei-me com situações que me fizeram lembrar de exemplos apresentados teoricamente, então recorri as anotações e livros que muito contribuíram para desenvolver as regências das aulas, que foram espelhadas nas aulas que professores especialistas e mestres, com muita dedicação nos transmitiram, desde o processo de elaboração do Projeto de Estágio ao Planejamento que temos que ter em mãos, na função de infalível instrumento que norteara estas poucas aulas das milhares que estão por vir. No decorrer do processo de estágio supervisionado utilizei diversas metodologias de trabalho, pois tive que me adequar à realidade da escola, exigindo assim metodologia diferente. E é isso que faz do professor um educador, é ele o responsável por orientar essas crianças para a vida, preparando-as para viver em sociedade, que cada vez mais exige muito das pessoas e quem não estiver preparado, dela será excluído. Por isso o professor deve estar capacitado assumindo a sua área, tornando-se assim um profissional preparado para melhor atender os alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (149.2 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com