TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO I

Por:   •  20/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.902 Palavras (16 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO

VITÓRIA CAROLINE FERNANDES DE FREITAS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO I

Relatório Final de Estágio

Orientadora: Dra. Ketilin Mayra Pedro.

BAURU

2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO1

2 APRESENTAÇÃO DA UNIDADE CONCEDENTE2

3 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS.........................................................3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS14,15

5 REFERÊNCIAS16

  1. INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado obrigatório I, realizado pela estudante do 3º Ano de Letras Português – Inglês, Vitória Caroline Fernandes de Freitas foi efetuado durante os meses de outubro e novembro de 2016, na rede pública de ensino.

Esta experiência na gestão e docência tem como justificativa a disciplina Pesquisa da Prática Pedagógica I: Planejamento e avaliação; Objetiva relacionar teoria e prática, da qual é possível vivenciar o funcionamento do administrativo escolar em seus processos burocráticos, projetos, atendimento aos pais e alunos, resolução de problemas referentes às relações internas e externas que se dão no ambiente escolar. E o desenvolvimento das aulas de língua portuguesa no ensino fundamental II, 6º e 7º anos.

É relevante para o graduando realizar o estágio supervisionado, pois ele, durante as observações feitas adquire um novo olhar a cerca do ambiente escolar, de modo a refletir sobre aspectos importantes como o papel da gestão no desenvolvimento dos alunos e a atuação do professor em sala de aula.

1

  1. APRESENTAÇÃO DA UNIDADE CONCEDENTE

 

Localizada no bairro, Parque Boa Vista de Bauru, a instituição estadual de ensino atende a média de 815 alunos, geralmente de classe social baixa das regiões próximas e de outras localidades.

Oferece as etapas de ensino: fundamental II (6 º ao 9º ano) - 12 classes;  total de 339 alunos, no período da tarde. E ensino médio (1º ao 3º ano) – 14 classes; total de 476 alunos no período da manhã.

Quando inaugurada, em 1958, a escola funcionava como extensão de outro instituto de educação, entretanto posteriormente com a lei 9.243 de janeiro de 1966, assinada pelo governador Adhemar de Barros decretou-se a transformação do ginásio estadual em Colégio Estadual com as devidas despesas, as quais foram adequadas.

Atualmente o prédio institucional conta com: 14 salas de aula; 1 sala de reuniões; 1 sala de arquivo; 1 laboratório de informática com 8 computadores (Acessa Escola); 1 laboratório de ciências (física, química e biologia); 1 sala de materiais(arquivo morto); 1 sala de leitura; 1 sala de coordenação; 1 sala de professores; 1 sala de coordenação; 1 cozinha coletiva; 1 sala de direção;1 sala de secretária; 1 sala de livros didáticos(Alunos) 2 banheiros de professor( feminino e masculino); 1 auditório; 1 cozinha; 1 refeitório juntamente com o pátio; 1 cantina; 1 banheiro feminino com 6 boxes; 1 banheiro masculino com 6 boxes; 1 quiosque; 2 quadras sendo uma coberta; 1 elevador.

2

  1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

  1. Atividades desenvolvidas na gestão:

Dentre as atividades desenvolvidas na gestão, estão: leitura e análise do Projeto Político Pedagógico da escola 2014 – 2015 e 2013 – 2014, Normas Gerais de Conduta Escolar, ATA – Conselho de classe e ATPC (Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo), relatórios feitos pela direção, ofícios enviados pela Secretaria da Educação, projeto Ayrton Sena realizado na sala de leitura, acompanhamento da rotina da gestão, observação de conselho de classe, ATPC, reunião de pais e mestres, atendimento da direção aos pais na data da reunião, e torneio de debates e apresentação semana do Hip Hop.

Para descrever o processo observação é importante salientar a função dos cargos existentes na gestão, abaixo descritos:

A diretora é a responsável legal pela instituição de ensino; Assina o caderno de ponto dos professores, administrativo e documentos oficiais enviados pela Secretaria da Educação; conduz o conselho de classe; resolve questões relacionadas a matriculas; atende os pais; conversa com os alunos sobre problemas relatados pelos professores, agentes de organização escolar e coordenadores; presta contas das verbas da escola. A vice- diretora trabalha em conjunto com a diretora nas mesmas funções, porém ela e a coordenadora montam um mapa de cada aluno por bimestre com as faltas, notas, e todos os dados pertinentes ao estudante para ser averiguado no conselho de classe e fazer atendimento aos pais, e quem responde primeiro ás questões descritas acima é a diretora, sendo a diferença entre estes dois cargos públicos a responsabilidade.

O cargo de coordenadora tem as seguintes funções: fazer a ATA do conselho de classe e do ATPC (Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo) bem como conduzir esta última e também montar o mapa de cada aluno por bimestre; averiguar o rendimento dos alunos; atender estudantes com dificuldades de aprendizagem; montar planos adaptados junto aos professores para os alunos com laudo.

3

A mediadora atende os alunos com ocorrência de indisciplina, seguindo as Normas Gerais de Conduta Escolar; organiza palestras; encaminha se necessário o aluno ao conselho tutelar; averigua a frequência do estudante; atende os pais. É um trabalho que gira em torno da conduta do aluno.

A gerente de organização escolar – GOE é responsável pelos processos burocráticos e delegação de tarefas às agentes de organização escolar que trabalham na secretária. Dentre as tarefas delegadas estão: declaração escolar, ficha cadastral dos estudantes, matricula, transferência, abandono, pagamento de funcionários e férias destes, prontuário dos alunos e professores, quadro de funcionários, professores substitutos, e expedientes. (cursos de capacitação aos professores, vídeo conferencia aos coordenadores, licenças Premium)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (183.9 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com