TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA

Por:   •  20/11/2019  •  Resenha  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO MATO GROSSO FACULDADE DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM LICENCIATURA EM LETRAS/INGLÊS

VANESSA STELLA C. SOUZA

RESENHA CRÍTICA

SINOP - MT SETEMBRO/2019

VANESSA STELLA C. SOUZA

RESENHA CRÍTICA

Trabalho apresentado à disciplina de Leitura e Produção Textual I, do curso de Licenciatura em Letras/Inglês da UNEMAT (Campus Sinop - Imperial), como requisito parcial de avaliação.

DOCENTE: TAMIRIS MARQUES ENG WANG

SINOP - MT SETEMBRO/2019

1. DEFINIÇÃO DE RESENHA CRÍTICA

resenha crítica é uma produção textual, por meio da qual o autor faz uma breve apreciação, e uma descrição a respeito de acontecimentos culturais (como uma feira de livros, por exemplo) ou de obras (cinematográficas, musicais, teatrais ou literárias), com o objetivo de apresentar o objeto (acontecimento ou obras), de forma sintetizada, apontando, guiando e convidando o leitor (ou espectador) a conhecer tal objeto na integra, ou não.

2. FUNÇÃO DA RESENHA CRÍTICA

A ideia é ressaltar pontos positivos e negativos, de modo que futuros consumidores possam decidir se querem – ou não – se aprofundar naquilo. Deve-se interagir com o tema e apresentar questionamentos neutros sobre a temática, para que o leitor da resenha tenha sua opnião conforme suas escolhas.

3. OS MEIOS DE USO DA RESENHA CRÍTICA

Conforme JOSE AUGUSTO DRUMMOND, em seu artigo sobre resenha crítica, apresentado para o Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília; uma resenha crítica deve ser escrita para um leitor “imaginário” e desconhecido que, em princípio, pouco ou nada saiba sobre o texto, o autor ou os assuntos do texto em pauta, mas que pode ou deve vir a se interessar pela obra. O resenhista deve supor que haja muitos leitores bem informados sobre o livro, mas a resenha nao deve ser escrita só para eles. Deve, por isso, evitar uma parecxiação demasiadamente técnica, voltada só para iniciados no assunto.

4. A ESTRUTURA DA RESENHA CRÍTICA

Como qualquer trabalho acadêmico, devendo obedecer a uma formatação padrão, seguindo as normas propostas pela ABNT.

Não há uma regra referente a quantidade de parágrafos dentro do texto, mas trabalhos acadêmicos devem ter no mínimo de seis a dez parágrafos, os verbos nao devem ser escritos em primeira pessoa. A esttrutura da resenha crítica compreende sete caraterísticas as quais serão elucidadas a seguir.

 4.1. IDENTIFICAÇÃO

É indispensável que conste na resenha crítica os dados bibliográficos do livro ou artigo que será resenhado.

4.2. APRESENTAÇÃO

 Onde acontece a apresentação do assunto para o seu leitor, abordando os principais aspectos que serão contemplados ao longo do texto.

4.3. DESCRIÇÃO DA ESTRUTURA

Nessa parte foca-se na divisão em capítulos e em seções, foco narrativo e o número de páginas do texto em sua versão integral, tratando mesmo da parte estrutural do tema.

 

4.4. AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO

Uma boa resenha apresenta um desenvolvimento que gira em torno de três a cinco parágrafos, o que é suficiente para sintetizar o texto fonte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (64.9 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com