TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA

Por:   •  3/5/2015  •  Resenha  •  1.537 Palavras (7 Páginas)  •  589 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ

INSTITUTO DE ESTUDOS DO XINGU

PROFESSOR: CARLOS AUGUSTO COSTA CARNEEIRO

DISCIPLINA: CULTURA BRASILEIRA

NUCLEO: CULTURA, EDUCAÇÃO E ESCRITA/FORMAÇÃO BÁSICA

CARGA HORÁRIA: 68H                        SEMESTRE:

ALUNA (O): MARLY SILVA ARAUJO         MATRÍCULA: 201441101080

RESENHA CRÍTICA

MODO DE NAVEGAÇÃO SOCIAL: MALANDRAGEM E O “JEITINHO”.

DAMATTA, Roberto. O que faz o brasil, Brasil?. Rio de Janeiro: Editora Rocco. 2001. Capitulo 7 – O modo de navegação social: a malandragem e o “jeitinho”.

1.  CREDENCIAIS DO AUTOR

            Graduação e Licenciatura em História pela Universidade Federal Fluminense (1959 e 1962). Curso de Especialização em Antropologia Social do Museu Nacional (1960); M.A e Ph.D em, respectivamente, 1969 e 1971 pelo Peabody Museum da Universidade de Harvard. Foi Chefe do Dept. de Antropologia do Museu Nacional e Coordenador do seu Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (de 1972 a 1976). É Professor Emérito da Universidade de Notre Dame, USA, onde ocupou a Cátedra Rev. Edmund Joyce, c.s.c., de Antropologia de 1987 a 2004. Atualmente é Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Realizou pesquisas Etnologicas entre os índios Gaviões e Apinayé. Foi pioneiro no estudo de rituais e festivais em sociedade industriais, tendo investigado o Brasil como sociedade e sistema cultural por meio do carnaval, do futebol, da música, da cidadania, da mulher, da morte, do jogo do bicho entre outras categorias.

  Obras: Índios e castanheiros (com Roque de Barros Laraia) – 1967 ,Ensaios de antropologia cultural – 1975, Um mundo dividido: a estrutura social dos índios Apinayé - 1976 (em inglês, 1982) , Carnavais, malandros e heróis - 1979 (em francês, 1983; em inglês, 1991) Universo do carnaval: imagens e reflexões – 1981 Relativizando: uma introdução à antropologia social, 1981 O que faz o brasil, Brasil? – 1984 A casa e a rua: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil - 1984 (em 2000, foi lançada a 11ª edição) Explorações: ensaios de sociologia interpretativa – 1986 Conta de mentiroso: sete ensaios de antropologia brasileira – 1993 Torre de Babel: ensaios, crônicas, críticas, interpretações e fantasias – 1996 Águias, burros e borboletas: um ensaio antropológico sobre o jogo do bicho – 1999 Profissões industriais na vida brasileira – 2003 Tocquevilleanas, notícias da América – 2005 A bola corre mais que os homens: duas Copas – 2006 O que é Brasil? – 2007 Crônicas da vida e da morte – 2009 Fé em Deus e pé na tábua – 2010, Além de sua obra em livro, DaMatta tem centenas de artigos e ensaios em revistas científicas e coletâneas, bem como verbetes em dicionários e enciclopédias, no Brasil e no exterior, publicados a partir de 1963. Mantém uma coluna semanal no O Globo, do Rio de Janeiro.

2. RESUMO DO CAPITULO

No capitulo 7º da pagina 92 a 105 , trata sobre “o modo de navegação social; a malandragem e o jeitinho”, nesse contexto onde o autor explicita algumas situações típicas no cotidiano do brasileiro e parte para a analise dos elementos que compõem essas praticas brasileiras.


             O texto “Jeitinho Brasileiro” traz uma reflexão sobre a origem de praticas cotidiana nem sempre éticas dentro da sociedade brasileira. E nesse contexto passou a exercer influencias significativas em todos os seguimentos sociais dos brasileiros onde as formalidades são postas de lado dando lugar aos favores, paternalismo, e gerando vantagens para aqueles que o pratica, pois ao agradar e demonstrar “afetividade” o beneficiado passa a ter um olhar de gratidão. E diante do exposto é evidenciado que essa pratica assume também um papel de controle social baseado quase sempre na competição. Por vezes mascara a faceta dos interesses próprios de um individuo tornando-o controlador e isso gera também competição do jeitinho brasileiro.

        O texto esclarece ainda que o jeitinho brasileiro funciona como uma espécie de saída criativa, rápida, sem burocracia, de certa forma, “por baixo dos panos” para beneficiar aqueles que não têm acesso ao poder para resolver seus problemas do cotidiano. É perceptível ainda que essa prática é bem antiga, e bem utilizada por aqueles que não querem passar pelas formalidades por considerarem demoradas ou de impossível a resolução de seus problemas. 

         Nesse sentido gera problemas devido à busca por soluções pessoais e não coletivas um resolve seu problema e o resto fica no prejuízo devido a priorização pela pessoalidade, ou seja, o grande valor atribuído à pessoa, sendo que o pessoalmente é priorizado e o coletivo  esquecido. Então essas praticas negam o direito a resolução de situações social e  ocasionam  falta de ética, as vezes até de moral devido deixar um grande publico se dando mal enquanto é beneficiado uma minoria privilegiada e os problemas de muitos se arrastam sendo ou não resolvidos a longo prazo. Ainda no texto esta explicito que na historia do povo brasileiro em todos os aspectos se observa que desde as questões econômicas até as questões políticas e morais são resultados ainda de um Brasil colonizado onde os colonizadores se aproveitavam do poder para “resolver situações complicadas”, e desde então essa pratica social se alargou conquistando grande espaço e caracterizando o perfil comportamental social dos brasileiros.
        DaMatta, explica que esse comportamento brasileiro faz parte do processo de obter sucesso nos vários seguimentos, e que apesar de as vezes serem praticas contrárias as leis, normas, regras e ordens não pode ser confundida com corrupção, para o autor  o jeitinho brasileiro é uma concessão sem fins monetários, e sem preconceito de classe social, “qualquer um que precise”,pode ser beneficiado, é portanto um mecanismo de controle social socialmente construído.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (152 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com