TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Estagio Educação Infantil

Por:   •  3/10/2013  •  2.865 Palavras (12 Páginas)  •  4.382 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .......................................................................................................05

2 A ESCOLA ESTAGIADA E OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL ...............06

2.1. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA......................................................06

2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO...............................................07

2.3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO – EDUCAÇÃO INFANTIL.............................................................................................09

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS ...................................................................................14

REFERÊNCIAS..........................................................................................................15

1 – INTRODUÇÃO

O presente Estágio de Educação Infantil consiste em ações que envolvam a ludicidade no desenvolvimento das crianças na Educação Infantil. Tem como objetivo observar e analisar o processo de ensino com as crianças de 4 a 5 anos de idade. Pretende-se através dele, conhecer as especificidades do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil, onde estaremos observando, participando e planejando ações que passam auxiliar o professor regente a solucionar possíveis dificuldades.

Objetiva-se também, articular a teoria e a prática, utilizando para sua elaboração o material de apoio, e os conhecimentos obtidos nas disciplinas da UTA de Infância e Ludicidade na qual estão contidas as disciplinas de: Metodologia do Ensino da Literatura Infanto-Juvenil, Ludicidade, Fundamentos da Educação Infantil, Metodologia e Procedimentos na Educação Infantil e Pesquisa e Prática Profissional na Educação Infantil.

O presente Estágio de Educação Infantil foi realizado na Escola Rural Municipal Miguel Adur Filho, a fim de que possamos utilizar os conhecimentos obtidos na prática, pois com os alunos vivenciamos no Estágio situações semelhantes a que vamos enfrentar na prática profissional.

Este Estágio tem por objetivo registrar às 40 horas da grade do curso, em uma turma de Jardim III, em uma faixa etária de 4 a 5 anos. O principal objetivo a ser alcançado, é vivenciar situações que possibilitem relações entre a teoria e a prática, bem como reflexões a cerca do processo de ensino/aprendizagem. O Estágio é importante para minha formação porque é uma forma de colocar em prática a teoria até então estudada, também de vivenciar a real situação educacional.

No desenvolvimento do referido Estágio, pode-se notar que educar é um ato de amor. É ter coragem de criar, errar, fazer, inventar, é reinvindicar, não podemos colocar barreiras antes de estimular capacidades.

Esse trabalho é um exercício de pesquisa, exige investigação exploratória, acerca do lugar e das pessoas que integram no momento do Estágio, por se tratar de teoria e prática, requer muito estudo.

Ainda neste Estágio, caracterizamos a instituição, a turma estagiada e a descrevemos as atividades realizadas no Estágio de Educação Infantil.

2. A ESCOLA ESTAGIADA E OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

As brincadeiras de faz-de-conta e os jogos propiciam a ampliação dos

conhecimentos infantis por meio da atividade lúdica, são sem dúvida atividades

muito importante na educação, pois é nas atividades lúdicas que promovem a

imaginação e, principalmente, as transformações do sujeito em relação ao seu

objeto de aprendizagem.

Segundo Rau, (2011, p. 31):

A ludicidade se define pelas ações do brincar que são organizadas em três eixos: o jogo, o brinquedo e a brincadeira. Ensinar por meio da ludicidade é considerar que a brincadeira faz parte da vida do ser humano e que, por isso, traz referenciais da própria vida do sujeito.

No brincar, o conhecimento de si mesma, os papéis sociais

evidenciados, o envolvimento com parceiros e a característica prazerosa contida

no jogo e brincadeiras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com