TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estagio Educação Infantil

Por:   •  22/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.188 Palavras (5 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 5

IDENTIFICAÇÃO DO ESTÁGIO

 Curso: pedagogia

Instituição: cruzeiro do Sul - unicid

Nome: Renata Miranda de Souza

Rgm: 20098405

Disciplina: estagio supervisionado educação infantil

Ano/semestre de realização do estágio: 2019/01

Nome da escola:

Endereço

Dependência administrativa: publica

Diretoria/ secretaria de ensino a que está vinculada: prefeitura municipal de Boituva

Ano (s) e nível (eis) escolar (es) observado (s): berçário 2

Estrutura da escola: limpeza consta com duas pessoas para tal função; sala organizada: vários brinquedos; em ventilada; tem som, cds, dvds, tuneis, iluminada.

A escola tem excelente estrutura para receber as crianças, solário para atividades ao ar livre, banheiro com banheiras para o banho.

INTRODUÇÃO

Realizei estágio na escola CEI....................., foi uma oportunidade de vivenciar aquilo que estamos aprendendo na faculdade, de refletir sobre as práticas que queremos para o nosso futuro e quais formas temos que agir com as crianças.

A escola fica situada na Rua .........

O estabelecimento de ensino é composto por uma equipe pedagógica, estudam cerca de 40 alunos nos dois períodos, matutino e vespertino, atendendo a Educação Infantil de 1 ano a 03 anos. Na escola contém 02 salas de aula amplas e arejadas e 2 salas menores, onde todas são direcionadas para a Educação Infantil, cada sala têm armários, 2 salas com mesa para a professora, o mobiliário é de acordo com a faixa etária dos discentes, tem 01 sala e um banheiro para os professores, 03 banheiros para os alunos, 01 pátio, não possuem rampas para acesso a pessoas com deficiência, 01 sala para diretor, 01 refeitório, 01 dispensa, 01 depósito de materiais de limpeza. A escola possui recursos necessários que auxiliam no desenvolvimento de aprendizagem, tornando as aulas mais atrativas para os alunos.

A turma observada foi a do período da tarde, crianças de 1 ano a 1ano e 6 meses. Nas paredes da sala ficam expostos alguns trabalhos feitos pelas crianças, tem jogos pedagógicos e brinquedos adequados para eles.

Esses espaços favorecem o desenvolvimento de autonomia da criança, o espaço escolhido pelo professor onde as crianças podem realizar atividades em grupos ou individualmente. Elas têm a oportunidade de brincar de diferentes maneiras, contribuindo para o desenvolvimento da imaginação, linguagem e socialização.

O professor sempre atendendo a demanda das crianças, sempre trazendo atividades para que se desenvolva em relação ao físico, psicológico e pedagógico, também existe bastante cuidados com as crianças em relação a higiene e saúde.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Ao chegar na escola, fui muito bem recebida por todos, em sala de aula foi mais lindo ainda, as crianças vinham me receber sempre com um sorriso, abraço ou com beijo, a professora me apresentou e fizemos uma roda de música e contação de história ,me apresentei para as crianças, brincamos com as bolas,garrafas sensoriais,tuneis,jogos de encaixe ,pedi para a professora apresentar  todas as crianças ,com nomes e idades de cada um, e um pouco da história da criança e sua família, montamos o quadro de chamadas e de aniversário. Durante as minhas observações, percebi que eles ficaram atentos em todos os conteúdos abordados pela professora Rose, realizaram as atividades, a maioria ainda tinha medo de algumas atividades como por exemplo,pintar as mãos, mexer em areia ,pedras, algum material áspero, mais eles foram aprendendo com o tempo que as atividades eram legais e começaram a gostar quando ela pegava as tintas ou algum material sensorial, participam de todas as atividades propostas pela professora, muito lindo de ver a evolução de cada criança, sempre que a professora precisava de mim, eu atendia conforme suas colocações, auxiliava na parte de cuidados higiênicos, na hora da alimentação e em algumas atividades ao ar livre, como fazer os obstáculos junto com os túneis.

Observamos através dos olhos das crianças o quanto se sentiam felizes pela descoberta do novo aprendizado. Dessa forma:

O olhar dos alunos eles dizem, com absoluta naturalidade, sobre

o andamento de tudo. Aprenda a ler seus olhos os olhos dos seus

alunos são espelho de branca de neve: dizem tudo o que você

perguntar. Não estamos entendendo, não tenho interesse estou

adorando, você fala alto demais, não estou ouvindo. (KARNAL,

2012, P.22)

CONSIDERAÇÃO FINAIS

O que pude perceber é que o estágio é o maior contato com as escolas, pois chegamos ansiosos, com medo e cheios de expectativas, ao longo do estágio e com a convivência entre as crianças e professores, esses sentimentos vão passando e dando lugar a confiança.

Com o estágio vamos aprendendo sobre como resolver alguns problemas e tomar decisões corretas sobre os dilemas que existem nas escolas e embora algumas só possa ser constatadas com um certo tempo, mesmo assim ficamos com a sensação de satisfação, fazendo a coisa certa e assim desenvolver os saberes docentes necessário no momento.

Por fim, a realização do estágio se tornou muito importante para minha formação profissional na área de educação, pois somente com a parte teórica não conseguiria analisar o contexto do que é vivenciar num espaço educacional, analisando os problemas diários e a realidade escolar. Também observei o quão importante para os professores se manterem atualizados e informados para conseguir acompanhar a geração que estão vindo agora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (56.9 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com