TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio estagio educaçao infantil

Por:   •  26/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.841 Palavras (16 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

 [pic 2][pic 3]

EDUARDA CABRAL

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR EM PEDAGOGIA I – EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 4]

[pic 5]

EDUARDA CABRAL

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR PEDAGOGIA I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular em Pedagogia – Educação Infantil no curso de Pedagogia.

Orientador(a): profª. Ma. Lilian Amaral da Silvia Souza.

Tutor Eletrônico: Jaqueline Rodrigues Carvalho.

Tutor de Sala: Carine Kluge.

Caxias do Sul

2019


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE  ESTÁGIO        4

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        6

ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE        9

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        11

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        13

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        19

CONSIDERAÇÕES FINAIS        20

REFERÊNCIAS .....................................................................................................................21

INTRODUÇÃO

     

  O estágio é de extrema importância para o desenvolvimento da aprendizagem do aluno, porque tem como objetivo oportunizar vivencias na prática de conteúdos acadêmicos, propiciando então, a aquisição de conhecimentos e atitudes. Realizado por um período estipulado, na Escola de Educação Infantil Ursinho Pimpão.

       A responsável pela escola foi de grande receptividade no momento em que a estagiária chegou acompanhada do documento Carta de Apresentação para um possível diálogo.

       Logo após essa breve apresentação, surgiram questionamentos das duas partes sobre o que iria de fato ser feito na escola. Depois de cessar todas as dúvidas foi então acordado como ia ser  o processo de estágio na mesma.

       A responsável pela escola acompanhou a estagiária para que a mesma conhecesse todos os espaços internos, externos, professores, funcionários e alunos.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE  ESTÁGIO

       A escola contempla um espaço interno e externo muito bom, tendo um total de oito salas contando com a dos professores, um refeitório, dois banheiros destinados às crianças e mais dois destinados aos professores e funcionários.

Duas para o berçário, uma onde a professora aplica as atividades e cuidados com as crianças e outra ao lado onde ficam os berços  para que haja o momento do sono das mesmas.

       Nesta turma do berçário atualmente tem um total de oito crianças de nove meses até um ano e onze meses. Essas crianças ficam sob responsabilidade da professora regente e uma auxiliar.

       A próxima sala é a do maternal onde tem uma professora regente e doze alunos com uma faixa etária de dois anos até  dois anos e onze meses.

       Seguindo com a divisão da escola, temos a outra sala onde se encontra a turma do pré onde tem um total de dezoito crianças que estão sob a responsabilidade de uma professora regente.

       Na escola encontra-se mais uma sala ampla onde as crianças que ficam o dia todo na mesma, dormem; outro espaço é o de recreação onde as crianças têm aulas de dança e também podem ter o momento recreativo em dias de chuva, por exemplo. Na instituição também tem uma “Sala de Vídeo” onde as crianças vão para assistir filmes.

       A área externa é contemplada por um grande pátio, metade gramado, onde se encontra um playground e a outra metade calçada com alguns canteiros com flores, árvores e arbustos. No mesmo ambiente a escola tem uma hortinha que foi cultivada juntamente com os alunos.

       Na observação participativa a estagiária pode presenciar de perto a rotina dos alunos partindo do horário determinado para estar na escola. A partir do momento em que a estagiária chegava na escola, às 14:45 eles estavam no meio do lanche, que se iniciava às 14:30;

       Após o lanche eles tinham das 15:00 às 15:30 o recreio lúdico;

       Das 15:30 às 16:00 atividades pedagógicas (contação de histórias, jogos, etc);

       Das 16:00 às 16:10 higiene;

       Das 16:10 às 16:30 pré-janta;

       Às 16:30 acontece a higiene e a escovação e após isso as crianças tem atividades dirigidas.

       A estagiária pode observar que a relação dos professores e funcionários com as crianças é bastante harmoniosa, composta de respeito e muito afeto. Observou também um cuidado especial com a limpeza e organização da escola como um todo, desde banheiros, salas e até o pátio.  

 

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO

Diário de observação nº 1 e 2.

Escola: Escola de Educação Infantil Ursinho Pimpão.

Data: 09/04/2019 e 10/04/2019.

Hora de início/término da observação: 14:45 ás 18:45.

Professor(a) regente: Bruna.

Turma: Berçário.

Estagiário: Eduarda Cabral.

       Ao entrar no bercário a professora regente deixou a estagiária a vontade para que conhecesse as crianças e a sala. A mesma observou que o espaço era amplo e muito bem cuidado, pode observar também que na sala havia uma televisão, um tapete de tamanho médio e acolchoado e almofadas num espaço no chão; na mesma encontrava-se um espaço cercado, onde havia o trocador, fraldas, lencinhos e pomadas. Nesta mesma sala ainda havia cadeirotes para as refeições e alguns brinquedos correspondentes a faixa etária dos alunos que ali estavam (9 meses até 1 ano e 11 meses).
      No momento em que a estagiária chegava no berçário, a professora regente estava terminando de realizar as trocas das fraldas; logo em seguida já chegavam as mamadeiras dos alunos para que fizessem essa refeição e então dormissem o sono da tarde, neste meio tempo a professora aproveitava o momento mais calmo para olhar as agendas, para se certificar se havia ou não recados das famílias e também para fazer suas anotações diárias.
      Depois que os bebês acordavam a professora lhes oferecia o lanche, depois começava a sua atividade pedagógica, após o término da atividade a mesma conferia as fraldas novamente e logo após preparava os alunos para a pré-janta; posteriormente ela começava com a higienização dos alunos, já lhes organizando para a hora da volta pra casa.
      Nesses dois dias a estagiária pode observar que a relação professor\aluno na turma do berçário é repleta de cuidado e afeto, pois a regente está lidando com bebês, que ainda não tem noção do que se trata a escola e a convivência com outras pessoas, logo não entendem estarem longe dos pais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)   pdf (217.1 Kb)   docx (91.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com