TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO ESTAGIO EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  25/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  6.096 Palavras (25 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1        DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        7

2        CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        9

3        PROGETO POLITICO PEDAGÓGICO        10

4        DIARIOS DE OBSERVAÇÃO        19

5 PLANOS DE AULA ..............................................................................................20

6 DIARIO DE REGÊNCIA........................................................................................33

7 CONSIDERAÇÕES FINAL....................................................................................36

8-REFERÊNCIAS.......................................................................................................37 


INTRODUÇÃO

O presente relatório tem como objetivo documentar as experiências do estágio no ensino fundamental, onde é colocado em pratica tudo que foi aprendido na teoria. Um dos objetivos do estagio é observar, organizar e aplicar as aulas planejadas pelo acadêmico. O estagio é fundamental na formação acadêmica, pois serve como ligação de teoria e pratica, então cabe ao estagiário estar apto a realizar e dedicar-se para a aquisição de experiências e práticas exigidas em sua vida profissional.

A importância do estagio para o futuro educador é significativa, pois este momento relacionou a teoria com apática compartilhando o conhecimento e recebendo,

o desenvolvimento de cada processo vivenciado no estágio.

O presente relatório é composto de 150 horas exigidas no estágio obrigatório curricular, onde 75 horas exercidas na Escola municipal de ensino fundamental Cetim Neusa Goulart Brizola, Por tanto se dá um total de regência 75 horas, sendo 9 dias de aulas ministradas e supervisionadas pela professora regente do campo de estágio,  os objetivos foram alcançados de forma positiva , pode –se observar o desenvolvimento de cada aula ministrada as atividades planejadas e executadas pelo acadêmico é de sua responsabilidade, mas sempre seguindo o que esta sendo solicitado no currículo escolar, tendo assim um entrosamento com os professores regentes e demais orientador do estagio pois o mesmo tem o papel de proporcionar aos alunos a oportunidade de produzir e se apropriar de todas as informações e etapas que a educação oferece.


  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

       A Escola municipal Cetim Neusa Goulart Brizola, esta localizada na A.V Presidente Vargas, nº 935; Piray; São Borja. A escola fica em uma rua pavimentada próximo ao antigo trilho do trem e a três quadras do hospital. Mantida pela prefeitura municipal tem no total - 37 funcionários, 01 diretora, 01cordenadora, 18 professores, 09 monitores, 04 funcionárias para serviços gerais, 01 secretaria, 03 cozinheira, pois é uma escola de turno integral com oficinas em contra turno. Com 12 salas de aulas sendo 04 salas para as oficinas de informática, apoio, artes, esportes e vídeos, 01 refeitório, 01 secretaria, 01 cozinha, despesa, 01 almoxarifado, 01 lavanderia, 01 biblioteca, 04 banheiros sendo 01 para professores, um adequado á alunos com deficiência ou mobilidade reduzida e um para educação infantil, banheiro equipado com chuveiro, 01 biblioteca, 01 sala da diretora, 01 sala do AEE (Atendimento Educacional Especializado), quadra descoberta.

Criada sobre o decreto nº 1.381 de 13/02/78 atua sobre a lei municipal nº4196de 03/03/2010 inscrita no CNPJ: 92.892.371/0001-43.

Infraestrutura da escola:

  • Alimentação escolar para os alunos
  • Água da rede pública
  • Energia da rede pública
  • Fossa
  • Lixo destinado à coleta periódica
  • Acesso à Internet

Escola equipada com:

  • TV em cada sala de aula
  • DVD em cada sala de aula
  • Copiadora
  • Impressora
  • Aparelho de som
  • Ar-condicionado individual
  • Projetor multimídia (Datashow)

          As turmas têm entre 20 e 23 alunos com matérias didáticos disponíveis na escola as salas são decoradas por seus professores, nas salas onde os alunos passam o dia cada aluno tem seu colchonete e travesseiro para a hora do soninho, todas as salas bem decoradas e receptivas para seus alunos.

 

        1-2 ENTREVISTA COM O PROFESSOR

Em conversa com a professora ALESSANDRA SAURESSIG KOWAS formada em pedagogia e com pós-graduação em educação física conversamos em que documentos se baseia para o seu planejamento  A LDB, as PCN's, a BNCC e o PPP regem o planejamento e organização escolar.

A Lei de Diretrizes Básicas tem como objetivo principal atuar como um mecanismo instituído pela Constituição Federal de 88 com o intuito de organizar o espaço escolar fornecendo estrutura para sua manutenção e criação de programas.

A partir das LDB podemos ver a formação dos Parâmetros Nacionais Curriculares, as Bases Comuns Curriculares e até mesmo o Projeto Político Pedagógico, 3 esferas entre outras que tem como principal objetivo promover mudanças e acesso no setor da educação, sendo uma evolução constante que a LDB vem trazendo consigo desde sua criação.

Por fim, a didática pode ser entendida a partir da técnica que um educador apresenta em sala de aula, este que deve ter o compromisso de se pautar em práticas pedagógicas promovendo auxílio na formação dos indivíduos os preparando para a sociedade visando a transformação social.

 


  1. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A escola conta com uma boa estrutura física para as crianças matriculadas, a escola tem doze salas de aula, quatro banheiros sendo um para as crianças com necessidade especiais, um para alunos e um para professores e funcionários, cozinha, refeitório, sala de direção. Todos bem estruturados atendendo as normas para o bom funcionamento da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.7 Kb)   pdf (293.2 Kb)   docx (250.2 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com