TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório estagio Educação Infantil

Por:   •  5/6/2019  •  Monografia  •  3.653 Palavras (15 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

Universidade de Uberaba - UNIUBE

CURSO DE PEDAGOGIA

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

Barbacena

2018

 KÁTIA REGINA COUTO RODRIGUES

1109950

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

Relatório elaborado como requisito parcial para aprovação na disciplina ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E GESTÃO do curso de PEDAGOGIA da Universidade de Uberaba - UNIUBE.

Professor-tutor on-line: Neusa Abadia Gomes Andrade.

Barbacena

2018

SUMÁRIO

  • INTRODUÇÃO        03
  • DESENVOLVIMENTO        

A Escola e sua História        04

A Prática do Projeto Político Pedagógico no cotidiano da escola        06

Identificação do espaço de atuação do gestor        08

Os espaços das salas de aula        09

Planejando e exercendo a docência na Educação Infantil        10 

Pensando a avaliação e/ou avaliando o exercício da docência        12

  • CONSIDERAÇÕES FINAIS        14
  • REFERÊNCIAS        17


INTRODUÇÃO

[pic 2]

      [pic 3]

Este relatório de estágio do curso de pedagogia à distância da Universidade de Uberaba – UNIUBE trás como objetivo elencar o processo de desenvolvimento do estágio realizado na Escola Municipal “Lia Salgado” situado na Rodolfo de Abreu, 59 – Bairro Padre Cunha, em Barbacena – MG.

Foi através da observação pude fazer uma análise com um olhar mais criterioso, procurando contribuições essenciais para o desenvolvimento deste relatório. No decorrer do estágio usei como fonte de pesquisa o Projeto Político Pedagógico, o Regimento Escolar assim como entrevistas cedidas pelos colaboradores.

Busquei apresentar fatos que relatam a importância para nós futuros professores, considerei um espaço cheio de possibilidades de inovações entre a prática e a teoria, permitindo a socialização dentro de um espaço escolar, visto que o curso de Pedagogia da UNIUBE apresenta um currículo muito teórico, mas que também nos oferece a oportunidade de vivenciar a prática nas redes estaduais e municipais de educação.

Até o momento foi um dos períodos mais ricos e prazerosos com aprendizagens significativas e também de auto avaliação, pude perceber que por meio das observações feitas por mim e das conversas com os colaboradores que os estágios são eixos centralizadores na formação do futuro professor, que é o sujeito que tem nas mãos uma responsabilidade gigante que é a formação da qualidade pratica do aluno.

DESENVOLVIMENTO

A escola e sua história

A Escola Municipal Lia Salgado foi criada pelo Decreto nº.5851 de 10 de agosto de 1960, publicado no MG em 11/08/1964, onde funcionou até a metade do ano de 1968, sendo transferida para a Rua General Osório, nº. 31- Bairro São Geraldo com o nome de Escola Estadual Lia Salgado, permanecendo ali até 21/12/1982. Em 22/12/1982 passou a funcionar novamente na Rua Rodolfo de Abreu, agora no nº. 59, onde continua cumprindo seu papel. Em 23/01/1996 a escola deixou de pertencer a Rede Estadual de Ensino, através do Programa de Municipalização passou a ter como entidade mantenedora a Prefeitura Municipal de Barbacena, sendo a primeira escola a ser municipalizada na região, passando a denominar-se Escola Municipal Lia Salgado.

Neste estágio tive como orientadora a professora Márcia que através de seu conhecimento se faz uma agente de transformação social, proporciona aos alunos segurança e acolhimento fazendo com que todos se sintam amados e respeitados. Trabalha com a metodologia de que cada aluno é considerado um sujeito único e ativo. Suas atividades propõem aos alunos momentos para expressarem seus pensamentos através de diversas linguagens. As atividades realizadas pelos alunos ficam expostas dentro da sala em um varal no canto de uma parede e todos os dias se reúnem em grupos ou até mesmo individualmente para criar imaginar e fantasiar, brincar de diferentes maneiras, contribuindo para seu aprendizado.

A rotina diária da sala de aula é estabelecida pela professora no começo da aula, na roda de conversa, é feita uma oração e logo depois são ditas as atividades que serão realizadas no dia, uma vez por semana tem atividade no parque externo (onde ficam os brinquedos maiores e o tanque de areia) e atividades dirigidas.

O estágio teve a duração de 120 horas. A proposta da disciplina é que o estudante orientado pela professora participe de todas as realidades de uma sala de aula. Meu espaço de estágio foi o nível infantil, turma do 2º período com aluno na faixa etária entre 05 e 06 anos. Participei de todas as atividades que compõe a rotina desta turma, quando iniciei o estágio elas estavam terminando uma atividade na qual a mãe e o pai de cada criança os levavam a feira para conhecerem de perto os legumes, verduras e frutas. O que mais me encantou na instituição e no estágio foi perceber a criança como sujeito ativo no processo de formação.

A prática do projeto político pedagógico no cotidiano da escola

A proposta da escola fundamenta-se na construção de um conhecimento que não é pronto e acabado, mas que está em permanente avaliação e reformulação de acordo com os avanços da educação e dos principais paradigmas educacionais da atualidade, acredita que a construção da educação inclusiva deve manter suas bases no segmento da Educação Infantil, buscando a valorização das diferenças humanas, preparando os alunos para o futuro ensinando lhes desde já o respeito a limitação de cada pessoa.

A Escola Municipal Lia Salgado é um estabelecimento de ensino especifico de Educação Infantil – Pré Escola, conta com aproximadamente 310 alunos, estes de diversos locais da cidade, sendo na maior parte alunos do próprio bairro e bairros vizinhos. Cerca de 90% das famílias são carentes e de baixo nível social, econômico e cultural.

O Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola define como como ideal a implantação de um processo de transformação das escolas comuns, incluindo cada vez mais alunos com mais diversidade de características, condições e necessidades de atenção especial, tem em como objetivo subsidiar a realização do trabalho educativo com o intuito de direcionar as atividades a serem desenvolvidas por professores e profissionais que atuam junto aos alunos da escola proporcionando uma educação de qualidade. A instituição apresenta uma gestão democrática possibilitando uma interação ente docentes, discentes e famílias. A escola conta com a parceria da APAE- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Barbacena, (sala de recursos), Pastorais (atendimento de profissionais da saúde), Universidades (com a presença de estagiários) e Conselho Tutelar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (239.3 Kb)   docx (264 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com