TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estagio supervisionado

Por:   •  7/12/2017  •  Relatório de pesquisa  •  4.141 Palavras (17 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 17

FACULDADE SUMARÉ -ISES

Relatório Final de Estágio Supervisionado

Irani Bernardo Alves da Silva

Este relatório será entregue á professora orientadora Ana Paula Medietta José como requisito parcial para conclusão do curso de Letras – Língua Inglesa da Faculdade Sumaré.

São Paulo

2014

FACULDADE SUMARE - ISES

        LICENCIATURA EM LETRAS – LÍNGUA INGLESA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Ensino Fundamental II

ALUNO: IRANI BERNARDO ALVES DA SILVA

PROFESSOR ORIENTADOR: ANA PAULA MEDIETTA JOSÉ

        

SÃO PAULO

2014


RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO DO ENSINO FUNDAMENTAL II

“Há uma idade em que se ensina o que se sabe; mas vem em seguida outra, em que se ensina o que não se sabe: isso se chama pesquisar”   (Roland Barthes).

  1. INTRODUÇÃO

O Relatório de Estágio do Ensino Fundamental  II foi realizado na 6ª 7ª  8ª e 9ª série na E.M.E.F.Humberto Dantas no período matutino e  diurno de 08/07/2014 à 05/11/2014. Situada na Rua Manoel Dias do Campo numero 464, no Bairro Casa Verde Alta, SP. Tendo como diretora a Senhora Ivete Botura.

Com um total de 152 horas, conforme registrado na planilha de controle de horas de estágio, devidamente assinada pelo profissional responsável e vai descrito abaixo. 

  1. ASPECTOS FISICO E INTERAÇÃO DE ALUNO

Sendo uma escola simples com Ensino Fundamental I e II. Conta com uma clientela de estudantes muito pobres, carentes, mas proporciona um ambiente limpo e tranquilo para o ensino e aprendizagem com almoço e lanche com um bom espaço para estudarem e também brincarem, os alunos tem um bom convívio social, a escola tem 14 salas de aula, com carteiras e lousa em bom estado de conservação, na sua maioria com cortinas, ventiladores.

A escola possui uma biblioteca, uma sala de informática, uma pequena sala de laboratório de ciências, uma sala de leitura, uma sala de recursos multifuncionais para atendimento educacional especializado, existem várias oficinas interagindo com o aluno, e estão com vários projetos. Nas salas de aula observei que quase todas tem televisão e dvd.

Os banheiros são limpos e de fácil acesso para os estudantes. Os professores têm sua sala e a diretoria também. Há várias atividades na escola, que  tem duas quadras esportivas, sendo que uma  coberta e outra descoberta. A escola tem um acesso muito bom, com ruas asfaltadas e com ônibus e lotação.

Este centro escolar tem um referencial de acatar as normas educacionais para um desempenho melhor. Observei que seu quadro de docentes tem um interesse no aprendizado e na melhoria da escola.

  1. DESENVOLVIMENTO

“Na aula, partimos da desigualdade real para chegar a uma igualdade possível.”  (Demerval Saviani)

                                     

Na organização das atividades em sala de aula os professores têm como material de apoio os cadernos  que vem com cd, cedidos pela prefeitura e trabalham também com outros segmentos que acham interessante para serem ensinados,artigos retirados da Internet, bem como  outros auxílios didáticos. Observei que os alunos do 8 e 9º são mais difíceis de se concentrarem, estando sempre a conversar, com um celular  na mão, levando tudo na brincadeira.

A professora faz vários planos de aula para uma maior interação com os alunos em cada classe. ”Não só palavras geradas mas temas geradores” (Freire,1975.)

Em uma das aulas a professora solicita que os alunos grifem palavras conhecidas do texto dado. E as palavras que por acaso eles não conheçam devem escrever a parte para procurar no dicionário, ou ela ajuda-los.

Em outra classe a professora solicita que escrevam como foram as férias e procurem no dicionário as palavras chaves da redação colocando em inglês.Observei que os alunos usam o dicionário Michaelis, que é um mini dicionário já atualizado com a nova ortografia.

A professora está sempre aumentando o conhecimento de palavras novas em inglês, novos vocabulários, dando trabalhos para identificarem em inglês os nomes.

As salas de aula sempre estão com um índice alto de alunos faltosos. Em todas as classes em que fiz o estágio foi solicitado minha ajuda pelos alunos, principalmente no exercício dos verbos voz passiva e presente perfeito e nas dúvidas de preenchimento de cruzadas, respostas de questionário, pude ajuda-los com a autorização da professora regente.

Em uma sala de aula a professora levou como instrumento metodológico um mapa e solicitou que algum aluno voluntário localizasse a América do Norte, e relembrou junto com os alunos alguns assuntos concernentes ao território americano.

A professora me relatou que aquela turma estava mais atrasada que as demais.

Solicitou que eles usassem seus livros didáticos para que respondessem as perguntas colocadas na lousa e fizessem em casa.

Na próxima aula a professora retomou como de costume as atividades que ficou  da aula anterior, corrigindo os exercícios de casa, depois passou mais outras atividades distribuindo em Xerox na sala o mapa  mundi e pediu para que os alunos pintassem na cor vermelha  o continente americano, diferenciando os oceanos na cor azul. Os alunos interagiram bem.

Observei que as professoras anotam em suas agendas se o aluno fez as atividades ou não, se participaram da aula ou se mantiveram ausentes; com isso eles ficam motivados, pois sabem que serão bem avaliados se fizeram o que é mandado.

  1. RELATO DE MINHA PARTICIPAÇÃO EM SALA 

No decorrer do estágio ficou evidente que o objetivo do mesmo é para o aperfeiçoamento acadêmico no curso de Letras Inglês, o quanto é importante o contato com as situações diárias da rotina escolar, é reconhecer que somos diferentes, é acreditar nas diferenças, buscar a influência de opiniões, ideias e trocas que  agregam conhecimento para o bem estar de todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)   pdf (241.8 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com