TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Inglês Adaptado

Por:   •  27/4/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.849 Palavras (8 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

aaasdsdsds

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

 1   INTRODUÇÃO        5

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        6

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        7

3        PLANEJAMENTO ANUAL        8

5        PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC        9

7        METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        11

8        PROCESSO DE GESTÃO ESCOLAR        12

9        ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA        13

10        PLANOS DE AULA        14

11   CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

12   REFERÊNCIAS        17

INTRODUÇÃO

Este relatório tem por finalidade mostrar, de forma clara e abrangente, o papel do educador no ensino médio. É de grande importância este trabalho, pois através dele, possibilita-se uma macroavaliação sobre o mesmo.

Devido a pandemia do covid-19, traz-se de forma hipotética uma análise, contudo viabiliza um resultado positivo para um melhor entendimento e elucidação das temáticas aqui abordadas, pois aqui foram tratadas situações que, de fato, refletem a realidade.

LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Desde a Grécia antiga, já ouvia-se do valor que a educação representava para a sociedade, tanto que um grande filósofo chamado Sêneca se valeu do seguinte pensamento,’’A educação exige os maiores cuidados, pois influi sobre a vida toda.

Partindo desta reflexão, pode-se pontuar inúmeras ideias a respeito deste ‘’saber’’ tão magnífico. Durante diversos períodos, a educação se modificou e está a modificar-se, recebendo prefixos diferentes e surpreendendo as suas respectivas sociedades assim como a educomunicação, alcunhada  durante o século 20 e que tem trazido vários benefícios a todos.

        Segundo as Diretrizes Nacionais para a Educação Básica, no que se refere ao Ensino Médio, a educação básica vai além da formação profissional, chegando a fazer parte da construção da cidadania e engajamento cultural. Logo, como ser que aprende e necessita se comunicar, a educomunicação, trabalhado desde logo cedo, pode surtir muito efeito e aproximar a juventude do contexto escolar.

        Outra característica que pode agregar muito a isso é o fato de estarmos em uma era muito tecnológica, o que pode potencializar resultados na jornada dos educandos, pois para Pischetola (2016), a estrutura midiática das tecnologias digitais mudaram as características entre o espectador e participante. Pois, por meio das mídias, é possível desenvolver, de maneira autoral, as construções, ou colaborações, de inúmeras formas de conhecimento e comunicação, por meio de produções significativas, ora de forma pessoal, ora colaborativa.

Portanto,  se faz muito discutível esta participação mais ativa do aluno, como agente transformador.

Desse modo, cabe ao educador juntamente com a equipe pedagógica e de gestão, alinhar medidas que visem essa ampliação de conceitos, visando explorar cada vez mais áreas do educando que o faça se sentir, cada vez mais, independente e um pensador crítico sobre todos os espectros da sociedade


  1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?

1. O projeto político pedagógico (PPP), é um documento imprescindível para todas as instituições de ensino, sendo respaldada pela Lei de Diretrizes e Bases(LDB).

Nele, serão considerados todos os campos que integram o

ambiente escolar. É um documento que possibilita a comunidade escolar a

desenvolver um trabalho coletivo, para debater sobre os propósitos da escola, e o

que poderá ser feito para alcançá-los. Sempre contribuindo para o progresso e

desenvolvimento de seus estudantes.

2. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem se apropriar na educação básica. Sendo assim, todas as escolas devem organizar seu currículo a partir desse documento. Com base na leitura que você realizou, como as competências gerais da Educação Básica se inter-relacionam com o PPP?

Considerando que o PPP é definida com base no BNCC que é o núcleo duro da aprendizagem a nível nacional, não há como destrinchá-las, sendo assim elas se inter-relacionam por meio de competências gerais: que são dez; a partir daí, a instituição trata a forma como vai abordá-las.

3. A avaliação da aprendizagem é um elemento crucial no processo de ensino e de aprendizagem, visto que oportuniza indícios dos avanços escolares e dos pontos que precisam ser aperfeiçoados. Com base na leitura que você realizou do PPP, de que modo a escola apresenta o processo de avaliação?

A avaliação se dá por diversas formas, o ano letivo é dividido em 3 etapas, sendo assim o aluno deverá, ao longo, destes períodos alcançar a pontuação mínima requerida.

As avaliações pautar-se-ão em três quesitos basicamente:

Observação e reflexão acerca do educando;

Vários instrumentos de avaliação, de forma progressiva;

Considerando aspectos atitudinais, mantendo um caráter contínuo e cumulativo;

A partir destes quesitos, será medido a performance do educando.

  1. PLANEJAMENTO ANUAL

O planejamento anual se faz de extrema importância, pois possibilita um desenvolvimento homogêneo e progressivo a fim de fazer com que todos se sintam em uma crescente e incluídos no universo da aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (148.2 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com