TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: A Cartomante

Pesquisas Acadêmicas: Resenha: A Cartomante. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 3

ASSIS, Machado de. Obra Completa, Rio de Janeiro: Nova Aguilar 1994. V. II

Machado de Assis foi um escritor e poeta brasileiro. Foi fundador da Academia Brasielira de Letras e é famoso por muitos de seus livros, como Memórias Postumas de Brás Cubas, Dom Casmurro, Quincas Borba e O alienista. Seu nome completo é Joaquim Maria Machado de Assis, era filho de Francisco José Machado de Assis e Leopoldina Machado de Assis, neto de escravos alforriados. Sua instrução veio por conta própria, devido ao interesse que tinha em todos os tipos de leitura. Graças a seu talento e a uma enorme força de vontade, superou todas essas dificuldades e tornou-se em um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos.

A cartomante é um conto criado por Machado de Assis, e publicado em 1884, o conto nos mostra um romance intenso e proibido. Camilo, Rita e Vilela, três nomes, três personagens que relatam uma só historia envolvendo amizade, amor, paixão e ódio. Camilo era amigo de longa data de Vilela. Este, então, casa-se com Rita que constrói uma relação mais íntima com o rapaz. A razão principal para o adultério entre eles é a morte da mãe de Vilela. Camilo, moço inocente, tenta negar os seus desejos, mas cai facilmente aos gracejos da mulher. Até então, o menino recebe uma carta anônima a qual deixa claro que os amantes estavam prestes a serem descobertos. Camilo foge de Rita, evitando-a. Preocupada, a mulher pede ajuda a cartomante, temendo que o seu amado não a deseje mais.

O jovem Camilo recebe uma carta de seu amigo Vilela. Este pede para que ele apressasse em encontrá-lo na sua residência. Temendo o pior, Camilo decide consultar-se com a cartomante. Ela o engana, assim como fez com Rita e a tantos outros. Garante a ele que o seu futuro era de amor pleno. Quando chega à casa de Vilela, ele está irreconhecível. Camilo percebe o corpo caído da amante, Rita. Sem reação, o jovem é morto pelo próprio amigo com um tiro à queima roupa. Vilela já o esperava para vingar a sua traição.

Machado de Assis nos traz através desse conto um modo pessimista de ver a vida e da ânsia humana em prever o imprevisivel. Principlamente pelo caràter da cartomante , que nem mesmo é revelado o seu nome, ela engana a todos. A cartomante infla a alma do jovem de esperança e diz que Vilela “ignorava tudo”, mas que era preciso ter cautela. Finda a consulta, a cartomante diz a Camilo: “Vá, ragazzo innamorato” e ele segue cheio de esperanças, para a casa de Vilela.

Chegando à residência do amigo, é convidado a ir a uma saleta onde jazia o cadáver de Rita, ensangüentado, e onde encontra a morte pelas mãos do marido traído, por intermédio de dois tiros certeiros. Notamos também que o autor faz uma critica aos padrões de comportamento humano. Rita, por exemplo, o autor nos mostra uma mulher experiente, capaz de seduzir Camilo, “Rita como uma serpente, foi-se acercando dele, envolveu-o todo, fez-lhe estalar os ossos num espasmo, e pingou-lhe o veneno na boca”.

A obra de Machado de Assis atravessa gerações e sempre se torna atual. Neste conto há uma analise psicologica das contradições humans. Sempre trabalhando com insinuaçoes em que se misturam ingenuidade e malicia sincerida e hipocresia. Esta obra é de um valor muito importante para todos aqueles que admiram Machado de Assis, bem como os estudantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com