TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Cânones Literarios e Relações de Poder

Por:   •  22/9/2015  •  Resenha  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 3

BLANK, Deividi Silva. Cânones literários e relações de poder.

Este é um artigo que aborda um tema em ascensão, sobre uma relação social ampla das comunidades interpretativas, mostrando a importância da forma de interpretação do material escrito e o que faz modelar o modo de ser e agir de uma comunidade. Através da sua análise de estudo, David Silva Blank cria um panorama discursivo e propõem-se analisar a necessidade de entendermos a existência da veracidade no que se escreve e nos diversos tipos de interpretações feitas por diferentes comunidades ou grupos de pessoas. Os questionamentos que fundamentam a obra do autor estão relacionados com a auto sobrevivência das comunidades, seus próprios caminhos interpretativos de acordo com o capital que dispõem para a negociação, ou seja, o poder é um dos fatores principais para a formação e criação de relação dessas comunidades interpretativas.
Através de uma linguagem bastante acessível e de fácil entendimento, o artigo se apresenta em 4 páginas. Seu título pode ser analisado com facilidade e remete-se de forma simples e clara para o que será tratado no decorrer do artigo. Blank divide seu artigo em sete parágrafos bastante estruturados, além de destacar suas referencias bibliográficas, as quais foram utilizadas por ele para a construção do estudo científico. No primeiro parágrafo o autor nos introduz o assunto em questão e logo em seguida expõem seu desenvolvimento do segundo ao sexto parágrafo, finalizando assim seu estudo com o sétimo e conclusivo parágrafo nos dando uma boa progressão textual para a compreensão do assunto.

Ele deixou claro que a única forma de uma estratégia de leitura de uma comunidade se destaque é por meio da propaganda, mas como está esta na mão de uma elite, torna-se necessário usar um meio de veiculação que as colocasse em pé de igualdade e esse meio conforme o autor pode ser a internet, mas mesmo ela pode ser influenciada pelo poder. É clara a exposição de que os meios de comunicação são dominados por aqueles que têm o conhecimento da norma culta da linguagem com isso chegando prioritariamente a um publico isolado, mostrando assim a supremacia da elite financeira. Falando sobre o Cânone Literário no paragrafo 4 mostrou o quão importante são para representar uma determinada cultura, pois são seleções que obedecem a certos critérios de quem as selecionou, este por sua vez estará obedecendo a estratégias de leitura da comunidade da qual foi formado. Como exemplo de obras que fazem parte de um cânone são as chamadas histórias da literatura que mostram uma obra desde o seu inicio até o momento da historia que ela se encontra, com isso divulgando as estratégias de leitura e sua interpretação em determinada comunidade. Embora se queira desacredita-las ainda servem para o objetivo que se propõe que é promover o conceito integrador de uma nação. Levando em consideração suas referencias bibliográficas mostrou que são leituras que seguem um parâmetro, tem um narrador que mostra o que ocorre na passagem do tempo, um herói, uma tendência que vai de uma ascensão ou queda. É uma leitura que atrai o leitor porque ele percebe o sentido e tende a imaginar-se dentro do que está lendo. Lembrando sempre que essas obras são escolhidas e selecionadas visando o interesse de uma comunidade. E como forma de neutralizar esse conceito é necessária à leitura e releitura de obras consagradas, mas também aquelas que não são muito conhecidas, revelando assim a existência de outras comunidades interpretativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (59.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com