TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Céu dos suicidas

Por:   •  14/5/2015  •  Resenha  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 3

Uniesp Iesa

Letras

Resenha Crítica sobre o Livro:

 O céu dos suicidas

Keitty Brito

Santo André

2014

Resenha Crítica sobre o Livro: O céu dos suícidas.

Lisias, Ricardo. O céu dos suícidas- São paulo : Editora Alfaguara , 2012.

O romance “O céu dos suicídas” é um romance  contemporâneo que mexe com a nossa imaginação, pois o autor- narrador  e personagem Ricardo Lisias, nos apresenta um personagem metódico em seu dia a dia, organizado, colecionador de tampinhas na infância mais tarde passa a colecionar selos e por gostar desse hobby acaba se profissionalizando e virando uma espécie de consultor para outros colecionadores,que tem sua vida toda desorganizada de uma hora para outra, pela noticía de suicídio do seu melhor amigo André.

Isso gera um conflito intenso dentro dele, pois sente-se atormentado pela culpa de não ter ajudado o seu amigo. Mais o maior conflito instaura-se em seu ser quando levado ao senso comum crítico da nossa sociedade que condena severamente os suicídas ao inferno eterno, e ele não quer esse destino para seu amigo por se tratar de uma boa pessoa que não merece essa pena imposta.

Este fato faz com que ele busque uma resposta ao contrário do que os personagens diziam a ele, pois mais tormentos que seu amigo passou aqui em vida ele não poderia terminar assim, até cita um trecho da passagem de André pela clínica onde estava enternado que ele se compadece da senhora que lá estava abandonada pelo filho e nora cuja a neta tentava aplacar a dor do abandono dedicando –se com carinho a avó;

A passagem da viagem ao Líbano , assim como a viagem da tia que por uma desilusão amorosa abandona a tudo no Brasil e parte em rumo a respostas e esquecimento dessa dor que a atormentava interiormente, ele agarra-se a história fantasiosa que gerou em sua mente de terrorismo na família que seu tio avô estaria envolvido,nesses assuntos e parte para lá em busca de um elemento apassivador dentro de si que o acalmasse, seria  como uma viagem interior para resgata-lo do conflito interno que ele estava vivendo.

Depois de tantas confusões com estranhos, até mesmo pessoas da família ele encontra a sua paz inteiror, o seu equilibrio emocional, quando ouve do médico que o atende depois de ter se machucado em uma confusão com um grupo de espirítas que o seu amigo estava no céu.

E o reencontro consigo mesmo fez renascer novamente em sua vida a vontade de uma nova coleção e retomar o seu trabalho, assim ele retoma a sua rotina de auxiliar e ensinar novos colecionadores.

Ricardo Lisias foi muito autêntico ao escrever essa história e relatar as emoções sofridas por ele e seu amigo. Que nos faz refletir sobre o assunto suícidio pois cresce alarmantemente em nossos dias e ainda é um assunto que as pessoas não gostam de comentar e o número cresce a cada dia.

Pois o sintoma do suicídio é silencioso, é discreto encoberto de sorrisos disfarçados e melancólicos, alegrias superficiais que muitas vezes não percebemos e quando alguém nos pede nem que seja cinco minutos não custa nada dar um pouco de atenção , por mais obrigações que tenhamos no nosso dia a dia ou por não estarmos dispostos a ouvir.

Agindo assim ,deixamos de lado a oportunidade de prestar solidariedade, então pode ser tarde, pois ao certo não conhecemos os motivos que podem levar as pessoas a cometer ato tão difícil ato contra si mesmo e ao mesmo tempo o agente encorajador , dolorido que impulsiona a achar a solução partindo antecipadamente dessa aventura tão linda que é viver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com