TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Filme A Missão, De Roland Joffé

Artigo: Resenha Do Filme A Missão, De Roland Joffé. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/12/2014  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  4.526 Visualizações

Página 1 de 3

A MISSÃO

JOFFÉ, Roland. A Missão. Warner Bros. 16 de maio de 1986.

O filme A Missão é um longa inglês dirigido e escrito, respectivamente, por Roland Joffé e Robert Bolt. É um retrato de fatos reais do século XVIII que aborda a cristianização dos índios na região da América do Sul pelos espanhóis e portugueses da Companhia de Jesus, embora o filme se atenha aos espanhóis jesuítas nas missões demonstradas.

A história inicia-se com a morte de um padre na missão de São Carlos, por insistência na evangelização o padre irmão Gabriel (Jeremy Irons) é enviado para catequizar os índios dali. Como um homem pacificador, vai desarmado, apenas com o instrumento musical oboé, que com este atrai os índios com sua música e ganha seu afeto mesmo depois de um suposto índio-chefe ter quebrado o instrumento. Assim, o processo de evangelizar foi progredindo e os aborígenes recebiam o ensino religioso, passando a construir até igreja na aldeia.

Por outro lado Rodrigo Mendonza (Robert de Niro) é um mercador de escravos e mercenário que comete um homicídio, matando seu irmão, Felipe Mendonza (Aidan Quinn), por ciúme passional, cuja mulher era Carlotta (Cherie Lunghi). Segundo as leis, por o fato ter se sucedido por meio de duelo, Rodrigo não é punido, mas com remorso isola-se num mosteiro. É nesse lugar que ele recebe a visita de irmão Gabriel, e este o convence a ir à Missão de São Carlos. Pelo caminho Rodrigo passa por sofrimentos, transportando uma carga pesada amarrada a ele e sendo arrastada até a chegada à missão, como ato de se autopunir para alcançar perdão, e posteriormente se torna padre jesuíta.

Adiante, as missões são ameaçadas pela Corte e a Companhia de Jesus se defende numa espécie de tribunal. O Altamirano (Ray McAnally) é o representante da Corte, antes de pronunciar sua palavra final, vai visitá-las, especialmente a de São Carlos. Todavia, o destino estava certo: ou os jesuítas abandonariam tudo e os índios deixavam sua cultura para receber a cristã, ou seriam ambos dizimados pelo exército.

No término, irmão Gabriel decide permanecer e ser contra de forma pacífica, não se rebelando contra o exército, mas fazendo uma missa durante o combate e morrendo ele e todos que o acompanhava assim. E Rodrigo Mendonza nega os princípios jesuítas para defender a aldeia junto com os índios, voltando a matar. Todos são aniquilados.

Analisando o contexto fílmico do início, é admirável tamanha coragem do irmão Gabriel em ir à aldeia sem nenhuma arma, apenas tocou o oboé e conseguiu a confiança dos índios. Em cenas seguintes vemos Rodrigo, Felipe e Carlotta, em que Carlotta revela o romance que existente entre ela e Felipe. O ciúme patológico desperta em Rodrigo que o leva a tirar a vida de seu próprio irmão.

Creio que por Rodrigo Mendonza ser mercenário, tal atitude era incontrolável. Apesar de sua conversão ao cristianismo, isto é, a ser padre, sua natureza ainda era contrária aos ensinos, como foi visto ao ser provado no acontecimento da batalha entre os soldados e os índios, morrendo fora da doutrina.

Diferentemente de irmão Gabriel que foi fiel até o fim de sua vida. A parte que considero uma forte oposição é a final: irmão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com