TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Impacientes, infiéis e insubordinados

Por:   •  12/9/2018  •  Resenha  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA CRÍTICA

DADOS GERAIS

Disciplina

METODOLOGIA CIENTIFICA

BACHARELADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

CAMPUS NOVA FRIBURGO

Professor

MSc. Bianca de França Tempone Felga de Moraes

Aluno

Gabriel Carneiro da Silva Frez

Turma

2016.2

Data

07/11/2016

Análise do Texto

Título do Texto

Impacientes, infiéis e insubordinados

Autor

Márcia Rocha

PALAVRAS-CHAVES DO TEXTO ( no máximo 4 palavras )

geração Y

características

comportamento

Ansiedade

DESCRIÇÃO DO ASSUNTO

    Esse texto relata como se comportam as pessoas que se enquadram na geração y, afirmando que elas querem tudo e agora. São impacientes, porque uma coisa que elas não estão dispostas a fazer é esperar, principalmente quando se refere a promoções em seu ambiente de trabalho. São infiéis, pois elas têm o objetivo de alcançar seus objetivos, assim deixando os interesses da empresa para segundo plano, por isso que muitos trocam sempre de empregos. E também são insubordinados. Essas são umas das muitas características dessa nova geração.

     Vale à pena lembrar, que o texto demonstra por meio de exemplos como essas pessoas se comportam na sua vida profissional. Como o exemplo do paulista Diego Micheletti, de 27 anos, onde diz que ele sempre teve pressa de acumular experiências, enquanto ainda estava na faculdade estagiou em três empresas. Depois de formado conseguiu uma vaga de trainee. Logo, quando o programa acabou ele se tornou um dos maiores coordenados de marketing da empresa. Porém, mesmo com este cargo ele decidiu trocar novamente, atraído por uma promoção de gerente e pela possibilidade de participar de um treinamento especial da empresa.

     Com isso, percebemos que lidar com as características dessa geração é um dos grandes desafios para empresas de todos os setores em todo o mundo. Por isso, as primeiras reações começam a ser articuladas, desde planos de aceleração de carreira até novos incentivos para a permanência dos participantes.

APRECIAÇÃO CRÍTICA INDIVIDUAL

      O texto é muito interessante, principalmente, por ele falar sobre um assunto muito comum na atualidade, onde eu também me enquadro. Identifiquei-me muito com o texto pelo o motivo dele mostrar a ansiedade que essas pessoas possuem, assim como eu.

      Ao ler esse texto me lembrei da geração Baby Boomer, em que as principais características desses profissionais são: busca da segurança, fidelização à empresa, respeito à hierarquia e o cumprimento do dever que são alguns dos seus valores. Minha mãe sempre diz que essa geração “veste a camisa da empresa”, ou seja, eles fazem tudo que é possível pelo local onde trabalham e fica por décadas trabalhando na mesma empresa. Ao analisar os Boomers é visível que a geração y é totalmente inversa.

PARALELO COM A REALIDADE

     Esse texto relata como as pessoas da geração y se comportam principalmente em seu ambiente de trabalho. Ele tem a função de demonstrar como empresas podem se adaptar para essa nova geração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (101.4 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com