TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha O Doador de Memórias

Por:   •  29/5/2019  •  Dissertação  •  708 Palavras (3 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA DO FILME: O DOADOR DE MEMÓRIAS

        

        Jonas é um jovem que possui todos os quatros atributos exigidos por sua sociedade, sendo eles: Inteligência, impeoridade, integridade e coragem, mas o que mais chama atenção é sua capacidade de ver além. E foi essas principais características que ele foi selecionado para ser o novo recebedor de memórias, tornando-se um “ adulto”.

        Mas após começar a receber as primeiras memórias sua pergunta não tem fim, e a vontade de encontrar respostas que nasce dentro de sua mente faz com que ele comece a quebrar as regras que sua sociedade o ensinou desde pequeno, então diante a visão dos outros ele é um garoto rebelde, mas ele é apenas alguém que busca respostas.

        Diante à ruína comunidades foram construídas, protegidas pela fronteira, todas as memórias do passado foram apagadas, depois da ruína começaram do zero criando uma nova sociedade, uma com igualdade de verdade, as regras foram os pilares dessa igualdade. Dentre as regras a mais importante e valorizada era a regra de nunca mentir.

        O mundo que se passa o filme as diferenças não era permitida, não existia um popular ou a fama, perdedores ou ganhadores, pois tinha sido eliminado pelos anciãos para não haver conflitos entre o povo, tudo isso foi uma forma em que as autoridades encontraram para que todos vivessem em mais harmonia uns com os outros.

O guardião era uma pessoa fria que apenas fazia seu trabalho, ele não expressava muito o que estava sentido, só que ele era um bom conselheiro e ajudava muito Jonas com as dúvidas que estava surgindo a cada memória, todos os dias Jonas precisava ir na casa do guardião para uma nova lição.

Mas nem sempre o guardião foi tão reservado, durante um treinamento com sua filha, ele acaba mostrando a ela uma memória de dor que ela não estava pronta para ver, falhando em sua missão como doador. Ele também entrega o mapa para Jonas que está à procura de soluções para a falta de sentimento das pessoas.

Jonas e seus amigos fazem um pacto em que se dizem “amigos para sempre”, mas depois da fuga que Jonas fez levando com o Gabriel esse pacto fica mais difícil de ser comprido, pois a anciã chefe faz uma proposta para seu melhor amigo, obrigando ele então a matar Jonas. Mas a amizade sempre sobressai a maldade pois esse amigo ajuda Jonas despistando os olhares dos guardas.

Fazendo com que a anciã chefe acredite que Jonas está morto facilitando que ele consiga continuar com a sua jornada. Da mesma forma foi com a sua melhor amiga (que ele é apaixonado) quando ele mais precisou de sua ajuda ela estava lá cumprindo sua parte do trato de amizade para sempre, isso possibilitou que Jonas conseguisse pegar Gabriel para ir junto com ele.

A ideia principal era para que se apagasse todas as memórias par não se haver sofrimento, assim as pessoas tinham uma vida sem sentido, com todos os dias aprendendo que não pode se ter nenhum tipo de sentimento em relação a outra pessoa, muito menos qualquer tipo de empatia.

O projeto mesmice fez com que as pessoas esquecessem todo o tipo ou modo de sentir algo, pois no filme mesmo aparece uma cena que Jonas da um soco no seu amigo e ele não sabe como reagir e fica parado no lugar sem se mexer chocado com o que ele havia acabado de sentir no rosto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (40.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com