TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre O Filme ARUANDA

Casos: Resenha Sobre O Filme ARUANDA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  1.010 Visualizações

Página 1 de 2

ARQUITETURA E URBANISMO

DISCIPLINA Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo II

DEPARTAMENTO Ciências Exatas e Tecnologia – DET

PERÍODO: P6 CARGA HORÁRIA: 75 horas/aula CRÉDITOS: 5

PROFESSOR: LUCIANA MAIA Data: 29/10/2012

Aluno: __MARIA BETANIA AZEVEDO______________________________

ATIVIDADE COMPLEMENTAR – 2° UNIDADE

Resenha sobre o filme ARUANDA, de Linduarte Noronha (1960).

O documentário acontece na serra da talhada na região nordeste do Brasil, no sertão da Paraíba, no ano de 1960. E trata da formação de um quilombo, quando um ex-escravo de nome Zé bento parte com sua família em busca de um lugar no sertão com agua e condições que permita sobreviver e criar sua família. Em meio ao clima árido e sua paisagem seca tentavam aproveitar tudo o que a natureza do local permitia. Os homens trabalhavam fazendo as casas de taipa, lavrando a terra e semeando algodão enquanto as mulheres em época de seca fabricavam utensílios domésticos feito de argila para ser comercializado na cidade de Santa Luzia que ficava a um dia de caminhada da sua localidade. As casas eram feitas de taipa sem nenhum adorno, não tinha divisão de ambientes e não existia mobiliário, e eram construídas aleatoriamente de acordo com o terreno e sua topografia.

O autor tentou nos mostrar uma outra realidade, uma realidade quase primitiva de ex escravos e descendentes lutando pela sobrevivência vivendo da terra e o que ela pode oferecer enquanto no mesmo ano para notarmos a desigualdade acontece a Inauguração de Brasília.

“Com o tempo, Talhado transformou-se num quilombo pacífico, isolado das instituições do país, perdido nas lombadas do Chapadão Nordestino, com uma pequena população num ciclo econômico trágico e sem perspectivas”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com