TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Livro: Revolução dos Bichos

Por:   •  17/4/2018  •  Resenha  •  1.864 Palavras (8 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 8

IFAM

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS

CAMPUS AVANÇADO DE MANACAPURU

DANIEL RUFINO DA SILVA

RESENHA DO LIVRO A REVOLUÇÃO DOS BICHOS

Manacapuru

2016

DANIEL RUFINO DA SILVA

RESENHA DO LIVRO REVOLUÇÃO DOS BICHOS

Resenha do livro Revolução dos Bichos do escritor por George Orwell apresentado como requisito parcial de avaliação da matéria de Português Instrumental do curso Técnico em Informática pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas

Prof.ª JANAINA MARIA GONCALVES

Manacapuru

2016

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

ORWELL, GEORGE. A Revolução dos Bichos. São Paulo, SP: Editora Globo 2.000 94 p.

CREDENCIAL DO AUTOR

Eric Arthur Blair, mais conhecido pelo pseudónimo George Orwell, foi um escritor, jornalista e ensaísta político inglês, nascido na Índia Britânica, no dia 25 de junho de 1903 e faleceu em Camden, Londres, Reino Unido, no dia 21 de janeiro de 1950. Suas obras são um reflexo de sua história e da história do mundo; o que o diferencia de tantos autores que escreveram sobre esses temas, foi a maneira sagaz com que ele metaforizava o momento em que vivia: transformando ditadores em porcos. Escreveu várias obras como Dias na Birmânia (1934), A Filha do Reverendo (1935), Mantenha o Sistema/Moinhos de Vento/A Flor da Inglaterra (1936), Um Pouco de Ar, Por Favor! – (1939), A Revolução dos Bichos – 1945, 1984 – 1949, Na Pior em Paris e Londres – (1933), A Caminho de Wigan (1937), Lutando na Espanha (1938). Além disso foi autor de artigos, ensaios e outros escritos como The Spike (1931), A Hanging (1931), Shooting an Elephant (1936), Bookshop Memories (1936), Charles Dickens (1939), Boys’ Weeklies (1940), Inside the Whale (1940), The Lion and The Unicorn: Socialism and the English Genius (1941), Wells, Hitler and the World State (1941), The Art of Donald McGill (1941) e muitos outros.

RESUMO DA OBRA

O livro é uma sátira e ataque velado ao antigo regime comunista, no entanto resume muito bem a maioria dos governos atuais com regime totalitários ou não.

No capitulo inicial, o livro mostra como os animais se sentem prejudicados pelo excesso de trabalho e pouca comida, sendo então, em suas mentes, explorados e escravizados pelo seu dono, o Sr. Jones. Um porco chamado de “Velho Major” de idade avançada e sabendo que restava poucos dias de vida, resolveu fazer uma reunião com todos os amimais da granja Solar. Tendo muito prestígio e respeito contou um sonho que tivera. Porem antes de contar-lhe o sonho, Velho Major instiga aos seus “camarada” a uma revolução na qual precisariam tomar o comando da granja e expulsar o Sr. Jones e seus homens que seriam os únicos culpados pelos maltrato e escassez de comida na qual todo animal passava. Enfim o velho porco conta o tão esperado sonho, no qual segundo ele, o mundo seria melhor sem o homem e que todos os amimais seriam iguais, teria comida e nunca mais iriam ter que trabalhar. Ainda lembrou uma canção que aprendera na infância que chamava-se Bichos da Inglaterra. Ao cantar as primeiras estrofes inflamou os amimais e foi tomado de um sentimento de revolução. Major morreu dias depois.

No capitulo segundo em diante ocorre o desenrolar da revolução e seu desfecho. Depois da morte do Velho Major, idealizador da revolução, dois jovens porcos, Napoleão e Bola-de-Neve ficaram com a liderança sem qualquer questionamento. De personalidades diferentes era inevitável a briga pelo poder. Os dois líderes e mais um porco chamado Garganta, reconhecido pelo seu grande poder de oratória e persuasão, organizaram os ensinamentos do Major num sistema de pensamento a que deram o nome de Animalismo. Mesmo assim alguns animais fizeram algumas perguntas e até a hipótese de obediência a Jones por ser seu dono.

A revolução aconteceu bem antes do esperado. A decadência do Sr. Jones ajudou os animais, mas o estopim foi um episódio na qual os funcionários da granja não alimentaram os bichos, e estes com fome e já com espirito de revolta invadiram o deposito de comida. Jones e seus homens tentaram conter a situação mas foram surpreendidos pelos animais na qual expulsam os humanos da fazenda e Em curto tempo, os bichos destruíram tudo quanto lhes recordava Jones e depois cantaram a canção Bichos da Inglaterra.

Depois de tal feito consolidado, Bola-de-Neve e Napoleão convocaram a todos para as tomar as primeiras providências, que foi trocar o nome da Granja Solar para “Granja dos Bichos”, e dizer que devido os estudos que tivera ao longo de alguns meses, conseguiram resumir os princípios do animalismo em sete mandamentos e estes condensado na seguinte frase “QUATRO PERNAS BOM, DUAS PERNAS RUIM”.

Começaram as colheitas e cada animal trabalhou e contribuiu para a colheita do feno, exceto os porcos que dirigiam e supervisionavam os outros. Mesmo assim todos eram felizes. No entanto Benjamin, um velho burro, não mudar em nada depois da revolução, sempre calado como se nada tivesse acontecido.

O tempo passou e a proeza dos bichos eram reconhecida em quase toda região. Porem Jones não desistira por completo de reconquistar a granja. E em um ataque foram novamente derrotados pelos bichos, com grande atuação de Bola-de-Neve no comando, no qual foi aclamado como herói.

Bola-de-Neve tinha uma imaginação engenhosa e fértil, propôs a construção de um moinho de vento na qual traria muitos benefícios como luz elétrica, aquecimento no inverno e muitos outros. No entanto Napoleão, outro líder, era contra o moinho e tratara logo de sabotar os planos de Bola-de-Neve. No dia da votação do protejo do moinho, Napoleão mostrou sua amar secreta, nove cachorros que criara e educara secretamente, estes investiram contra Bola-de-Neve na qual escapou por pouco, embora nunca mas tenha aparecido de novo por lá.

Napoleão apoderou-se dos planos e projetos do seu rival com o pretexto de quer eram originalmente seus e roubados pelo Bola-de-Neve. Daí em diante os bichos trabalham como escravos até durante o inverno e um dos mais esforçados era o cavalo chamado Sansão bicho mais forte fisicamente da granja, era também o mais fiel. Um domingo de manhã, quando os bichos se reuniram para receber as ordens, Napoleão anunciou sua decisão de encetar uma nova política. A partir daquele dia, a Granja dos Bichos passaria a comerciar comas da vizinhança; naturalmente, sem qualquer objetivo de lucro, mas com o fito único de obter algumas mercadorias urgentemente necessárias. Apesar de a inquietação de alguns animais que diziam esta pratica infligir os mandamentos logos foram convencidos que nenhum animal entraria em contado com os humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (86.6 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com